Conselho da Igreja


ID: 2274

Emoção marca investidura do novo Conselho da Igreja

02/08/2006

Carmen e Iára acolheram a comunidade para o culto na Capela da EST
Altmann - a grande diferença é a presença de Jesus
Culto de Investidura teve Santa Ceia
Milton Laske - que as comunidades intercedam por nós!
Conselheiros com o Secretário Geral, Nestor Friedrich
1 | 1
Ampliar

As pastoras Carmen Michel Siegle e Iára Müller receberam a comunidade na Capela da Escola Superior de Teologia para o Culto de Investidura do Conselho da Igreja, realizado na noite do último sábado, 29 de julho.

A pregação ficou à cargo do pastor Presidente de nossa Igreja, Walter Altmann, que destacou da leitura de Marcos 10 os versículos 43, 44 e 45, em especial a afirmação de Jesus: “Entre vocês não é assim”. Narrando a situação que originou esta promessa de Jesus, quando João e Tiago manifestaram o desejo de sentar à direita e à esquerda do mestre, Altmann destacou que ela é muito importante em tão significativo momento da vida da igreja, que marca o início da caminhada de um novo conselho da igreja. Segundo o líder, a passagem fala de governantes que querem exercer domínio, impor sua vontade, exercer sua autoridade e da diferença que deve existir na caminhada dos discípulos de Jesus: entre vocês não é assim. 

“Os governantes – tanto hoje quanto nos tempos de Jesus querem impor a sua vontade sobre os demais. Então, uma dúvida nos assalta: Será assim? A igreja também participa deste sistema? Ela chegou aos corações pela palavra doce, e nunca pela violência, pela agressão cultural, pelos batismos e catequese forçada? – Nem sempre!” – frisou Altmann lembrando que assim como os discípulos tiveram a tentação de estabelecer seus lugares ao lado do mestre, também entre nós há a tentação de forçar opiniões, impor idéias. “Como pode Jesus Cristo dizer isto? Ele era ingênuo?” – perguntou Altmann. Contudo, ele lembrou que não apenas João e Tiago quiseram impor sua vontade mas os outros dez indignaram-se com a situação, pois eram apenas dois lugares e eles eram 12. Então esta tentação está nos dois lados. “A diferença não está na qualidade moral, na aptidão dos discípulos, mas na companhia: Jesus Cristo está com eles, eles são seus discípulos. Jesus Cristo não manda, não é legalista, não diz “deve” ser assim, mas faz uma promessa: “Entre vocês não é assim!” - destacou Walter Altmann lembrando que a grande diferença é a presença de Jesus, a atitude, como Ele lida com o germe da discórdia, não recrimina João e Tiago – quem queria fazer isso eram os outros 10 discípulos – mas utiliza a sua pedagogia: trata os discípulos com misericórdia, compaixão e graça! ‘eu estou com vocês, até a consumação dos séculos’ – e até o fim do mandato” . Assim, ele reafirmou aos novos conselheiros a convicção de que a promessas e cumprirá quando eles estiverem com Jesus: nas dúvidas, nas incertezas, nos desejos de ação! “Será necessária dedicação, empenho, mas o frutificar dos anseios com certeza depende da companhia de Jesus. Não proclamamos obras, mas da graça decorrem as obras. Devemos confiar nisso: entre vocês não é assim! E desta crença surge a transformação”.

Com a assistência dos pastores primeiro e segundo vice-presidentes, Homero Severo Pinto e Rolf Schunemann, o Pastor Presidente convidou os novos conselheiros para o momento de investidura, quando eles se colocaram diante da comunidade e receberam uma palavra de benção e envio, reforçando o compromisso da nova tarefa assumida. Eles também receberam um certificado, com as inscrições de 1 Pedro 4.10 - Lema de reflexão deste ano – e de Marcos 10.43-45, tema da pregação- como um ‘norte’ para a sua caminhada.

No momento de compartilhar o desejo de que a paz de Deus esteja com cada um e cada uma, abraços fraternos aqueceram a noite fria, revelando toda a alegria, gratidão dos presentes – em especial dos conselheiros - de colocar-se à serviço.

Dentro do espaço de partilhar comunitário, o novo presidente do Conselho, Milton laske, expressou o desejo de cuidar para que a estrutura funcione e a consciência de quão grandiosa é a responsabilidade assumida pelos conselheiros: “Sentimos temor e tremor. Já no decorrer dos trabalhos da primeira reunião sentimos que nossas preces foram atendidas. É com alegria que sentimos que o Espírito Santo esteve conosco. Mas precisamos delas sempre: que as comunidades intercedam por nós!” – pediu Laske.

As ofertas do culto de Investidura foram destinadas a Comunidade de Manaus, que busca a auto-sustentabilidade ampliando o serviço diaconal prestado à comunidade.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br