Culto e Liturgia



ID: 2653

Celebrações da Quaresma têm o batismo como ponto de partida

17/04/2006

História foi retomada nas celebrações da Quaresma
Vela como exemplo: gerar luz e calor a partir da doação
1 | 1
Ampliar

 

A IV Assembléia Sinodal do Sínodo Espírito Santo à Belém definiu que, nos próximos dois anos, o “Sacramento do Batismo” é o tema de estudo e reflexão em todas as paróquias e comunidades do nosso sínodo.

Para isto foi elaborado um caderno com quatro propostas de celebração sobre o tema “Batismo – ponto de partida”, para serem aplicadas durante o período da Quaresma. Com isto se resgata um pouco da história das comunidades primitivas, quando no período da Quaresma acontecia o preparo para o batismo.

A paróquia de Santa Maria acolheu com alegria esta proposta e preparou equipes de celebração com lideranças das comunidades.

Para melhor compreensão do tema, as celebrações aconteceram a partir de quatro elementos e símbolos litúrgicos:

a)- ÁGUA: água é um elemento da natureza indispensável à vida. É utilizada também para lavar e purificar. No Batismo renascemos, somos purificados e banhados para uma nova vida. Os textos bíblicos utilizados para a reflexão foram de Isaías 12.1-6 e João 7.37-44. No altar continha símbolos batismais tais como: vestes batismais, certidões e cartões de batismo, círio pascal e pia batismal com água. Na benção final todos os participantes foram convidados a rememorar o seu batismo molhando a mão na pia batismal e fazendo o sinal da cruz na testa uns dos outros.

b)- ECHARPE: é uma manta que envolve e aquece em dias de inverno. O batismo é um revestir-se de Cristo para um novo modelo de vida. A nova identidade assumida no batismo passa a orientar e guiar a vida das pessoas batizadas. A compaixão, bondade, mansidão, paciência, perdão, paz e louvor farão parte da vestimenta diária do batizado. Os textos bíblicos que orientaram a reflexão foram: Gálatas 3.25-29 e Colossenses 3.12-17. No final da celebração todos receberam uma echarpe contendo a frase: “sou batizado” e com um desenho alusivo ao Batismo.

c)- CORRIMÃO: O corrimão dá segurança na travessia de uma pinguela. Ao sermos batizados sentimos a mão de Deus que nos segura e nos protege em todos os momentos da vida. Ao chegar ao local da celebração todos foram desafiados a atravessar a pinguela para enriquecer a reflexão. O texto de Isaías 41.9-10 motivou a reflexão em torno do tema.

e)- VELA: A luz orienta os passos de quem está no escuro. Dessa forma o texto de Êxodo 13.20-22 retoma uma parte da história do povo de Israel que foi orientado por uma nuvem e uma coluna de fogo para que pudesse caminhar dia e noite rumo a terra prometida. No texto de Mateus 5.14-16, Jesus diz que somos sal e luz para o mundo. Para ilustrar a reflexão usou-se a vela como exemplo: para gerar luz e calor ela precisa se doar. No batismo também recebemos luz e calor de Deus que também se doa por nós. Por isso o Batismo deve ser rememorado sempre de novo lembrando que Deus está conosco e nos anima a colocar sinais do seu reino aqui no mundo. No final da celebração todos receberam uma vela que quer ser acesa no aniversário de batismo de cada cristão batizado.

As celebrações aconteceram em clima de reflexão e ao mesmo tempo de alegria. A participação de crianças, jovens e adultos mostra que o Batismo é tema sempre atual e precisa ser rebuscado sempre de novo em nossas comunidades.

Fonte: P. Valdeci Foester, Paróquia em Santa Maria de Jetibá/ES


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br