Culto e Liturgia



ID: 2653

Culto de Tomé na Paróquia do ABCD - Santo André/SP

Um caminho pela oração

05/05/2018

T 1
T 2
T 3
T 4
T 5
T 6
T 7
T 8
T 9
T 10
T 11
T 12
1 | 1
Ampliar

“Jesus disse para Tomé: você creu porque me viu? Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram.” (João 20.29)

Tomé tinha muitas dúvidas e conflitos. Jesus compreendeu e amparou todos eles. Assim o culto de Tomé é inspirado nesse acolhimento, um momento no qual as nossas dúvidas e inseguranças também são acolhidas. Uma celebração introspectiva, em que a oração foi o ponto alto de intimidade com Deus.

Assim foi o Culto de Tomé conduzido pelo Pastor Alberi Neumann na noite do último sábado, dia 05 de maio. A luz das velas e as músicas preparadas pelo coral e pelo grupo de canto litúrgico davam ainda mais beleza e profundidade à celebração.

A pregação, conduzida pelo Pastor Alberi, foi baseada no texto de Lucas 11.9-13. Essa passagem conta como Jesus encorajou os discípulos a orarem a Deus dizendo que ao buscar, acharemos, ao bater, a porta se abrirá, ao pedir, seremos atendidos. Ele afirma que o Pai quer nos atender com amor. Esse texto não é um mero convite, é uma promessa que continua válida até hoje para cada um de nós. É um encorajamento a abandonarmos todas as nossas inseguranças e dúvidas nas mãos de Deus.

Assim para colocar em prática esse ensinamento, distribuídas pelo espaço do templo, 4 estações nos convidavam a orar.

A estação das intercessões, nos convidava a escrever nossas orações pessoais e gerais em pequenas folhinhas de papel, e ao final do culto elas foram incineradas, representando que aquelas orações estão nas mãos de Deus.

A estação da oração pelo Mundo tinha um Globo terrestre. Nela fomos convidados a orar pelos males mundo, pela nossa cidade e país, orar por outros povos e nações, por outras famílias. Nessa estação pudemos deixar de lado nossos pensamentos egoístas, e desejar que a luz das velas que acendemos representasse a luz de Deus chegando ao mundo.

A estação das orações individuais trazia velas e pedras. As pedras que seguramos ao fazer as orações representavam nossos problemas e dificuldades, que nos travam o caminho ou que nos fazem tropeçar, ao mesmo tempo que a vela acesa nos lembrava da luz de Cristo que nos guia o caminho. Ao terminar, deixamos a pedra, representando que deixamos nossas cargas e pesos.

Na estação da confissão e intercessão pessoal o Pastor Alberi ficou à disposição para pedidos de intercessão pessoal e de confissão. Essa estação foi um convite à conversa, ao desabafo e a abertura para receber amparo.

Ao final do tempo de oração, todos foram convidados a receber a unção com óleo, que quis nos lembrar do grande amor de Deus.

O culto se encerrou com o poslúdio “Que a luz de Cristo brilhe, nos envolva em amor, e que o seu poder nos venha protejer. Para sempre e sempre, amém”.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br