Culto e Liturgia



ID: 2653

Celebrar o amor de Deus nos caminhos da Sua Missão

14/05/2022

Encontro de lideranças do Núcleo Girassol, Sínodo Rio Paraná
Encontro de lideranças do Núcleo Girassol, Sínodo Rio Paraná
Encontro de lideranças do Núcleo Girassol, Sínodo Rio Paraná
Encontro de lideranças do Núcleo Girassol, Sínodo Rio Paraná
Encontro de lideranças do Núcleo Girassol, Sínodo Rio Paraná
1 | 1
Ampliar


No sábado, dia 14 de maio, tive o privilégio de estar com 130 lideranças do Núcleo Girassol, Sínodo Rio Paraná, em Marechal Cândido Rondon PR. O objetivo do encontro foi estudar Liturgia, que está posta como uma das quatro dimensões do PAMI – Plano de Ação Missionária da IECLB. As outras dimensões são Evangelização, Diaconia e Comunhão.

Como se fez esse estudo da dimensão Liturgia? Primeiro, procuramos compreender três conceitos: Culto (como encontro entre Deus e a comunidade), Liturgia (o conjunto de elementos que utilizamos para realizar o Culto) e Moldar (a possibilidade de formular e preparar cada elemento da Liturgia em vista do tema e do contexto do Culto).

Segundo, fizemos exercícios práticos com alguns elementos da Liturgia da nossa Igreja. Por exemplo: por que há velas no altar? Qual a função e o significado daquilo que colocamos dentro do local em que nos reunimos para o Culto? Por que e como as alegrias e as dores das pessoas precisam ter expressão no Culto? Por que cantamos, o que cantamos e como podemos cantar no nosso Culto?

O que refletimos e o que experimentamos na prática revelou que cada encontro entre Deus e pessoas que se reúnem em Seu nome é uma ocasião oportuna para ler e meditar na Palavra e ali também utilizar outros elementos da Liturgia. Ou seja, cada encontro de um grupo da comunidade (mulheres, jovens, crianças, Presbitério, etc) é uma ótima oportunidade para utilizar símbolos e orações do Culto como recurso para compartilhar o que se carrega no coração e colocar tudo isso na presença do Senhor.

A atenção e a participação das pessoas bem como suas manifestações de gratidão por esse sábado demonstram, assim avalio, que os membros da IECLB desejam compreender o que é o Culto e o que ali se faz, e têm disposição para participar do planejamento e da moldagem dos momentos de celebração da vida comunitária. E isso é animador!

P. Dr. Romeu Ruben Martini
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br