IECLB e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)



SCS Q 1 BL E Sala 702 - Asa Sul
CEP 70301-000 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3321-4034
conic@conic.org.br
ID: 2704

Igrejas do CONIC marcam presença em culto ecumênico da CNBB

16/04/2013

Assembleia da CNBB 001
Assembleia da CNBB 002
Assembleia da CNBB 003
1 | 1
Ampliar

A Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB realizou nesta terça-feira, 16 de abril, durante a 51ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), a apresentação de seu relatório de atividades. No final dos trabalhos, um culto ecumênico foi realizado no plenário, reunindo líderes de outras igrejas cristãs.

O culto foi dirigido pelo presidente da Comissão para o Ecumenismo da CNBB, dom Francesco Biasin. Também estava presente o pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Nestor Friedrich, acompanhado pelo também pastor luterano, sinodal, Guilherme Lieven; o bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), dom Maurício Andrade; o pastor da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Wertson Brasil; a secretária geral do CONIC, Romi Bencke; o casal Eleni e Hermes Rangel, presbíteros da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil; os representantes da Comunhão Anglicana do Brasil, reverendos Arthur Cavalcante e José de Jesus, além dos pastores Rui Rodrigues e Álvaro Pauluci, da Comunidade Carisma. Participando da Assembleia, o presidente do CONIC, dom Manoel João Francisco, bispo católico de Chapecó (SC), também foi presença garantida.

Biasin explicou que a realização do culto ecumênico “é um sinal do desejo das igrejas de manter o diálogo, o intercâmbio, a oferta de dons, de riquezas de uma comunidade para outra”. Ele ainda ressaltou que o diálogo inter-religioso é o diálogo entre religiões diferentes. E explicou que a origem do diálogo inter-religioso é bíblica. “São apresentados fatos no Antigo Testamento que Israel se encontra com expoentes de outra religião. Desde Abraão que se encontrou com o sacerdote Melquisedeque, sacerdote do Deus vivo, mas que não pertencia a raça de Israel, e ele acolheu Abraão, o abençoou e Abraão ofereceu a sua oferenda, e lá houve um encontro entre expressões religiosas diferentes”, lembrou.

Na avaliação da secretária geral do CONIC, Romi Bencke, o culto ecumênico, já consolidado nas assembleias dos bispos, demonstra a disposição da igreja católica no estabelecimento de um diálogo mais profundo com as outras igrejas e também com confissões religiosas não-cristãs. “Precisamos caminhar nessa direção, do fortalecimento do diálogo e, nesse sentido, o CONIC dará todo seu apoio para realizar o tão sonhado lema ‘para que todos sejam um’”, disse.

Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br