Prédicas e Meditações



ID: 2931

Seguir a justiça, fazer o que é direito: é o que Deus espera de nós, cristãs e cristãos! - Isaías 56.1 - Pastor Klaus Dieter Wirth - 31/05/2021

Oração em tempo de coronavírus

31/05/2021

Querida irmã, querido irmão em Cristo.

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o grande amor de Deus, o Pai, e comunhão do Espírito Santo seja com você, seja comigo, seja com nossas amigas e amigos, com irmãs e irmãos na fé.

Hoje eu sou responsável pela oração do dia. Meu nome é Klaus e sou Pastor na Paróquia Leste da grande São Paulo.

Eu gostaria de compartilhar com vocês dois versículos bíblicos, um do Antigo Testamento, outro do Novo Testamento. São os dois versículos prescritos pelas Senhas Diárias. Então... lá do profeta Isaías 56.1, veja só que interessante: um versículo bíblico para os dias atuais... “O Senhor Deus diz ao Seu povo: sigam a justiça e façam o que é direito, pois daqui a pouco Eu vou livrá-los, mostrando assim o Meu poder salvador”. Deus está falando através do profeta Isaías para o povo de Deus, o povo de Israel, o povo daquela época. Ele também fala para nós hoje, e Ele está dizendo o seguinte: olha, se vocês fizerem aquilo que é justo, aquilo que é correto aquilo que é direito, eu vou livrá-los, eu vou mostrar a vocês o meu poder. Se você olhar em que contexto está escrito isso, olha que interessante, se você ler Isaías 56, os primeiros dez versículos, você vai perceber o seguinte: Deus está dizendo que se o eunuco cumprir a Lei, obedecer a lei do sábado (sábado era uma lei especial para os judeus, nenhum outro povo tinha isso), se você obedecer às minhas leis, aquilo que é correto, aquilo que é certo, você vai experimentar a libertação. Eunuco era um grupo de pessoas, de homens. Eles eram castrados e eram banidos do povo, nenhum homem castrado era bem-vindo no povo judeu. É interessante que Jesus se refere aos eunucos, e diz: “olha, muitos de vocês não conseguem compreender o que eu vou dizer agora, e então Jesus vai falar de três tipo de eunuco: aquele que nasceu e não vai poder se procriar por questões de órgãos genitais (assim como existiam mulheres estéreis, existiam homens que não podiam se procriar); Jesus vai chamar de eunuco o homem que nasceu dessa forma. Também vai falar de eunucos, de homens que foram castrados. Sim, muitos homens foram castrados para trabalhar em haréns, para cuidar das mulheres dos reis, dos imperadores, e sei lá o que tudo mais, e para não correr nenhum risco esses homens eram castrados. E ainda existiam os eunucos por opção de vida, para servir a Deus dessa forma, que, por exemplo, nos dias de hoje assumem o celibato. Então Jesus vai estar se referindo a esses três grupos de pessoas, de homens que não vão poder se reproduzir, não querem se reproduzir, e não vai falar mal deles não, ao contrário de como o povo de Israel no Antigo Testamento os via e tratava. Outro grupo que tinha pouquíssima chance no grupo de Israel eram os estrangeiros. Eram muito mal vistos. Um dos motivos é que nenhum estrangeiro obedecia a lei do sábado. Olha só: Deus vai estar dizendo pelo profeta Isaías: se um eunuco obedecer as minhas leis, se um estrangeiro obedecer as minhas leis, estas pessoas estarão experimentado a libertação e também estarão experimentando nas suas vidas o meu poder salvador.

Lá do Novo Testamento, da segunda carta que o apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios 6.2 diz o seguinte: “Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a Sua bondade, hoje é o dia de ser salvo”. O dia de ser salvo é sempre hoje, nunca o ontem, nem o amanhã. Primeiro que o ontem já passou, e se não experimentou salvação não dá mais, é passado. O amanhã você não conhece, então hoje é o dia de ser salvo. O que significa o “dia de ser salvo”? Dia de ser salvo nada mais é do que experimentar a Graça, o Amor de Deus. E como é que a gente experimenta isso? Fazendo aquilo que Deus quer, fazendo o que é justo, fazendo aquilo que é correto. E no mundo de hoje, nos dias de hoje, no meio da pandemia que nós estamos vivendo, há muitas formas de fazer o que é certo. Por exemplo: em meio a muitas pessoas estar usando máscara. Você não precisa usar máscara dentro de casa, mas se você recebe visita você põe a máscara. Se você vai para a rua você põe a máscara. Distanciamento social você respeita. Você não vai ficar em meio a aglomerações. Lá no versículo 3 desse texto de Isaías 56, Deus promete santificação a todas as pessoas que cumprirem as leis dEle e os mandamentos dEle, e os andamentos de Deus sempre são para uma boa convivência humana.

Lá no vers. 9 vai haver uma denúncia aos guias cegos. Nós temos pessoas com o poder político enorme em suas mãos, que são guias cegos nos dias de hoje, falam contra as máscaras, contra o distanciamento social. Eu não entendo como é que um sujeito que quer liderar todo o povo brasileiro pode falar coisas tão estúpidas, tão falta de… sem juízo, tão com falta de cuidado um pelo outro. É, essas pessoas não fazem o que é certo, o que é correto, o que é justo. Há uma denúncia clara nesse texto de Isaías contra este tipo de pessoa.

Mas você que é cristã, você que é cristão, leve a sério. Leve a sério tudo o que Deus espera de você. E Deus espera nada mais, nada menos que você ame a Ele com todas as forças e ame seu próximo. Amar o próximo significa nada mais, nada menos que respeitar a vida do seu próximo, fazendo com que o que você faz promova vida na outra pessoa.

E aí eu escolhi o hino 566 do nosso Livro de Canto da IECLB. Ele é antigo... é dos anos 70, é do tempo quando aconteceu o golpe militar aqui em nosso país. E ainda tem gente que diz que não aconteceu golpe nenhum. Eu não entendo, o sujeito matou a aula naquele dia, aula de História. E matou a aula do dia-a-dia na vida do povo brasileiro. O hino diz o seguinte: “Que estou fazendo se sou cristão, se Cristo deu-me o seu perdão. Há muitos pobres sem lar
sem pão, há muitas vidas sem salvação. Meu Cristo veio para nos remir (significa salvar) o homem todo, sem dividir. Não só a alma do mal salvar, também o corpo ressuscitar. Há muita fome no meu país, há tanta gente que é infeliz. Há criancinhas que vão morrer, há tantos velhos a padecer. Milhões não sabem como escrever, milhões de olhos não sabem ler, nas trevas vivem sem perceber que são escravos de outro ser.

Aos poderosos eu vou pregar, aos homens ricos vou proclamar que a injustiça é contra Deus e a vil miséria insulta os céus. Meu Cristo veio para nos remir, o homem todo sem dividir. Não só a alma do mal salvar, também o corpo ressuscitar.

Obrigado ao Pastor Presbiteriano João Dias de Araújo por compor uma letra tão bonita. A melodia é do Décio Emerique Lauretti.

Eu desejo a você uma abençoada segunda-feira, uma abençoada semana. Faça tudo que estiver ao seu alcance para fazer o que é certo, o que é correto, o que é justo. Deus irá se alegrar muito com essas atitudes. 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br