Prédicas e Meditações



ID: 2931

Venha o teu Reino - Mateus 6.10 - Pastor Ernani Ropke - 16 de junho de 2021

Oração em tempo de coronavírus

16/06/2021

Saudação: Que a graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam conosco. Amém.

No Evangelho de Mateus 6.10, na oração do Pai Nosso, diz: Venha o teu Reino! Você, ao orar o Pai Nosso, já parou alguma vez para refletir o que significa venha o teu Reino? Lutero diz no Catecismo Menor: “O reino de Deus vem por si mesmo, sem a nossa oração. Mas pedimos nesta oração que ele venha também a nós”. Como o Reino vem a nós? Lutero diz no Catecismo Maior: “Deus enviou seu Filho Cristo, nosso Senhor, ao mundo para nos resgatar e libertar do poder do diabo, arrebanhar-nos junto a si e conduzir-nos, como rei da justiça, da vida e da felicidade, contra o pecado, a morte e a má consciência; para tanto ele também concedeu seu Espírito Santo, para que ele nos proporcione isso por meio da sua santa palavra e da sua força, iluminando e fortalecendo na fé. Nesta prece, pedimos, em primeiro lugar, que isso entre em vigor entre nós, seu nome seja exaltado por meio da sagrada palavra de Deus e pela vivência cristã, em dois aspectos: que nós, que o aceitamos, assim continuaremos e cresçamos dia após dia; e que isso encontre aceitação e seguidores entre outras pessoas, alastrando-se poderosamente mundo afora, para que muitos entrem no reino da graça, passem a participar da redenção, conduzidos para tal pelo Espírito Santo, para que todos conjuntamente permaneçamos em um único reino ora iniciado.”

Em Cristo Jesus o Reino de Deus irrompeu em nosso meio. Deus vem a nós em Cristo Jesus com a sua palavra e com o seu Santo Espírito para que os sinais do seu Reino também já se tornem visíveis e realidade em nosso meio. Jesus contou várias parábolas sobre o Reino de Deus. Nas parábolas Jesus sempre dizia o Reino dos Céus é semelhante ao fermento, a um tesouro escondido, a um grão de mostarda...

Talvez em nossos dias, para ilustrar o Reino dos Céus, Jesus contaria a parábola do Pequeno Santo e do Anjo. Ela diz o seguinte: O pequeno Santo não se assusta quando o anjo aparece para levá-lo para a eternidade, mas alegra-se e diz: “- Anjo, olha para estes meus alunos. Eles ainda carecem dos meus ensinamentos e cuidados. A eternidade, por acaso, não pode ser adiada um pouco?”

O anjo desaparece e o pequeno Santo continua o seu trabalho com muita alegria e dedicação. Um tempo depois, quando o pequeno Santo está no seu jardim, o anjo novamente aparece. Aí o pequeno Santo diz: “- Anjo, olha para este jardim: Muitas plantas ainda precisam do meu cuidado. Precisam ser regadas e podadas. A eternidade não pode esperar mais um pouco?”

Sorridente o anjo desaparece. Na terceira vez os dois se encontram no hospital. O pequeno Santo está visitando de leito em leito os doentes e orando com eles. Desta vez o pequeno Santo só abre significativamente os braços e o anjo entende o que ele quer dizer.

Porém, chegou um determinado momento da vida em que o pequeno Santo, já idoso e realizado, pensou: “- Que bom seria se o anjo viesse agora e me levasse para a eternidade”.

E quando o anjo repentinamente aparece, o pequeno Santo lhe diz: “- Anjo, se for do agrado do Senhor podes me levar agora para o Reino eterno!”

E o anjo respondeu: “- Onde tu pensas que estavas todo este tempo!”

O Reino dos Céus já está em nosso meio. Ao orar, “venha o teu Reino”, estamos dizendo: Senhor, faça-nos um instrumento da tua fé, da tua esperança e do teu amor. Guia-nos com o teu Santo Espírito para que em nossos gestos e atitudes se revele o teu Reino. Ajuda-nos a assistir, proteger e cuidar da vida como teu Filho até que o teu Reino se manifeste na sua plenitude. Amém.

Que a bênção do Trino Deus, do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nos faça instrumento do seu amor, da sua justiça e da sua paz. Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br