IECLB e Dia Mundial de Oração - DMO



ID: 2706

DMO motiva para um despertar diaconal

16/04/2020

1
2
1 | 1
Ampliar

O mês de fevereiro foi para as mulheres do Grupo Esperança (Linha Marcondes) diferente e intenso. O convite para o reinício foi de muito entusiasmo. O grupo tem um coral e, com horários exclusivos, escolheram e ensaiaram o repertório junto com a Diácona Telma Kramer e preparação para o Dia Mundial de Oração. O mês de março começa convidando a humanidade para oração.
Com alegria o convite para celebrar o DMO foi estendido aos demais grupos e comunidades. Dia 08 de março de 2020, às 9h, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana na Linha Marcondes, Gramado, de forma ecumênica, ainda um pouco tímida a participação de outras denominações religiosas, foi celebrado este culto preparado pelas mulheres do Zimbábue que teve como tema: “Levante-se, pegue sua cama e ande!” (Jo 5.8).
Com o grupo de mulheres a igreja foi preparada com decoração alusiva à cultura do Zimbábue. Produtos agrícolas, flores, instrumentos musicais, objetos decorativos reconhecendo a coragem, a força, problemas e desafios que o povo do Zimbábue enfrenta. Após o culto, houve uma confraternização onde foram degustados quitutes lembrando que,... “Nossa vida, o contexto que nos envolve, não consegue fazer com que a vida aconteça de forma boa, justa e digna.” O Louvor foi conduzido pelo coral e ao som do violão a comunidade cantou e aprendeu novas melodias. A mensagem foi conduzida pela Diácona Telma Merinha Kramer.
O Grupo Esperança junto com a comunidade, agradecem a participação de todos. Foi pequeno, mas o ensaio ecumênico é algo inovador e importante. Foi ressaltado com alegria que, a partir da reflexão teológica deste culto DMO, inicia-se uma proposta diaconal no tocante ao trabalho com crianças e adolescentes na comunidade. “Levante-se! Pegue a sua cama e ande”. O diálogo entre Jesus e esse homem pode nos levar além da cura física. Os verbos de ação sugerem que não devemos ter medo de agir conforme a palavra de Deus. Ele nos oferece os passos para a transformação pessoal, comunitária e social.
A comunidade cristã é desafiada a experimentar e viver comunhão de fé. Onde a vida deve ser preservada e cuidada. Que não seja a “cama, a esteira” para jogar as desculpas, o comodismo, quando em nossa realidade, em nossa comunidade urge diaconia, ação. O texto bíblico trouxe motivação de aprendizado e transformação. Através do relato apresentado pelas mulheres do Zimbábue, inspirou um olhar para uma realidade não tão distante, mas também presente aqui, que tudo leva a nos unir através da oração.

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br