Culto e Liturgia



ID: 2653

Lucas 8.26-39 - 2º Domingo após Pentecostes - 19/06/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

18/06/2022

19/06/2022 - 2º Domingo após Pentecostes
Pregação: Lucas 8.26-39; Leituras: Isaías65.1-9; Gálatas 3.23-39

P. Lauri Jackson Lenz – Paróquia Evangélica do Araguaia - GO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Estamos no 2º Domingo após Pentecostes. Tempo em que lembramos da presença do Espírito Santo de Deus em nosso meio. Espírito que nos fortalece, guia, orienta, época em que lembramos da promessa de nosso Senhor Jesus Cristo de que não nos deixaria sós, que enviaria o Consolador. Amados, guiados e consolados que possamos experimentar a graça e a misericórdia de Deus neste Culto. Saúdo vocês com as palavras do lema bíblico para essa nova semana: “Para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ano nosso coração, o Espírito que clama: Aba, Pai!” (Gl 4.6) Que Deus nos conceda um momento de celebração sob a sua graça e a sua benção.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
466 - LC – Vento que anima e faz viver


Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos aqui hoje não em nosso próprio nome, mas em nome daquele que é o doador e mantenedor da vida e de tudo aquilo que existe. Nos reunimos enquanto Comunidade em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
462 - LC – Vem, Espírito divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Todos pecamos e carecemos da graça, da misericórdia, do amor e do perdão de Deus. Temos dificuldade de reconhecer a culpa, mas é essencial que o façamos, que o arrependimento em nosso coração seja sincero e que haja mudança de vida, conversão em nossa vida. Deus quer nos conceder o seu perdão, por isso, confessemos os nossos pecados e pedimos pela misericórdia de Deus cantando: Tem misericórdia de mim. (Hino 31 LCI)


ANÚNCIO DO PERDÃO
“Deus anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz.” 9Cl 2.14) Deus, o Todo-Poderoso, entregou o seu Filho para que morresse por nós e, por seu amor, perdoasse todos os nossos pecados. Assim, anuncio a vocês o perdão de todos os seus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Em nosso mundo há muitos motivos de dor e sofrimento. Pessoas sofrem por causa das guerras, do desemprego. Mulheres são vítimas de violência doméstica e de assedio no trabalho. Crianças continuam passando fome, são vendidas para a prostituição, são sexualmente violentadas. Lembrarmos das milhões de pessoas enlutadas por causa do covid-19, que deixou sequelas irreparáveis na vida de tantas famílias, que trouxe tanto sofrimento, tanta morte, tanta dor, tanto medo, tanta angústia. Sim, nosso mundo clama por misericórdia, pela misericórdia de Deus. Por isso, clamemos cantando: Kyrie Eleison.

56 – LC – Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Mesmo ali onde parece não haver mais esperança Deus estende sua mão, traz vida e vida com abundância. Deus ouve o clamor do seu povo. Vocês não estão sozinhos, o Consolador já veio em Pentecostes e é Deus presente até a consumação dos séculos. Deus não nos deixa sozinhos com nossas inquietações, com nossas dores. Ele se compadece da sua criação de tal forma que padeceu na cruz para dar vida e esperança aqueles que nele creem. Por isso, louvemos ao nosso Deus cantando Glória.

140 – LC – Gloria Patri

ORAÇÃO DO DIA
Santo e Todo-poderoso Deus graças te rendemos por esse nosso momento de Culto. Tu nos recebes graciosamente para ouvirmos tua Palavra e nos orientar em meio a um mundo tão confuso. Tu esperas de nós amor, mas cada vez mais vemos teus filhos e filhas cultivando o ódio e o rancor. Senhor, toca no nosso coração. Faze de nós novas pessoas, capazes de enxergar além do próprio umbigo. Que tua palavra nos inspire a confiança e ao testemunho. É isso que pedimos e agradecemos em nome de Jesus Cristo, teu Filho e nosso Senhor, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 65.1-9
2ª Leitura Bíblica: Gl 3.23-39

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
165 - LC – Estou pronto, Senhor.

PREGAÇÃO
Lc 8.26-39

Queridos irmãos, queridas irmãs.

O que te atormenta? O que tem levado embora a paz, a tranquilidade da tua vida? O que te faz perder o sono, a alegria de viver? O que te faz surtar, sair de si, fugir da realidade, evitar o contato com outras pessoas? Em outras palavras: quais são os teus demônios?

O texto do Evangelho nos traz o relato de um homem endemoninhado. Uma pessoa que vivia atormentada, à margem da sociedade. Pessoas assim eram excluídas do convívio, andavam mal vestidas, moravam nos cemitérios, longe das cidades. Era uma vida triste e sem muita perspectiva.
É preciso destingir entre demônio e diabo. O Novo Testamento não se refere a pessoas endiabradas, apenas fala de endemoninhadas. O diabo é o poder que seduz ao pecado; já os demônios tem relação com a capacidade de provocar doenças, seja de ordem física ou psíquica. Os demônios agem através da possessão; já o diabo seduz e tenta!
Jesus confronta os demônios e, nesse caso, uma legião. Ou seja, aquele homem era atormentado por muitos demônios, por muitas situações de sua vida que o levaram a beira da loucura, que o fizeram adoecer. No encontro com Jesus o homem clama que não seja castigado, pois sabia da sua situação. Contudo, Jesus não permite que ele permaneça naquela situação (nu, perdido, sem rumo, sem um lugar descente para viver, sem dignidade de vida). Jesus expulsa os demônios e eles em porcos se atiram de um penhasco. O homem é liberto e pode retornar ao convívio, retomar a sua vida com dignidade e passa a contar as pessoas o que Jesus tinha feito.
Viver atormentado, sem paz não é da vontade de Deus. Por isso, retorno a pergunta inicial: O que te atormenta? De que você precisa se afastar para encontrar alegria, sentido na vida? Quais os teus demônios? Vivemos no tempo do Espírito Santo e, assim, cremos que somos morada dele a partir do Batismo. Entretanto, há tantas situações de sofrimento e humilhação enfrentadas pelas pessoas que faz com que a vida se torne amarga e sem razão. No encontro com Jesus somos chamados a buscar vida nova, plena, verdadeira, a não nos deixarmos dominar pelas coisas deste mundo, que adoecem a nossa alma, que nos afastam de Deus, que fazem com que os dias se tornem um inferno.
Quando andamos pelas ruas das nossas cidades vemos tantas e tantas pessoas sem rumo, que nos lembram do geraseno, pessoas famintas, pessoas mal vestidas, morando em barracos, comendo restos em ossos na fila do açougue, buscando alimento nos lixões, revirando as latas, vivendo em meio ao esgoto. O demônio da fome e da pobreza, da desigualdade, da falta de solidariedade, o demônio da ganância e da falta de amor ao próximo rondam as nossas vidas, e trazem junto a violência, seja nas ruas, sejam domesticas. Que mundo é esse em que uma avó vende sua neta criança para ser violentada em troca de comida? Não, isso não é vontade de Deus. Se isso não mexe conosco enquanto Cristão e Cristãs há algo de muito, mas muito errado com a nossa fé e a nossa consciência e sim, vivemos muito longe de Cristo, ainda que frequentemos a Igreja.
Ao retomarmos a razão, ao percebermos a realidade a nossa volta, somos, com a ajuda do Espirito Santo de Deus, capazes denunciar essas situações que tolhem a vida plena anunciada por Deus e ainda ajudar como instrumentos de transformação da realidade. Jesus não apenas opera um ato extraordinário ao libertar o homem, mas também o faz ao devolver-lhe a dignidade, ao possibilitar que ele voltasse a sentir a plenitude da vida, do convívio dos seus, que pudesse voltar a andar de cabeça erguida, a vestir-se e morar num lugar decente.
O sofrimento não é da vontade de Deus. Por isso, se você passa por situações de dor e angústia, não tenha medo de pedir ajuda. Deus quer te fortalecer para te livrar disso, te ajudar a encontrar um novo caminho. Jesus quer sentar contigo e ouvir os teus sofrimentos, quer vir ao teu encontro com palavras de libertação e de encorajamento; ele quer devolver a tua vida a possibilidade de ter um horizonte de esperança. Você não está sozinho/a. Deus através do Espírito Santo, está contigo.
Irmão e irmãs. Que Deus nos ajude a percebermos os demônios que nos rondam, bem como a ajudar aquelas pessoas que se deixaram dominar e que possamos enquanto Comunidade auxilia-las a reencontrarem, em Cristo, o caminho da libertação. Amém.


HINO
461 - LC – Espírito Verdade

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a pregação da Palavra queremos confessar a nossa fé cantando o hino 192 LC – Creio Senhor que és Deus.


CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
616 - LC – Livres para repartir


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Amado e misericordioso Deus a Ti chegamos nesse dia assim como somos. Tu nos conhece e antes mesmo de podermos expressar com palavras já sabes das nossas necessidades. Estamos no 2º Domingo após Pentecostes. É tempo de refletirmos sobre as nossas atitudes, se elas estão de acordo com a vontade de Deus ou se somos cativos de forças que apenas trazem sofrimento e dor e levam a morte? Em um mundo marcado pelo ódio queremos proclamar o amor de Deus. Por isso, ajuda-nos a amamos as pessoas de fato e de verdade e não apenas da boca para fora. Que enquanto as pessoas propagam mentiras possamos ser de fato luz que traz a verdade a tona. Dá que amemos a Ti, Senhor, e as pessoas, como nos chama a nossa Igreja. Permite que voltemos a enxergar as outras pessoas como irmão e irmãs e não como inimigos a serem eliminados. Tu sabes que um Cristão jamais deve desejar a morte de ninguém, se assim o faz não está agindo motivado por ti e sim pelas forças do maligno. Muda nossa vida. Muda nossos sentimentos. Cura o nosso coração. Une as famílias para que possam viver a fé em todos os âmbitos da existência....


Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Deus de poder, que a ousadia de teu Espírito nos transforme; que a doçura de teu Espírito nos dirija; que os dons de teu Espírito nos capacitem para servir-te e adorar-te, agora e sempre. Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

ENVIO
Vamos, pois, na paz de nosso Senhor Jesus Cristo e como filhos e filhas fiéis sirvamos em alegria.

CANTO FINAL
298 - LC – Benção do caminhar


Autor(a): Pastor Lauri Jackson Lenz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 26 / Versículo Final: 39
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66240

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br