Culto e Liturgia



ID: 2653

Sul-Rio-Grandense tem 1ª. conferência ministerial em 2013

Júlio Cézar Adam aborda o tema ´Eu vivo comunidade´

19/03/2013

07 - Tema da CM ´Eu vivo Comunidade´- Ass. Júlio Cézar Adam - Foto SRG
01 - Prof. Dr. Júlio Cézar Adam assessora CM no Sul-Rio-Grandense - Foto SRG
02 - Comunidade São Pedro - Paróquia Emanuel em Cerito Alegre - Pelotas - Foto SGR
03 - Conferência Ministerial - Paróquia Emanuel - Foto SRG
04 - Conferência Ministerial no Sul-Rio-Grandense - Foto SRG
05 - Comunidade São Pedro - Colônia Ramos - Pelotas reúne CM - Foto SRG
06 - Conferência Ministerial - 19 mar - Foto SRG
1 | 1
Ampliar

Recebidos cordialmente pela presidente da Comunidade São Pedro, Sra. Loreni Starke e o presidente da Paróquia Emanuel, Sr. Egon Rutz, ministros e ministras reuniram-se em sua primeira conferência ministerial 2013, em 19 de março, no salão da Comunidade São Pedro. Fez a saudação inicial a pastora da paróquia, Roili Borchardt, também vice pastora sinodal. A Comunidade São Pedro – Colônia Ramos – 3º. Distrito de Pelotas, foi fundada em 1957.

´Eu vivo comunidade´- a função do culto evangélico luterano em tempos de mudança, foi o tema proposto para a 1ª. conferência de ministros e ministras do Sínodo Sul-Rio-Grandense. A assessoria foi do P. Dr. Júlio Cézar Adam, professor na Faculdades EST – São Leopoldo. Júlio fez sua exposição interagindo com o público. Abordou na 1ª. parte os cenários: - sociedade do espetáculo, - a religião em movimento, - o vazio. Já na 2ª. parte, sob o título, o culto, Júlio destacou: a) culto como rito, - b) manter-se na tradição ou adaptar-se às tendências, - c) um culto humano.

Na conclusão da 1ª. parte sobre os cenários, Júlio destacou que vivemos um paradoxo: no tempo das novidades, das mudanças, do afrouxamento moral, dos recursos tecnológicos, da comunicação, do encurtamento das distâncias, do analgésico para a dor física, dos prazeres... – Relacionado aos cenários lembrou o que diz em João 10.10: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.”

Vivemos com medo, inseguros, vazios de sentido, satisfeitos e insatisfeitos, entediados e deprimidos, desencantados com a vida, com medo do futuro humano, ambiental... – Aqui foi lembrada a palavra de Jesus: “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa acha-la-á.” (Mt 16.25).

Já na 2ª. parte sobre o culto humano, Júlio trouxe em sua exposição as seguintes ideias: - Um culto que seja o centro da vida comunitária, o coração da comunidade; - espiritualidade e a fé evangélica seja fonte e cume do culto; - Uma liturgia rica “barro e brisa”: uso de música, símbolos, gestos, espaço para meditação e silêncio, reflexão e trocas, afetividade...; - inculturação e contextualização (tradição e situação), que o culto tenha o rosto de Jesus Cristo e o rosto da sua comunidade e que seja para ela um espelho; - culto, ofícios e a vida comunitária ancorados e abastecidos no batismo; - equipes de culto: música, dança, leituras, acolhida, decoração e arte, divulgação; - envolvimento dos diferentes grupos: crianças, jovens, adultos, idosos; - cultos e liturgias especiais: Culto de Tomé, Taizé, Alternativos, Tríduo Pascal....

A conferência também se ocupou com os assuntos relativos à vida ministerial, destacando: - definição das datas para as instalações do P. Alex Valmor Stahlhöfer na Paróquia Santana em 28/04 e da Pa. Bianca Ferreira Weiss em 14/04 na Paróquia Arroio do Padre II; - definição de oficiantes de cultos e plantões para a Paróquia Bom Pastor, que se encontra vaga; - veste litúrgica para missionários; - convenção nacional de ministros e ministras.


Divulgação: Sínodo Sul-Rio-Grandense
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br