Culto e Liturgia



ID: 2653

Núcleo de Prática Litúrgica na Faculdade Luterana de Teologia (FLT)

08/06/2019

Culto de Tomé na Faculdade Luterana de Teologia
Culto de Tomé na Faculdade Luterana de Teologia
Culto de Tomé na Faculdade Luterana de Teologia
Culto de Tomé na Faculdade Luterana de Teologia
Culto de Tomé na Faculdade Luterana de Teologia
Culto de Tomé na Faculdade Luterana de Teologia
1 | 1
Ampliar

Na Faculdade Luterana de Teologia (FLT) entendemos que uma das mais importantes funções do estudo de teologia é preparar o/a estudante para o futuro exercício do ministério pastoral. Entre as atribuições centrais do ministério está a direção e a celebração dos cultos comunitários. Assim, culto e liturgia ocupam lugar de destaque no currículo de nossa faculdade. Ao lado do conhecimento da história, da teologia e da estrutura do culto e da liturgia cristã, é salutar que futuros/as ministros/as tenha a oportunidade de elaborar textos litúrgicos e ensaiar a moldagem da liturgia e suas partes, bem como a utilização dos cânticos litúrgicos de forma apropriada.

Mas, além dos conhecimentos teóricos e teológicos, é importante ensaiar a performance e o desempenho litúrgico. Na FLT isto acontece no Núcleo de Prática Litúrgica (NPL). O NPL é um espaço protegido no qual os/as estudantes podem ensaiar os elementos litúrgicos dos diferentes passos do culto e receber um feedback construtivo, adquirindo segurança e desenvoltura na celebração.

A metodologia utilizada é inspirada na metodologia da “Presença Litúrgica” (“Liturgische Präsenz”), desenvolvido na Alemanha pelo diretor de teatro Thomas Kabel e apresentada na IECLB/Sínodo Vale do Itajaí há alguns anos pelo Diretor do Instituto de Liturgia da Igreja Luterana da Baviera, P. Dr. Konrad Müller.

Na FLT o NPL acontece em dois módulos em semestres subsequentes. No primeiro módulo, ocorre o ensaio e a prática dos elementos dos passos litúrgicos da Livro de Culto oficial da IECLB (liturgia de entrada, liturgia da Palavra, Liturgia da Santa Ceia, Liturgia de saída). No segundo módulo, os/as estudantes conhecem e ensaiam a liturgia tradicional da IECLB (também conhecida como prussiana), além de pesquisar e ensaiar novas formas de culto, como o Culto de Tomé, culto de bênção e unção, celebração de Taizé, etc. Em estudo estão módulos adicionais sobre os ofícios. O Núcleo é dirigido pelos Professores Dr. Paulo Afonso Butzke e Dr. Roger Marcel Wanke.

Pastoras e pastores convidadas/os contribuem com suas experiências em novos formatos de culto. No Culto de Tomé, a pastora convidada foi Marli Seibert Hellwig de Jaraguá. 


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br