IECLB e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)



SCS Q 1 BL E Sala 702 - Asa Sul
CEP 70301-000 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3321-4034
conic@conic.org.br
ID: 2704

Campanha Ecumênica da Fraternidade

“A Ciranda da Vida”

18/02/2021

1
2
1 | 1
Ampliar

No cartaz da Campanha da Fraternidade – CF, vi uma ciranda. Que saudade do tempo de criança! Se eu pudesse entrar de novo na roda de uma ciranda e sentir-me parte de um todo da vida que gira alegremente numa direção comum. Na ciranda, as crianças se davam as mãos e cantavam juntas, elas ordenavam a brincadeira na pretensão de fazer um jogo certo e justo. Nas cirandas fui acolhida na escola e aprendi a acolher. Quanto maior a roda, melhor.
Mas, você percebeu que na ciranda da CF tem muita gente diferente? Na ciranda da minha escola também tinha. Engana-se quem pensa que criança não percebe a diferença. Ela percebe sim e quer logo saber, quer conhecer e convidar para brincar junto. Estaremos também dispostos a conhecer essa gente que pensa a Campanha da Fraternidade Ecumênica?

O ano 2021 é o tempo oportuno de estarmos juntos numa ciranda, a da V Campanha da Fraternidade, pois ela é “Ecumênica”. A cada 5 anos a roda da CF se abre, numa perspectiva ecumênica, para um tempo em comum de “conversão”, de reflexão sobre o nosso modo de estar no mundo a partir da fé em Jesus Cristo. Como disse, Frei Carlos Mesters, conversão é uma grande conversa. Na CFE, a conversa é mais intensa na Quaresma, contudo segue o ano inteiro abrindo rodas de diálogo, de reflexão e de ação sobre o tema proposto para este 2021, “FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO DE AMOR”, e o lema bíblico “CRISTO É A PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UMA UNIDADE” (Efésios 2.14a).

A roda da CF é aberta a outras igrejas cristãs e pessoas de boa vontade porque a vida é de interesse de todas as pessoas. A CFE traz à lembrança de que muitas vidas estão de fora da roda da dignidade e sofrem violências, revelando dados importantes. Ela aponta para a direção do diálogo e da fraternidade como método para construir formas de superação dessas dores em nossa sociedade. A IECLB faz parte dessa roda desde o ano 2000. Conheça a CFE, leia o seu Texto-Base e conheça os seus objetivos. Vamos redescobrir caminhos de comunhão e fraternidade à luz do Evangelho.

É significativo lembrar que a motivação para o ecumenismo parte do desejo de Jesus expresso na oração ao Pai, em João 17.21: “assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”. A fé faz rodar a ciranda da vida com mais leveza e alegria, com justiça e verdade.

Pa. Cláudia P. S. Pacheco
Paróquia Evangélica de Dois Irmãos – IECLB
Integrante da Comissão Sinodal da CFE
 

Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br