Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Apreciadora de ervas medicinais

15/08/2017

 

Já na infância, Lorene Weippert, 57 anos, gostava de tomar chás e sempre buscava saber sobre seu valor medicinal. Até hoje, essa curiosidade acompanha a agricultora. “Aprendi a melhorar o cultivo das plantas nas reuniões e nos cursos dados pelo CAPA/Núcleo Erexim e das pessoas mais antigas veio o conhecimento sobre as propriedades das ervas medicinais”, explica ela.

Lorene participa do grupo de saúde do município de Paulo Bento, onde trabalha com chás e pomadas. “Sempre tive o apoio de meu marido nas atividades comunitárias que realizo”.

As reuniões do grupo acontecem na cidade e na casa de Lorene que possui mais de 40 espécies de plantas medicinais constituindo uma farmácia viva que foi implantada pelo CAPA na sua propriedade. As ervas possuem identificação para estudo, multiplicação e distribuição para as famílias.

Ao redor da sua casa existe uma horta/jardim: “eu planto todas no mesmo local: hortaliças, flores e ervas. Esta forma de manejo espanta para longe insetos que poderiam prejudicar minhas plantas”, explica Lorene.

Com o marido Horst, ela produz verduras, legumes, frutas, feijão, pipoca, batatas, mandioca, cana-de-açúcar, e dedica-se à criação de alguns animais: vacas, galinhas caipira, gado e suínos. “Nossa família sempre cultivava de tudo, até arroz e trigo, o que se comia a gente plantava”, lembra ela. É bom recuperar essa história.

Fonte: Recado da Terra 

Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br