Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Projeto muda qualidade de vida de comunidades quilombolas

17/08/2009

Antes de sair, Jerri Soares entregou um presente para Raquel Rodriguez
Antonio Leonel Soares (terceiro da esq. para dir.) apresenta os moradores do Quilombo Torrão para Raquel Rodriguez (segunda da esq. para dir.)
Mulheres falaram sobre as melhorias na sua vida depois do início do trabalho do CAPA
As crianças sempre participam das reuniões
Recuperação do artesanato quilombola permitiu uma fonte de renda importante.
Reunião na sede do CAPA, com o pastor sinodal Dietmar Tescke, a coordenadora Rita Surita e o técnico Antônio Leonel Soares
Raquel Rodriguez esteve reunida com a Presidência e a Secretaria Geral na IECLB
1 | 1
Ampliar

“Gostei muito de ver os avanços que aconteceram aqui no Quilombo Torrão”, disse a reverenda Raquel Rodriguez , diretora do escritório para América Latina e Caribe do Departamento de Missão Global da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA, sigla em inglês). Raquel veio ao Brasil no mês de agosto, entre os dias 5 a 9, quando visitou alguns projetos apoiados pela igreja parceira da IECLB.

Um desses projetos foi o Pequenos Agricultores Quilombolas, um apoio inédito a esse segmento por parte do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e da própria IECLB. “Sem o apoio da ELCA, não teríamos nem como iniciar o projeto. Mas a ELCA demonstrou um grande interesse e apoiou de forma decisiva nossa iniciativa”, disse a coordenadora do CAPA Pelotas, Rita Surita.

O projeto começou em 2003. “Podemos dizer hoje que os grupos conquistaram muito, inclusive questões aparentemente simples como sementes de qualidade, luz elétrica, documentos de identidade, carteira de trabalho, além de uma série de políticas públicas que foram sendo criadas aos poucos – no Brasil todo, mas também como resultado desse movimento de apoio aqui no Sul do Rio Grande do Sul”, afirmou Surita.

O pastor sinodal do Sínodo Sul-Riograndense, Dietmar Teske, também esteve reunido com Raquel Rodriguez, na sede do CAPA, em Pelotas. Na oportunidade, a reverenda foi presenteada com painéis de fotos dos quilombolas para serem entregues na ELCA e assistiu a matéria produzida pela TV Globo sobre o trabalho social dos Luteranos – onde aparecem imagens nos quilombos locais.

No dia anterior à visita a Pelotas e São Lourenço do Sul, Raquel Rodriguez foi recebida pelo pastor presidente Walter Altmann, pastor 1º vice-presidente e diretor da Missão Global da IECLB, Homero Severo Pinto, pelo secretário geral Nestor Friedrich e secretários. No encontro estiveram presentes o pastor sinodal do Sínodo Centro Campanha Sul Waldir Trebien e representantes.

No dia 8, o pastor 1º vice-presidente Homero Severo Pinto conduziu a reverenda Raquel Rodriguez para uma visita à Paróquia Ressurrección Rivera, no Uruguai. No dia 9, Raquel Rodriguez seguiu para atender compromissos na Argentina.



 

O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br