Fundação Luterana de Diaconia - FLD no Portal Luteranos



Rua Dr. Flores , 62 901 - Centro
CEP 90020-120 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3225-9066
fld@fld.com.br
ID: 2412

50 Anos da Criação do Serviço de Projetos de Desenvolvimento (SPD)

18/10/2016

50 Anos da Criação do Serviço de Projetos de Desenvolvimento (SPD)
(Hoje Fundação Luterana de Diaconia - FLD)

A institucionalização da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) chega a seu ponto culminante na década de sessenta do século passado. O processo de aglutinação dos antigos sínodos, iniciado no período do pós-guerra(Federação Sinodal em 1949), levou a uma série de iniciativas que representaram um exercício de caminhada conjunta em nível nacional (Academia Evangélica, trabalho com jovens, mulheres, homens, área da música sacra, publicações, comunicação, etc.)

Toda esta mobilização e articulação acontecia em meio a efervescência da sociedade brasileira. A igreja procurava afirmar a sua identidade assumindo a sua brasilidade. Os desafios colocados pela realidade social e política estavam postos nas mesas das lideranças eclesiásticas.

Graças aos impulsos da Federação Luterana Mundial, que apoiava projetos através do Serviço de Desenvolvimento Comunitário, foi criado em 1966, por uma iniciativa do Conselho Diretor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o Serviço de Projetos de Desenvolvimento (SPD). Com sede em Porto Alegre, o SPD começou a fazer a intermediação de projetos com as agências de apoio sediadas na Europa (Pão para o Mundo – Alemanha, Lutherhjaelpen – Suécia e Associação Evangélica de Cooperação e Desenvolvimento – Alemanha).

O Serviço de Projetos de Desenvolvimento teve como primeiro presidente o Pastor Milton J. Olson, como diretor o Dr. Ingo Sudhaus, como tesoureiro, Carl Hofmeister e como auditor, Edvino Wendt. Contou também com a presença do Pastor Harry Kelm, representando a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

Sob os auspícios do Serviço de Projetos de Desenvolvimento da IECLB aconteceu nos dias 26-27 de abril de 1967 a 1ª. Consulta de Diaconia e Ação Social das Igrejas Luteranas. O evento foi sediado nas dependências do Centro de Treinamento Agrícola Bom Pastor – Linha Brasil, próximo à Nova Petrópolis/RS. A consulta reuniu 153 participantes da IECLB e da IELB.

Nos primeiros 10 anos foram aprovados e executados 185 projetos, distribuídos em 18 estados brasileiros (incluindo o território de Rondônia), 65% dos quais procediam de comunidades luteranas. Os recursos concedidos e liberados para apoio direto a projetos atingiram um montante de US$ 12.310.616,00.

Os recursos em grande parte destinaram-se para a construção de escolas, hospitais e centros sociais, para a implantação de centros de treinamento profissional urbanos e rurais. A partir de 1970, projetos remetidos pela IELB também foram intermediados pelo Serviço de Projetos da IECLB.

A equipe do Serviço de Projetos foi dissolvida em 1978 e as atividades foram incorporadas na Secretaria Geral da IECLB. Os projetos em andamento tiveram o acompanhamento de um funcionário, o Sr. Carl Hofmeister. Uma retomada de apoio a novos projetos aconteceu nos anos 80. Neste período o Conselho Diretor da IECLB aprovou “Diretrizes para Projetos de Desenvolvimento”. Novas ênfases que começaram a ser dadas aos projetos. Fruto de amplas discussões foi a criação, em 1988, do Departamento de Diaconia, vinculado originalmente à Secretaria de Missão. Desta forma aconteceu a integração da ação diaconal e o serviço de projetos.

O Departamento de Diaconia assumiu a tarefa de articulação, capacitação e promoção das diferentes linhas de ação diaconal em andamento na Igreja. Na década de 90, constituiu grupos de trabalho e de assessoria bem como organizou inúmeras consultas e seminários. Já o Serviço de Projetos começou a ter o apoio de uma Comissão de Projetos, nomeada pelo Conselho Diretor da IECLB. Esta comissão analisava e avaliava todos os projetos encaminhados pelas organizações beneficiárias. As diretrizes da IECLB, por sua vez, passaram por revisão e atualização.

O Serviço de Projetos permaneceu vinculado ao Departamento de Diaconia até criação em 2000 da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Desta forma o Serviço de Projetos recebe uma personalidade jurídica e assume o papel de intermediação de recursos de apoio a grupos e projetos voltados para o apoio a grupos socialmente vulneráveis e comunidades empobrecidas em todo o território brasileiro.

Em seus 50 anos, o legado do SPD é inestimável. Incalculáveis são os seus frutos. A vivência da fé por meio de ações voltadas para as pessoas fragilizadas e empobrecidas do país foi incrementada substancialmente durante estas cinco décadas. O despertamento e o desenvolvimento de inúmeros trabalhos diaconais podem ser tributados aos apoios dados pelo SPD.

Lembramos os versos:

Igreja que serve, serve. Igreja que prega e vive,
não serve a si mesma, mas é parceira do Deus Salvador.

A diaconia impulsionada, articulada e promovida a partir do Serviço de Projetos foi e é parte da missão de Deus na sociedade brasileira.

Rendemos graças a Deus pelo Jubileu de Ouro e por todas as pessoas que colocaram seu tempo e seus dons a serviço ao longo de todos estes anos. Que a sua bênção permaneça estendida sobre todos e todas.

Rolf Schünemann


Para saber mais, leia os artigos disponibilizados logo abaixo.

Trajetória do SPD -1966-1998 [Diagnóstico participativo do Serviço de Projetos de Desenvolvimento (SPD) da IECLB]

O Serviço do Desenvolvimento [Presença Luterana 1970. Uma Coletânea de Informações sobre a Vivência dos Evangélicos Luteranos no Brasil]

SPD - Documento para estudo e informação [ Ia. Consulta de Diaconia e Ação Social das Igrejas Luteranas. Linha Brasil - Nova Petrópolis/RS. Abril 1967]

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br