Dia da Reforma



ID: 2892

Mateus 5.1-12

Caderno de Celebrações - 2017-2018

04/07/2017

Mateus 5.1-12

Outubro/2017- DIA DA REFORMA – Miss. Míriam Schenkel Cóta
31/10/2017
Pregação: Mateus 5.1-12; Leituras: Isaías 62.1-12; Gálatas 5.1-11
Miss. Míriam Schenkel Cóta – Boa Vista/Roraima

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Queridas irmãs e queridos irmãos, estamos aqui para celebrar nosso culto a Deus e comemorar os 500 anos da Reforma Luterana. Igrejas Luteranas de todo o mundo estão hoje celebrando, comemorando esta data tão importante!
Acolho cada um de vocês com o versículo que diz: “O Senhor disse a Paulo: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (II Coríntios 12.9).

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hino: 338 HPD – Onde dois ou três
Ou: Nº ____________________________________________________

INVOCAÇÃO TRINITÁRIA
Nos reunimos aqui neste culto em nome e na presença do nosso Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Amém!

CONFISSÃO DE PECADOS
Oremos: Liberta-nos, fiel Senhor, de culpa, de angústia e amargor, embora a nossa transgressão jamais mereça teu perdão; mas a tua graça divinal há de vencer pecado e mal. Dos teus servos e servas tem compaixão; concede-nos graça e perdão; direito não temos, pois deveríamos sofrer da tua lei todo o rigor, se nos julgasses, ó Senhor. Por isso te pedimos: Bondoso, vem nos amparar, com tua graça perdoar e abençoar. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Em Cristo temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça. Perdão e liberdade em Cristo é o que vos anuncio em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém!

KYRIE
Não queremos ser indiferentes com as pessoas que sofrem. Por isso, clamamos a Deus Pelas dores deste mundo, cantando o hino Pelas dores desse mundo, ó senhor...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Este Deus que nos dá o perdão e sua misericórdia, que ainda olha pelo mundo, derramando a sua graça, é quem nós queremos glorificar e fazemos isto cantando “Glória a Deus nas alturas”

ORAÇÃO DO DIA
Pai celeste, nós te engrandecemos por tudo o que fizeste por nós. Obrigado pelo perdão e por todo cuidado. Abra, agora, nossos corações e mentes para esse momento de leitura Bíblica e meditação na tua palavra. Aquiete-nos, para que possamos te ouvir. Derrama sobre nós o teu Santo Espírito. Em Cristo Jesus que oramos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 62.1-12
2ª Leitura Bíblica: Gálatas 5.1-11
3ª Leitura Bíblica durante a prédica Mateus 5.1-12

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 381 HPD – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: Mateus 5.1-12

O que para você é felicidade? O que é ser feliz?
Talvez para alguns felicidade é ter dinheiro... para outros seja a família... ou ainda o trabalho... Mas será que a felicidade se consiste nessas coisas?
Você é feliz? O que faz de você uma pessoa feliz?
A Bíblia nos mostra uma série de qualidades que as pessoas felizes devem ter.
Para sabermos quais são, abram suas bíblias em Mateus 5.1-12.
Jesus falou acerca de qualidades das pessoas felizes em seu Sermão do Monte, quando estava começando o seu ministério.
Jesus já havia escolhido os seus 12 discípulos, que estavam ali com ele.
As palavras do Sermão do Monte foram dirigidas a esses discípulos, porém a multidão que seguia Jesus também as ouviu. Jesus fala em alta voz, com autoridade, para que todos que estivessem ao seu redor pudessem ouvi-lo.
Quem aqui já leu o sermão do Monte por inteiro?
Muitas pessoas, ao lerem o Sermão do Monte, logo pensam que o que está dito ali é impossível de cumprir, pois ali é dito para amar os nossos inimigos.
Quem consegue de fato amar seus inimigos? Às vezes parece ser tão difícil amar nossos amigos, imagina então os inimigos!
Será que somos capazes de seguir o que está escrito?
De fato, somos incapazes de cumpri-lo. Apesar disso, os ensinamentos ali são para serem vividos.
O texto que nós lemos traz 8 qualidades de uma pessoa que tem a verdadeira felicidade. Toda pessoa que ama e busca a Deus, deveria de pedir para que Deus a ajude a ter todas essas qualidades.
Quero falar hoje em 4 das 8 qualidades das pessoas que Jesus chama de felizes, não desmerecendo as demais.
v.4: O versículo 4 diz: felizes são as pessoas que choram, porque serão consoladas!
Esse versículo não parece ser contraditório? Normalmente nós choramos quando estamos tristes, não é mesmo? Claro que há exceções... Por exemplo, algumas vezes (principalmente as mulheres) choramos quando estamos tristes, ou quando estamos com raiva. Outras vezes choramos quando estamos extremamente felizes...
Mas, via de regra o choro significa tristeza. Como então podemos dizer que feliz é aquele que chora?
O que Jesus está querendo dizer?
Felizes as pessoas que choram são aquelas que choram não apenas por ter alguma dor ou algum sofrimento, mas que choram quando reconhecem que são pecadoras, e que precisam do perdão, da graça e da misericórdia de Deus. É o choro de arrependimento pelos pecados, de nós mesmos, e também pelos pecados da humanidade.
Você alguma vez já chorou enquanto orava, por reconhecer seus pecados, pedindo perdão?
O consolo que Jesus promete aqui é o perdão dos nossos pecados! Ele quer nos perdoar, e está sempre pronto a nos conceder o seu perdão!
Ele também quer dar seu consolo quando choramos quando estamos sofrendo ou angustiados.
Diante de Jesus, não precisamos esconder nosso choro! Pelo contrário, podemos e devemos chorar! E assim, poderemos experimentar o maravilhoso consolo de Jesus!
v.5: O versículo 5 diz: felizes são as pessoas humildes. Em outras traduções da bíblia iremos ler que felizes são as pessoas mansas.
O que significa ser uma pessoa mansa?
Mansas são aquelas que sabem esperar... Mansas são pessoas amáveis, sem amargura. Quem é manso, sabe suportar as cargas pesadas que lhe são impostas.
Como você tem agido com as pessoas a sua volta? Você consegue ser amável? Ou você perde a paciência facilmente? Você pensa antes de falar?
Ser manso não quer dizer que devemos nos calar diante das injustiças do mundo. Injustiça continua sendo injustiça. Mas devemos procurar saber a forma e a hora certa de falar, de alertar quando alguma coisa está errada ou quando alguém está sendo injustiçado. Saber falar sem ira nem ódio.
Deus quer nos transformar, quer mudar nossas atitudes e nosso caráter! É desejo de Deus que sejamos pessoas mansas!
v.9: No versículo 9, diz: felizes são as pessoas que trabalham pela paz.
Felizes são as pessoas que agem em paz, que procuram viver em paz com as outras pessoas, que promovem a reconciliação.
É claro que por mais que tentamos viver em paz com os outros, sempre terá alguém que vai se recusar a viver em paz conosco. Mesmo assim, devemos continuar agindo em paz, mesmo que encontremos oposição.
Ser pacificador também significa falar de Jesus aos outros, para que eles também encontrem a paz com Deus.
Como você tem se relacionado com as pessoas? Você tem promovido discórdia, brigas, ou tem buscado e promovido a paz?
Deus quer que sejamos agentes de paz!
v.10: No versículo 10 diz: Felizes as pessoas que sofrem perseguição...
Outro versículo que parece contraditório, não é mesmo?
Poderemos ser felizes sendo perseguidos?
Quando Jesus disse essas palavras, João Batista já havia sofrido a perseguição. Jesus sabia que ele próprio seria perseguido, e consequentemente, os que o seguissem seriam perseguidos. Muitas pessoas morreram por seguir Jesus.
Nós, no Brasil, não somos perseguidos a ponto de ter que escolher viver com Cristo ou morrer. Mas muitas vezes somos perseguidos quando realmente vivemos como Deus quer.
Hoje é o Dia da Reforma. O próprio Martim Lutero foi perseguido por causa de suas idéias. Mas mesmo assim, foi até o fim! Não desistiu de mostrar ao mundo o que ele cria. Pelo contrário, mesmo perseguido, continuou escrevendo, deixando um grande legado à toda humanidade.
A perseguição acontece quando há pessoas que de fato vivem o evangelho, e muitas vezes é inevitável. Quando escolhemos ser diferentes das outras pessoas, quando escolhemos dar a outra face quando alguém vem nos bater, quando falamos palavras amáveis quando outros nos xingam, quando decidimos não mentir quando nosso chefe diz que não está.
Você já foi ridicularizado ou perseguido por causa de Cristo? Meu desejo é de que sejamos perseguidos! Por que isso significa que as pessoas estão notando que somos diferentes!
E para aquelas pessoas que permanecerem firmes até o fim, e suportarem as perseguições, aceitarem ser ridicularizadas, aquelas que não abandonarem o barco, é dada a promessa da vida eterna! É dada a promessa de viver com Cristo no céu, eternamente!
Queridos, para cada qualidade de uma pessoa feliz há uma promessa de Deus. Promessa de consolo, de misericórdia, de sermos chamados filhos de Deus!
Algumas dessas promessas receberemos e experimentaremos já agora, e outras, nos serão dadas no céu, se permanecermos com Cristo até o fim!
Você tem essas qualidades que Jesus espera de nós?
Pergunto novamente: você é uma pessoa feliz?
Nós só iremos encontrar a real felicidade, uma felicidade completa quando a buscarmos em Jesus!
Que sejamos de fato, pessoas felizes, e que Deus possa nos conceder essas qualidades, bem como moldar o nosso caráter!
Que Ele nos ajude a permanecer com Ele até o fim, mesmo quando vierem as perseguições!

HINO

Nº 400 HPD – Bem aventurados

CONFISSÃO DE FÉ
Motivados pela palavra de Deus, confessemos nossa fé conforme as palavras do Credo Apostóico: “Creio em Deus Pai...”

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 286 Obrigado, Pai Celeste

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2. Pessoas doente
3. Pessoas em recuperação
___________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Senhor Deus, te agradecemos por Tua Palavra que hoje ouvimos. Ajude-nos a permanecermos contigo até o final de nossas vidas, custe o que custar! Torne-nos pessoas felizes! Molde o nosso caráter, conforme o Teu querer. Continue conosco a cada dia. Queremos também levar nossas intercessões diante de Ti:
E tudo mais que temos em nosso coração colocamos na oração que teu Filho amado nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
“Que o SENHOR os abençoe e os guarde; que o SENHOR os trate com bondade e misericórdia; que o SENHOR olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.”

ENVIO
Envio
CANTO FINAL
Nº - 97 HPD Deus é castelo Forte e bom
 


Autor(a): Missionária Míriam Schenkel Cóta
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Dia da Reforma
Natureza do Domingo: Dia da Reforma

Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 42958

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br