Prédicas e Meditações



ID: 2931

Amor e obediência

Senhas diárias

10/06/2021

SENHAS DIÁRIAS - 10.06.2021
Salmo 119.10 – Eu procuro te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos.
1.ª João 5.3 – Amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer.
O salmista sabe que é falho e limitado em fazer a vontade de Deus, em seguir seus mandamentos. Ele quer fazer o que é certo, mas esbarra em suas falhas. Ele se esforça em cumprir os mandamentos do Senhor e seu clamor a Deus é para que tenha firmeza e capacidade de fazer o que os mandamentos dizem. Sabe também que sozinho não será capaz de vencer suas limitações. Ele precisa da ajuda de Deus e clama diante do Senhor. Seguir os mandamentos de Deus é certeza de vida sem necessidade de envergonhar-se ou passar por algum vexame. Ao mesmo tempo, ao obedecer a Palavra de Deus, aos mandamentos de Deus, ele terá muito mais facilidade para admitir erros, por exemplo. Também terá mais facilidade para aprender com estes erros e terá maturidade para não repeti-los, mas corrigi-los. Ele deseja seguir os decretos de Deus porque seu caminho será de luz e brilho, isto significa paz e bem, como diz o versículo 105 deste mesmo salmo. Sua humildade em reconhecer que é falho em obedecer a Deus dá a ele a força para lutar contra seus limites pessoais e colocar a vontade do Senhor em primeiro lugar. Sua força se renova e sua disposição se multiplica. É um ótimo exemplo para cada uma e cada um de nós hoje. Nos ensina a também clamar ao Senhor e nos colocarmos em suas mãos pedindo sua ajuda para nossas fraquezas pessoais.
É o que o apóstolo João diz em sua carta. Ele afirma que Amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E seus mandamentos não são difíceis de obedecer. Como pessoa livre, só obedeço algo se estou convencido de que pode dar certo, se confio que o resultado pode ser positivo. É claro que se pode obedecer por medo, mas se temos a liberdade de decidir, só o faremos se confiarmos no que nos é proposto. Amar a Deus, a Jesus, é confiar que seguir o que Ele diz é o certo. Amar a Deus, a Jesus, é confiar que andar nos seus caminhos, além de nos fazer seus amigos, faz com que a nossa vida tenha paz, alegria, motivação e, acima de tudo, a certeza da sua presença. Fazer o que Ele manda significa dizer que Ele é muito bem-vindo e fundamental para a minha e a tua vida. Demonstração de amor é muito mais atitude do que palavra. Amar a Jesus, e fazer o que Ele manda, não traz apenas ônus, mas muitos e muitos bônus também. Muito mais bônus, alegrias e bênçãos do que ônus, pesos, canseira, incomodação. O mandamento de Jesus não é pesado, pois manda amar. Ele mesmo diz: Meu jugo é suave e meu fardo é leve (Mt 11). Há um jugo e um fardo, mas eles pertencem ao amor. No amor não há peso! E amar significa fazer o bem e ter certeza de que a vida tem sentido neste amar e neste bem. E mais, obedecer a Cristo nos faz seus amigos. Obedeçamos e cumpramos seus mandamentos. Eles nos trazem vida em abundância. E não são difíceis de obedecer. P. Luiz Carlos

 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62939

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br