IECLB e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)



SCS Q 1 BL E Sala 702 - Asa Sul
CEP 70301-000 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3321-4034
conic@conic.org.br
ID: 2704

Nova diretoria do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs/Rio toma posse

27/11/2004

Os novos membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil do Estado do Rio de Janeiro (CONIC/Rio) tomaram posse no dia 30 de outubro de 2004, no Instituto Metodista Bennett, Flamengo, com uma novidade. Pela primeira vez, o Conselho representa todo o Estado do Rio de Janeiro e não apenas a cidade do Rio. O Presidente reeleito é Dom Filippo Santoro, Bispo da Diocese de Petrópolis, pela Igreja Católica; a vice-presidente é a Reverenda Inamar Correia, da Igreja Anglicana; para os cargos de Primeiro e Segundo Secretário, foram eleitos, respectivamente, o Reverendo Gerson Lourenço, da Igreja Metodista e o Pastor Antonio Carlos Ribeiro, da Igreja Luterana. A data de 31 de outubro foi escolhida porque, neste dia, há cinco anos, fora assinada a Declaração Conjunta Católico-Luterana sobre a Doutrina da Justificação por Graça e Fé, em Augsburg, Alemanha.

Sim, com o auxílio de Deus

Após a leitura do termo de compromisso da nova Diretoria, todos responderam: Sim, com o auxílio de Deus. Um dos principais frutos do trabalho do CONIC aconteceu com o encontro de oração em favor da paz e contra a invasão do Iraque. O próximo grande evento do CONIC-Rio será na Campanha da Fraternidade 2005, que será ecumênica, com o tema: Eu vos deixo a paz!. Tudo será feito em comum com as diversas igrejas membros do CONIC. Dom Filippo explicou: A parceria entre a CNBB e o CONIC no ano 2000 se revelou frutuosa; por isso, tanto os Bispos Católicos como os membros da outras igrejas cristãs acreditam que, em 2005, poderão continuar as iniciativas comuns nos temas a favor da paz. Em várias denominações cristãs ainda não houve um consenso quanto à participação no CONIC mas o Conselho das Igrejas está aberto às outras igrejas cristãs que também sintam o apelo do Senhor Jesus: Que todos sejam um.

No discurso de posse, o Presidente do CONIC-Rio disse: essa posse da nova Diretoria, na verdade , é um convite a servir, pois na Igreja não existe posse mas, sim, serviço. Estamos a serviço de nossas comunidades. Tudo que é feito em favor do Ecumenismo é feito em favor da igreja a que pertencemos, sem nenhum medo! Com a Campanha da Fraternidade 2005, vamos viver nas nossas Igrejas uma experiência de respeito recíproco e de testemunho de que a paz é possível entre as igrejas cristãs. Com esta Campanha da Fraternidade, queremos avançar neste caminho de respeito e amizade cristã.

Trabalhando pela Unidade

A Reverenda Inamar, vice-presidente do CONIC, falou ao Tesemunho de Fé sobre a importância deste momento: Entendo a Diretoria do CONIC como um todo, como um grupo trabalhando junto em favor da unidade, não importa o nome do cargo mas, sim, a oportunidade de cada Igreja estar representada, para que possamos juntos atuar no espaço ecumênico e abrir espaço em várias comunidades onde ainda não têm essa experiência ou não aceitam compartilhar com outras igrejas igrejas irmãs de fé.

Pastor José Roberto da Silva Cavalcanti, da Igreja Presbiteriana Unida, em Parque Acari, que foi da antiga Diretoria do CONIC-Rio, contou como descobriu o valor da unidade pedida por Jesus: Em 1982, no último ano de meu Seminário, conhecí o Movimento dos Focolares, fundado pela Chiara Lubich, que prega a unidade de uma forma muito forte. A compreensão de unidade vivida por ela veio ao encontro da sede que eu sempre tive da mesma unidade, também pelo fato de ter sido criado como católico. Estou no Movimento dos Focolares até hoje, pois ele me dá base espiritual para fortalecer esse meu empenho para trabalhar em favor da unidade das igrejas cristãs.

Edmar Alves de Oliveira, recém-empossado como membro do novo Conselho Fiscal, disse: Até o ano passado nós trabalhávamos apenas na cidade do Rio. Deus tem pressa pela Unidade e quer que esse diálogo entre os cristãos se expanda para todo o estado. Existe entre os membros do CONIC-Rio um respeito mútuo e uma fraernidade grande, por isso creio que a nova Diretoria vai dar um impulso novo na caminhada ecumênica em todo o Estado. Além disso, se os cristãos do Estado do Rio estão unidos e trabalhando juntos, com certeza isso vai repercutir nos males da nossa sociedade. Precisamos criar a consciencia de que devemos estar unidos pelo bem maior.

Transcrito da edição semanal nº 200 (Ano XIII, nº 352, 7 a 13 de novembro/04, p. 6) do jornal O Testemunho de Fé, da Fundação Cultural, Educacional e de Radiodifusão Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro

Fonte: Pastor Antônio Ribeiro
 

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br