Comunhão Diaconal



ID: 2796

Dor - luto - consolação - A morte da Diácona Leila Schwingel

20/02/2014

Leila Schwingel - Curso no Sínodo Vale do Taquari
Leila oficina de apoio psicossocial em emergências
Leila Projeto Menina Abusada
Leila Schwingel no Conselho Nacional de Diaconia - CONAD 2010
Leila Schwingel no Conselho Nacional de Diaconia - CONAD 2010
Leila seminário sustentabilidade de Diaconia FLD
Leila seminário vida no limiar da morte Rio Paraná
Leila seminário vida no limiar da morte Rio Paraná
Leila seminário vida no limiar da morte Rio Paraná
Leila seminário vida no limiar da morte Sul-Rio-Grandense
Articulação do Encontro Intersinodal sobre Visitação Hospitalar e Domiciliar
Diaconia em Rede
Preparação do Seminário Diaconia em Rede
Reunião Comunhão Diaconal - 2012
Encontro geral COD com Parceria alemã
1 | 1
Ampliar

O livro do profeta Isaías está repleto de afirmações que apontam a presença do Deus consolador. Disso decorre o envio para ir e consolar. ¨Consolai, consolai o meu povo¨ (40.1). E isso porque ¨Eu, eu sou aquele que vos consola¨ (51.12). Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei (66.13). Sem entrar em grandes exegeses, sabemos que essa presença consoladora é, especial e prioritariamente, em meio às situações de dor, desterro, fome, solidão, perseguição, morte.

Pois a Diácona Leila Schwingel dedicou anos e anos da sua vida para promover exatamente essa mensagem do Deus caminheiro consolador. Através da Coordenação de Diaconia, ela assessorou um número incontável de cursos para lideranças que queriam entender o fenômeno do luto e que queriam diaconalmente caminhar com pessoas enlutadas, consolando, suportando a dor do luto em solidariedade, procurando encontrar no horizonte da vida novas forças e razão para viver. Nessa diaconia, Leila era querida, solicitada. Ali ela atuava com paixão e compaixão. Com empolgação, gratidão e largo sorriso, ela tantas vezes relatou experiências de vida, histórias comoventes por parte de pessoas que estavam nesses cursos.

Ao mesmo tempo em que tinha esse dom de caminhar com pessoas enlutadas e de preparar lideranças que querem ser solidárias no luto, Leila se debatia com fases e períodos de depressão. Colegas daqui da sede nacional da IECLB, mas também pessoas da comunidade e do seu círculo de amizade sabem o quanto Leila sofreu, o quanto ela lutou, o quanto ela foi apoiada, os tratamentos a que se submeteu em decorrência de sua doença. É uma longa história de dor, sofrimento e busca de superação. Mesmo assim, não deu. Leila não suportou o sofrimento que a doença lhe impôs, deixando todos nós inertes ao pé da cruz.

Deus, que está acima da vida e da morte, que entende o que nós e a própria Leila não entendemos, receba a Leila em sua graça. Leila, descanse em paz! Neste momento de luto e dor, permanece a fé de que o Deus consolador amparará familiares de Leila, suas amigas, aquelas que caminharam com ela pelos vales escuros, toda a IECLB, que perde uma Ministra preciosa. Não por último, em meio à dor que sua morte nos causa, a própria Leila nos consola com o testemunho diaconal que semeou e que permanece.

Neste momento (11h do dia 20.2), ainda não se sabe a hora exata do sepultamento de Leila. É certo que será em Alto Bela Vista/SC. E é provável que será amanhã cedo.

A paz nos queiras conceder,
Senhor, em nossa vida.
Ninguém nos pode socorrer,
nem pode dar guarida,
só Tu, Senhor, Deus clemente.

(HPD 291)


Fraternalmente,
P. Dr. Romeu Ruben Martini
Assessor Teológico da Presidência

Fonte: Rede de Oração


Leila: nasc.: 05/10/1972 em Concórdia/SC
Pai: Norberto Schwingel (falecido)
Mãe: Ilga Grave Schwingel

Ordenação: 12/12/2004 em Porto Alegre/RS

Histórico funcional na IECLB:

De 02/04/1992 a 12/12/2004 Cand. a Diac. na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Matriz de Porto Alegre

De 01/01/1996 a 02/11/2008 Responsável na Instituição de Educação Infantil e Assist. Social Lupicínio Rodrigues em Porto Alegre/RS

De 12/12/2004 a 02/01;2008 – Diácona na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Matriz de Porto Alegre

A partir de 03/11/2008 – Coordenadora de Diaconia na Secretaria Geral da IECLB


No Portal Luteranos se encontram textos e referências sobre sua atuação diaconal -  Veja: Leila Schwingel

 

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br