Dia da Reforma



ID: 2892

União Paroquial Santa Maria/ES celebra Reforma

31/10/2014

Dia Luterano da União Paroquial Santa Maria1
Dia Luterano da União Paroquial Santa Maria2
Dia Luterano da União Paroquial Santa Maria3
Dia Luterano da União Paroquial Santa Maria4
Dia Luterano da União Paroquial Santa Maria5
Dia Luterano da União Paroquial Santa Maria6
Dia Luterano da União Paroquial Santa Maria7
Dia Luterano da União Paroquial Santa Maria8
Dia Luterano da União Paroquial Santa Maria9
Dia Luterano da União Paroquial Santa Maria10
1 | 1
Ampliar

As comunidades que compõem a União Paroquial Santa Maria, no Sínodo Espírito Santo a Belém, reuniram-se no dia 31 de outubro de 2014 para celebrar os 497 anos da Reforma Luterana. Desta vez o evento aconteceu na cidade de Santa Leopoldina, berço da segunda comunidade evangélica de confissão luterana no Estado do Espírito Santo. O primeiro grupo de imigrantes luteranos chegou à colônia de Santa Leopoldina no ano de 1857, ou seja, há 157 anos.

Depois de um café da manhã reforçado, a celebração teve início às 9 horas, com a entrada solene de lideranças de todas as paróquias, trazendo as novas vestes litúrgicas (alba e estola) que foram dadas de presente às ministras e aos ministros que atuam na União Paroquial Santa Maria. Depois da entrada das ministras e dos ministros, o Pastor Coordenador da União Paroquial, P. Sidney Retz, acolheu a todos e procedeu ao ato de dedicação das vestes litúrgicas.

O tema deste Dia Luterano foi a contribuição de Katharina von Bora, esposa de Martim Lutero, no movimento da Reforma, com destaque para a sua atuação na área da saúde, pelo cultivo e tratamento com plantas medicinais. A pregação do dia, proferida pelo Pastor Sidney Retz, versou sobre a contribuição de Katharina como esposa, mãe, administradora, acolhedora, cuidadora, incentivadora e como parceira de diálogo teológico-prático do próprio Lutero.

Na parte musical deste Dia Luterano contribuíram o Grupo de Canto da Comunidade de Santa Leopoldina e o coro de metais formado por músicos vindos de várias comunidades.

Também estiveram presentes os prefeitos municipais de Santa Leopoldina e de Santa Maria de Jetibá e vereadores, como também do vice-governador do Espírito Santo e deputado federal eleito no último pleito, Sr. Givaldo Vieira. Além disso, participaram os padres católicos de Santa Leopoldina e muitos outros visitantes.

Mais uma vez foi realizada campanha de donativos em favor do Hospital Evangélico, de Vila Velha, e do Hospital de Santa Leopoldina.
Da liturgia da Ceia do Senhor fez parte a entrega de um cartão com dados históricos sobre Katharina von Bora e um pacote de chá medicinal, preparado pela ACESA (Associação Central da Saúde Alternativa) que atua especialmente na região norte do Estado do Espírito Santo na área da medicina natural.


Fotos de Jair e Marlene Schulz


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br