IECLB e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)



SCS Q 1 BL E Sala 702 - Asa Sul
CEP 70301-000 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3321-4034
conic@conic.org.br
ID: 2704

Presidente do Conic destaca resultados da Campanha da Fraternidade

10/05/2010

A Campanha da Fraternidade Ecumênica é uma dessas iniciativas que representam uma efetiva contribuição no sentido de superar e curar feridas advindas ainda das divisões registradas ao longo da Igreja de Cristo, disse o presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), pastor 2o. presidente da IECLB, Carlos Möller, no dia 7, sexta-feira, durante a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ele agradeceu a oportunidade oferecida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao colocar “um dos seus maiores projetos de evangelização – a Campanha da Fraternidade – para a realização conjunta” em 2010, sob a coordenação do Conic. Möller foi o pregador do culto ecumênico realizado na sexta-feira, 7, numa das seções da 48ª. Assembléia Geral da CNBB, reunida em Brasília, de 4 a 13 de maio.

Hoje, disse o presidente do Conic na homilia, a Igreja no Brasil vive momento diferenciado daquele dos anos 80, “quando tínhamos que nos unir contra a ditadura e a dívida externa, no projeto de país que priorizasse os direitos humanos, a reforma agrária e os direitos dos trabalhadores”.

Na atualidade, a igreja não é mais “aquela estrutura de resistência”. A sociedade empurra-a para outros desafios e ela é perguntada por sua posição quanto às mudanças climáticas, ao uso da água como direito humano e bem divino, à terra, que é de Deus, e sobre o diálogo inter-religioso.

A celebração ecumênica foi presidida pelo arcebispo de Montes Claros, Minas Gerais, e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom José Alberto Moura.

“Infelizmente podemos estar separados pelas divergências históricas, mas unidos no amor de Deus. Temos que fazer um esforço para nos compreendermos mais, sermos mais fraternos. Se caminharmos sozinhos, teremos muitas dificuldades, por isso devemos sempre nos apoiar em nossos irmãos, assim Jesus nos ensinou e assim devemos agir”, disse dom José.

Antes da celebração, a plenária analisou o empenho ecumênico da Igreja Católica brasileira e foi palco do lançamento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que será comemorada de 16 a 23 de maio.

fonte: ALC Veja mais informações sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica - 2010

A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br