IECLB e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)



SCS Q 1 BL E Sala 702 - Asa Sul
CEP 70301-000 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3321-4034
conic@conic.org.br
ID: 2704

Nova diretoria do Conic assume com celebração ecumênica

03/05/2011

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) vai se engajar na Campanha do Desarmamento, que será lançado na sexta-feira, 6, pelo Ministério da Justiça. Também pretende se engajar ainda mais em questões voltadas aos Direitos Humanos, economia solidária, construção de uma cultura de paz e comunhão entre igrejas.

As prioridades foram definidas na primeira reunião da nova diretoria, na sexta-feira, 29. No dia anterior, celebração ecumênica realizada na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, marcou o início das atividades da atual gestão do Conic.

“Mais do que em diplomacia eclesial, diálogo entre teólogos, envolvimento social e cooperação pastoral, o trabalho ecumênico se alimenta e cresce a partir da graça de Deus, alcançada pela oração humilde, confiante e perseverante”, disse o presidente do Conselho, bispo católico romano dom Manoel João Francisco.

O primeiro vice-presidente do organismo ecumênico, dom Francisco de Assis da Silva, bispo anglicano da Diocese Sul Ocidental, com sede em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, destacou que a celebração ecumênica, realizada na quinta-feira, 28, “é o primeiro passo para a busca da inspiração divina ao enfrentamento dos desafios do quadriênio (2011-2015) de trabalhos do Conic”.

A celebração no início das atividades da nova diretoria, frisou a secretária, Zulmira Inês Lourena Gomes da Costa, da Igreja Siriana Ortodoxa de Antioquia, é um testemunho de convivência ecumênica e de diálogo inter-religioso.

O secretário geral do Conselho, reverendo Luiz Alberto Barbosa, no seu segundo mandato, lembrou pedido da Assembleia Geral do organismo destinado à nova diretoria, de aprofundar o diálogo com outras religiões, não só entre igrejas cristãs.

“Nossa perspectiva para este trabalho que se inicia é a melhor possível. Queremos caminhar em conjunto com as pessoas, ouvindo o clamor do povo” e fortalecer o ecumenismo nas bases, em cada regional, em cada paróquia, “para que possamos ter um movimento verdadeiramente engajado nas questões sociais”, afirmou o pastor evangélico-luterano e tesoureiro do Conic, Altemir Labes.

Fonte: ALC

Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br