Culto e Liturgia



ID: 2653

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de abril de 2021

25/04/2021


Dia Mundial de Oração pela Diaconia


O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de abril de 2021

Acolhida:

“Vivemos esperando dias melhores, dias de paz, dias a mais...”

Ao escrever essa meditação, lembrei-me desse trecho da música - Dias melhores da Banda Jota Quest. Ainda estamos na pandemia da COVID-19 e fazem parte destes dias a insegurança, a preocupação, a angústia e o sofrimento. Esperamos o fim da pandemia, esperamos voltar ao normal, esperamos dias melhores e dias de paz! No momento que escrevo vivemos uma a realidade de morte, dor e sofrimento. São quase 400 mil vidas que foram ceifadas pelo coronavírus. A pandemia acentuou ainda mais as crises e problemas já existentes em nosso país como: o desemprego, a fome, a miséria. Revelou sem pudores a desigualdade social e a violência dentro dos lares.

Ao mesmo tempo em que vibramos com a vacina chegando e imunizando os grupos prioritários, presenciamos caos nos hospitais e a falta de insumos, a dor de milhares de pessoas que choram a perda de seus entes queridos, nos angustiamos com a apatia e a falta de sensibilidade de muitos. Mas ao mesmo tempo, vemos os esforços de mãos que se unem para ajudar, acolher e repartir e que buscam minimizar os impactos desta pandemia na vida das pessoas, seja nas linhas de frente, seja em ações de solidariedade e acolhimento. Esses gestos em prol da vida nos animam a continuar esperançando. Enquanto nos protegemos com máscaras, álcool em gel, cumprindo o distanciamento social, com nosso olhar voltado para aqueles e aquelas que sofrem, mediante ações de solidariedade, esperamos por dias melhores, de paz, de benção, dias de bem-aventuranças!

Canto: LCI 460

Saudação: Queridos irmãos e irmãs na fé! Saúdo-vos com as palavras do Evangelho de Lucas 24.32: “Os discípulos de Emaús disseram um ao outro: Porventura não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava quando nos expunha as escrituras?”
Motivados e motivadas por esta palavra convido para orar:

Oração: Deus, tu que te manifestas nas coisas loucas e te revelas na fragilidade, envolve-nos com tua misericórdia e justiça. Ensina-nos a te servir com a totalidade de nosso ser. Ajuda-nos a ser bem-aventurados e a traduzir as bem-aventuranças na ação de cada dia. Compromete-nos, Senhor, com a causa de teu Reino. Inspira-nos com o evangelho de Jesus Cristo e dá-nos coragem de testemunhar e viver. Por Jesus Cristo, nosso Salvador, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo hoje e sempre. Amém.

Canto: LCI 165

Leitura Bíblica Mateus 5.1-12

Canto: HPD 400

Oração de agradecimento e intercessão

Amado Deus e Senhor, graças te damos por nos cuidares, por te fazeres presente em nossas vidas. Graças te damos por este momento com irmãos e irmãs na fé, nos unirmos na tua presença para celebrar o teu amor por nós, para te louvar e te adorar. Agradecemos-te por nos reunires neste dia mundial de oração pela Diaconia. Senhor, rendemos-te graças e louvores por todas as bênçãos que recebemos de tuas mãos, pela família, pelas pessoas amigas, por nossas comunidades.
Pedimos-te Senhor, por toda a tua criação que continua sendo boa, mas que pela ganancia humana é destruída e explorada.
Pedimos-te pelas famílias, que possam viver em seus lares um ambiente de paz e de diálogo;
Pedimos-te pelas pessoas desempregadas, para que não percam a esperança; pelas pessoas em situação de rua, que encontrem acolhimento junto ao poder público.
Pedimos-te pelas pessoas que atuam na área da saúde que estão na linha de frente cuidando de vidas; por todas as pessoas trabalhadoras dos serviços essenciais.
Pedimos-te pelas pessoas enfermas e hospitalizadas, pelas pessoas que estão em tratamento de doenças, em especial da Covid-19, que a saúde seja recuperada, pelas pessoas cuidadoras, que sejam fortalecidas e valorizadas, pelas famílias enlutadas, que sejam amparadas e confortadas.
Pedimos-te pelo trabalho diaconal da nossa IECLB e de nossas comunidades, que diante de momentos de sofrimento e dificuldades, possamos oferecer acolhida e transformar realidades a partir das ações de amor, e tudo mais queremos incluir na oração que Jesus Cristo, nosso Senhor nos ensinou: “Pai nosso...”

Canto: LCI 90

Benção: “Que o SENHOR os abençoe e os guarde; que o SENHOR os trate com bondade e misericórdia; que o SENHOR olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.”. Amém.

Envio: Que Deus nos dê sabedoria para nos cuidarmos e cuidarmos das outras pessoas, especialmente neste tempo de pandemia. Ide e servi a Deus com alegria.

OrAção

Na palavra oração podemos identificar duas palavras – orar e ação. Assim, convido você para realizar uma ação seja de cuidado, seja na arrecadação de alimentos ou produtos de higiene ou até mesmo uma visita telefônica/ virtual. Pois sabemos que pessoas enfrentam diversas dificuldades, que estão no isolamento social desde o início da pandemia e sentem os impactos da solidão e da ansiedade, que estão fragilizadas e que muitas neste momento vivem a situação de desemprego e necessitam de alimentos.


Oração elaborada pela Pa. Elfi Rehbein
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB
 


Autor(a): Elfi Rehbein
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 62197

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
REDE DE RECURSOS
+
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br