Convenção de Ministros e Ministras da IECLB


Convenção de Ministras e Ministros da IECLB - 2013 - Oração da manhã - 16/10/2013

16/10/2013

Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB 2013
Entre alegria e sofrimento: espiritualidade e ética no ministério na IECLB

Oração da Manhã – 16/10/2013

A alegria e o encantamento do ministério

Responso breve

L.: Bom é render graças ao Senhor;

C.: e anunciar de manhã seu amor. (Sl 113.3);

L.: Senhor, abre os meus lábios,

C.: e a minha boca manifestará os teus louvores!

L.: Glória seja ao trino Deus, que cria e mantém a vida, que redime e salva o ser humano, que congrega a igreja e consola a sua gente.

C.: Glória seja ao trino Deus, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Canto

1. Como é bonito, Senhor, cada manhã te agradecer;
mais uma vez teu amor vem me chamar para viver.

Estr.: Contigo, Deus de amor, eu quero caminhar,
e assim, por onde eu for, irás me acompanhar!

2. Como é bonito, Senhor, cada manhã ter o meu pão
e desejá-lo também a cada um dos meus irmãos.

3. Como é bonito, Senhor, cada manhã recomeçar,
tendo a certeza e a fé que tua mão vai me ajudar.

Louvor e agradecimento pelo ministério

Ter um grande cesto e dentro dele alguns objetos que representem e evangelho

L.: Convido vocês, nesta manhã, a olharmos com carinho e atenção para o ministério como serviço a Deus que recebemos, através da igreja, no dia da nossa ordenação. Escolhi este cesto para representar o ministério. Este cesto está carregado de objetos preciosos! Assim é o ministério que Deus concedeu a sua igreja. Ele está cheio de coisas valiosas. Olhemos, em primeiro lugar, para aquilo que está no centro do ministério: o evangelho de JC (de dentro do cesto, tirar a Bíblia aberta)

Bíblia: o evangelho de JC é a nossa fonte maior de espiritualidade e de ética. Nele buscamos o sentido para a nossa vida pessoal, comunitária, social e ministerial. Evangelho, uma Boa Notícia para quem sofre, uma Boa Notícia para quem está desorientado/a na vida, uma Boa Notícia para quem necessita aprender ou reforçar os valores da vida humana. Evangelho, uma Boa Notícia para quem se encontra nos limiares da vida... (colocar a Bíblia sobre o altar)

L.: Como ministros e ministras, temos muitos motivos para ter alegria, louvar a Deus e nos encantar com o ministério. Mesmo sendo pessoas transitórias e frágeis, Deus nos escolheu, nos vocacionou para assumir o serviço do seu ministério e, assim, levar a Boa Notícia do seu evangelho as multidões aflitas e desorientadas. (Tirar, aos poucos, os objetos de dentro do cesto e pôr sobre a mesa)

Pelo ministério, confiado a nós pela igreja, somos portadores e portadoras de uma notícia maravilhosa para o mundo e para as pessoas. Temos a maravilhosa incumbência de anunciar que Jesus é água viva e fresca para pessoas sedentas...(pote de água); é pão para pessoas famintas...(pão); é justiça para pessoas injustiçadas... (Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança, do Idoso, ...); é consolo para pessoas abatidas... (caixa de lenço); é liberdade para pessoas aprisionadas... (corrente aberta); é paz para pessoas e povos em conflito... (faixa BRANCA); é perdão para pessoas atordoadas pelo sentimento de culpa...(cruz); é aconchego, amor para pessoas desamparadas... (flores); é luz par quem vive na escuridão... (vela acesa); é cura para quem vive na dor...(óleo de unção).

Esta Boa Notícia do evangelho é a alegria do nosso ministério, fato que nos encanta e nos motiva a superar todas as dificuldades e estar a serviço de Deus.

L. Louvado seja Deus porque nos permite anunciar a sua Boa Notícia ao mundo através do ministério concedido a igreja.

C.: (Todos/as) Louvado seja Deus porque nos concede participar da alegria de anunciar a sua maravilhosa obra da salvação, de anunciar às pessoas tristes e abatidas que a esperança se renova a cada manhã, que o sol brilha por cima de nuvens escuras e que mesmo na escuridão os olhos de Deus jamais nos perdem de vista.
Ajuda-nos, Deus de bondade, a receber e a administrar bem o ministério que nos foi confiado através da sua igreja. Amém.

L.: Como sinal de compromisso com o ministério que está a serviço do evangelho de JC, demo-nos o abraço da paz.

C.: (Abraço de compromisso)

Canto Para além do azul do céu (CD 3 Grupo Ânima)

Refrão:

Para além do azul do céu, voa a nossa fantasia.
Vai brincar no horizonte da vida, vai buscar a alegria.

Mas enquanto voa assim ouve a voz da multidão, grito que a dor sufoca e que nos convoca a pisar no chão. Só a fé que faz sonhar é capaz de se arriscar a viver no horizonte da dor.

Refrão

Encantar-se com o infinito, contemplar a imensidão, perceber no horizonte uma eterna fonte de inspiração. Não se deixa alcançar, mas nos chama a caminhar sempre mais em sua direção.

Bênção

L. Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro (da mensageira) que anuncia a paz, que traz a boa notícia, que anuncia a salvação! (Is 52.7)
Abençoados/as sejam aqueles e aquelas cujos pés incansavelmente vão atrás daqueles e daquelas que anseiam pela boa notícia do evangelho!

C. ♫ Deus te abençoe; guarde o teu andar.
Mostre a cada passo como caminhar.
Quando vier a noite, não puderes ver, seja Deus a luz para te guiar.

(Elaborado por Erli Mansk)


Autor(a): Erli Mansk
Âmbito: IECLB / Organismo: Convenção de Ministros e Ministras da IECLB
Natureza do Texto: Liturgia
ID: 25236
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br