IECLB e Dia Mundial de Oração - DMO



ID: 2706

Dia Mundial de Oração em Lajeado/RS

12/03/2010

1 | 1
Ampliar


A celebração do Dia Mundial de Oração (DMO) e o material que o acompanha nos abre, a cada ano, uma janela para outra realidade. Ambos nos possibilitam perceber cheiros, choros, risos, cores, movimento, afeto, cuidado, solidariedade e, especialmente, nos alcançam com um testemunho de fé comprometido com a vida. Neste ano nos sensibilizamos com o testemunho, o louvor e a ação de mulheres da República de Camarões/África. Na Comunidade Evangélica de Lajeado/RS celebramos o DMO em dois momentos: com o Grupo de OASE do Ponto de Pregação Gustavo Adolfo, na abertura de suas atividades em 2010 no dia 05 de março, à tarde e, em culto, na Igreja de Cristo/Centro, com a condução do Grupo de OASE Centro, no dia 06 de março, sexta-feira a noite.

Assim como é prática em algumas regiões de Camarões, mulheres, homens e crianças que compareceram às celebrações foram acolhidas e acolhidos com nozes e amendoins. Um grupo de música formado por mulheres da OASE saudou animadamente as pessoas que vinham chegando para a celebração no Centro e instrumentos de percussão foram tocados por muitas mãos, durante ambas as celebrações. As mulheres assumiram a condução da celebração juntamente com a obreira local, pela equipe pastoral. As imagens de Camarões fornecidas pelo Comitê do Dia Mundial de Oração foram auxílio para perceber a realidade do país.

O Salmo 150, especialmente o versículo 6 - “Tudo que tem fôlego louve ao Senhor” – norteou a celebração. Inspiradas no testemunho das mulheres camaronesas, destacamos o seguinte, em diálogo com a comunidade: 1)As mulheres camaronesas nos estimulam a sermos sensíveis a realidade que nos cerca, percebendo o cuidado amoroso de Deus para conosco nas “coisas”/situações pequenas e simples do dia-a-dia e louvando-o com singeleza em todo e qualquer momento. Pelo que nós louvamos a Deus? 2) As mulheres camaronesas testemunham que louvam a Deus em todas as dificuldades e, especialmente, nos momentos de dificuldade. “Enquanto há fôlego, há esperança”, elas dizem. Quais as dificuldades de lá; quais as dificuldades de cá? Deus está conosco em todos os momentos, nos encoraja para o louvor unido à ação e dá força quando a nossa nos falta! 3) As mulheres camaronesas testemunham que a vida é o maior dom de Deus. Por isso o louvor a Deus as compromete com a vida daqueles e daquelas que precisam de sua ação. Elas nos desafiam: o louvor a Deus não se restringe ao momento do culto, mas acontece na prática comprometida com a vida de quem está perto e longe de nós, a cada dia! Onde o nosso louvor a Deus, na ação junto ao próximo, se faz mais necessário?

Ao final das celebrações intercedemos a Deus, de forma espontânea e com a participação de muitas pessoas, a partir de motivos comuns de intercessão propostos, acendendo uma vela a cada motivo.

Agradecemos a equipe de mulheres cristãs camaronesas pelo “fôlego de vida” que nos reanimou, através da celebração do DMO.

Texto e fotos: Pa. Scheila dos Santos Dreher

Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br