Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Apresentação e motivação para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2022

07/03/2022

Que a paz de Deus, de Jesus Cristo e do Espírito Santo esteja com vocês.

Com alegria e entusiasmo, apresentamos o material que orientará a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC).

A inspiração bíblica é a frase atribuída aos magos, em Mt 2,2: “Vimos o seu astro no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem”.

Lembremos que o contexto no qual Jesus nasceu era de conflitos provocados pela presença do Império Romano na região que, hoje, conhecemos como Oriente Médio. A forma do Império manter o controle na região era através de um rei, geralmente uma pessoa com expressividade política e legitimidade junto às elites locais. O papel deste rei não era o de garantir justiça e paz às pessoas, mas o de zelar pelos interesses romanos na região. Como em quase todos os contextos dominados por poderes imperiais, no período do nascimento de Jesus o Império Romano impunha a paz com muita repressão e cobrança de altos impostos, que impactavam em especial na vida das pessoas mais pobres.

Havia grande descontentamento junto à população. Alguns grupos se organizaram com o objetivo de se manifestarem contrários à exploração e à violência.

Desde o tempo dos profetas, o nascimento de um novo rei judeu, libertador, era anunciado, conforme Is 9.6-7. A população empobrecida tinha muita esperança de que esta profecia seria cumprida e, por fim, poderia viver em paz. Herodes temia a realização da profecia. Seu medo era o de perder o poder. Por isso, ele mandou assassinar todos os meninos recém-nascidos a fim de evitar o nascimento de alguém que ameaçasse o seu reinado.

Os magos do Oriente conheciam as profecias que anunciavam o nascimento de um Messias. E foi assim que, ao avistarem uma estrela luminosa no céu, seus corações encheram-se de esperança. Eles compreenderam que este astro anunciava algo grandioso, capaz de transformar a situação de abandono e desanimo vivido pelas pessoas.

A estrela que iluminou o caminho dos magos e os conduziu até a manjedoura em Belém é a confirmação do cumprimento da promessa de Deus. Um novo tempo iniciou. A criança recém-nascida foi protegida da tirania de Herodes. Era possível sentir esperança novamente, e reafirmar que a violência não teria a última palavra.

Neste momento em que finalizamos a adaptação do material da SOUC, edição 2022, acompanhamos os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia, cujas consequências ainda não conhecemos. Experiências de guerras anteriores, como as do Vietnã, Congo, Angola, Irã, Iraque, Líbano, Síria, entre outras, nos ensinaram que quem sofre as consequências é a população civil. São as pessoas comuns que veem seus filhos, filhas, pais, mães, avós e avôs morrerem, suas casas sendo destruídas e, quando sobrevivem, muitas são obrigadas a buscar refúgio em terras estrangeiras.

Tão impactante e destrutivos quanto os confrontos armados são os bloqueios econômicos impostos a países. O Afeganistão, neste momento, é um dos países afetados por um bloqueio econômico que faz com que 90% da sua população enfrente grave insegurança alimentar.

Pessoas cristãs e de diferentes tradições religiosas são afetadas por estes conflitos violentos. Muitas comunidades são destruídas. É por isso que a essência das mensagens das tradições de fé é sempre a paz entre todos povos e nações. A violência, seja ela qual for, sempre será um contratestemunho da fé.

A estrela do Oriente, neste ano de 2022, nos convida a sermos tão confiantes quanto os magos. Que não tenhamos medo e nem duvidemos que a paz com justiça é possível.

Oremos, ao longo desta Semana, pela paz entre todos os povos!

Com saudações ecumênicas,

P. Inácio Lemke - Presidente
Presbítera Anita W. Torres - Primeira Vice-Presidente
Cônego José Bizon - Segundo Vice-Presidente
P. Mayrinkellison Wanderley - Tesoureiro
Bispa Magda Guedes Pereira - Secretária
Pa. Romi Márcia Bencke - Secretária Geral 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br