Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Comunidade de Estância Velha celebra Culto Ecumênico e Kerb

O Kerb iniciou com Culto Ecumênico e seguiu cheio de comemorações pela fundação da Comunidade Evangélica na cidade de Estância Velha

05/05/2022

1
2
3
4
5
1 | 1
Ampliar

Anualmente, no segundo domingo após a Páscoa, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Estância Velha celebra o Kerb. “Kerb” é uma palavra da língua alemã e uma das traduções mais adequadas para o português é “Festa”. Esta festa tem por objetivo celebrar a inauguração do templo da Comunidade.

Segundo registros, os primeiros imigrantes que chegaram à região que hoje constitui o município de Estância Velha, foram Evangélico-Luteranos. Inicialmente, as celebrações e ofícios eram realizados em casas de famílias, que posteriormente construíram um pequeno templo de madeira e, em 1853, inauguraram, no dia 1º de maio, seu primeiro templo em alvenaria. A partir dessa data, sempre no segundo domingo após a Páscoa, celebra-se o “Kirchweih”, ou inauguração da igreja, caracterizando o Kerb de Estância Velha.

A celebração do Kerb da Comunidade acontece dentro do Festival do Kerb, evento organizado pelo poder público, e inicia com celebração de Culto Ecumênico. Neste ano, estiveram presentes na celebração o Padre Alex Graminho Boardman da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), o Pastor Irineu Buss da IELB, a Pastora Glorinha Quinot e o Pastor Jair Quinot da IECLB.

Após a celebração, guiados pela banda municipal, realizou-se a caminhada pelas principais ruas da cidade, acompanhados também pela corte do Kerb (reis e rainhas do Festival), até o pavilhão da OASE. No local, foi feita a troca de faixa de rei e rainha e a coroação da nova corte do Kerb. Seguiu-se a esse momento solene o almoço típico organizado pela Paróquia, com a valorosa colaboração das comunidades e departamentos que as constituem.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br