Culto e Liturgia



ID: 2653

2 Reis 19.15-16;19-21 - 3º Domingo após Pentecostes - 26/06/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

26/06/2022

 

26/06/2022 – 3º Domingo após Pentecostes

Pregação: 2 Reis 19.15-16;19-21; Leituras: Lc 9.51-62; Gl. 5.1, 13-25

Miss. Carla Rosana Schwingel da Silva – Paróquia Canarana - MT

 

 

LITURGIA DE ABERTURA

 

ACOLHIDA

Sejamos todos bem vindos a casa do Senhor para este tempo de celebração. Que possamos nos alegrar por estarmos na casa do Senhor. Que bom que aceitamos o convite de vir até a casa de Deus para render culto de louvor e adoração. Que mais uma vez Deus possa falar conosco quando meditamos em sua palavra, que mais uma vez possamos nos aproximar de Deus e derramar o nosso coração. Que o nosso bondoso Deus nos surpreenda neste tempo de celebração. Trago como palavra inicial João 14.27 que diz: “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo”. 

Acolhida aos visitantes:

De maneira especial saudamos e acolhemos todos os nossos visitantes e desejamos que os mesmos se sintam bem em nossa comunidade para este nosso tempo de Culto a Deus.

 

CANTO DE ENTRADA

Nº 83– LCI– Louvarei

 

Ou: Nº ____________________________________________________

 

                  

SAUDAÇÃO

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês. Amém.

 

CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº 41- LCI – Infinita graça

 

Ou: Nº ____________________________________________________

 

 

CONFISSÃO DE PECADOS

 

Cristo veio ao mundo por uma razão: dar a sua vida como resgaste por você, por mim, por nós. Ele se sacrificou para nos dar uma segunda chance. Isaías 53.5 nos diz: “Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.”

Oremos:

Senhor, nosso Deus!

Tu conheces o nosso caminhar e sabes o que está no profundo do nosso coração. Nos achegamos aos pés da cruz neste momento para reconhecer que somos pecadores. Em diversos momentos pecamos contra ti e não seguimos os teus ensinos e preceitos. A tua palavra vem para alegrar e direcionar a nossa vida. Mas insistimos em andar sozinhos e fizemos escolhas que nos levam para longe de ti. Perdão Senhor.

Esquecemos que tu queres ser Deus presente e constante em nossa vida. Tropeçamos, pecamos e ficamos entristecidos. Perdão Senhor.

Falhamos em nosso testemunho não falando da tua palavra e de que cremos em Ti como nosso Senhor e Salvador. Perdão Senhor.

Deixamos de responder ao teu chamado de contribuir em teu Reino.

Machucamos as pessoas com palavras ásperas e atitudes indiferentes e deixamos de levar palavras de consolo e esperança. Perdão Senhor.

Tenha misericórdia de nossas vidas e nos limpe de todo o pecado a Ti confessado e que possamos caminhar segundo a tua vontade. Nos renove no teu amor hoje e sempre, Amém

 

ANÚNCIO DO PERDÃO

A graça de Deus é o melhor presente que nós recebemos. Encontrar esse tesouro de misericórdia faz do mendigo mais pobre um príncipe. Perder esse presente faz o homem mais rico um miserável. ( Max Lucado). O apóstolo Paulo disse em 2 Coríntios 12. 9: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” Que possamos receber o perdão de Deus em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

 

KYRIE

Como pessoas agraciadas por Deus, com seu perdão, voltamo-nos para as dores do mundo do qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angústia de toda a criação. Fazemos isso cantando:

 

HINO

427 – HPD 2 – Senhor oramos agora

 

GLÓRIA IN EXCELSIS

Deus é file e justo, Ele escuta o clamor do seu povo. Por esta certeza nós o louvamos cantando:

N° 84- LCI – Te agradeço

 

ORAÇÃO DO DIA

Bondoso Deus. Aqui reunidos nos colocamos em tua presença para reconhecer que tu és o nosso Deus, Pai, todo poderoso. É bom estarmos reunidos em tua casa como comunidade mas também no aproximarmos de ti como filhos e filhas. Que a tua palavra possa chegar até nós e que o teu Espírito Santo possa tocar o nosso coração e nos ajudar a compreender os teus caminhos. Em nome de Cristo Jesus. Amém.

 

LITURGIA DA PALAVRA

 

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Gálatas 5.1, 13-25

 

Aclamemos o Evangelho cantando: Aleluia.

            Aleluia, aleluia, aleluia. Aleluia”

2ª Leitura Bíblica: Lucas 9. 51-62

 

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

Nº 171 – LCI – Ontem, hoje e sempre

 

PREGAÇÃO: 1Rs 19.15-16;19-21

 

Que a graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos e todas. Amém.


Vocês já se sentiram extremamente chateados com alguém porque esse alguém não atendeu as suas expectativas? 

Já chegou ao ponto de se questionar e perguntar a Deus porque as coisas não estavam dando certo?

Você já se sentiu fracassado ou sem saber como agir em determinada situação? Se sentiu impotente?

Tenho quase certeza de que a maioria de nós conhece esse tipo de sentimento de frustração/decepção/fracasso/impotência.

Hoje queremos olhar para um Profeta de Deus que se sentiu assim, mas independente disso Deus o animou para uma tarefa.

Se olharmos para os versículos anteriores deste texto de 1 Reis 19 perceberemos que Elias, um profeta escolhido por Deus, em determinado momento de sua vida ele se frustrou e se decepcionou com o povo e com a missão que recebeu de Deus, Elias se sentiu fracassado e impotente.

Elias recebeu uma missão, de levar ao povo uma mensagem e fazer com que o povo viesse a crer em Deus e abandonar os deuses falsos. Porém, Elias não conseguiu cumprir sua missão e chega ao ponto de declarar: - “Ó Senhor Deus Todo poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou a todos os profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!” (1Rs 19.10)

Após fazer essa confissão Elias espera que Deus aja com justiça e poder, mostrando àquele povo rebelde que Ele é Deus e irá destruir e acabar com todos os rebeldes. Nesse ponto Deus até mostra que tem poder sobre tudo e manda um vento forte que racha os morros e quebra as rochas, depois um terremoto e por fim o fogo, tudo isso para mostrar que sim ele poderia destruir todo aquele povo, contudo, Deus é Deus e ele age diferente daquilo que normalmente esperamos. Deus se mostrou a Elias através de uma voz calma e suave. Tanta foi a vergonha de Elias, ao esperar uma atitude diferente de Deus, que ele cobriu o rosto para se apresentar diante do Senhor.

Elias se frustrou e se decepcionou, ele imaginava que por ser um profeta de Deus todos iriam ouvi-lo e seguir as ordens que ele tinha. Porém, apesar de fazer tudo certo, conforme Deus havia ordenado, àquelas pessoas se rebelaram contra todos os profetas e inclusive contra Deus, adorando a outros deuses. Diante dessa situação Elias se sente impotente, fracassado, tudo que ele havia planejado e imaginado caiu por terra, nada deu certo. Só resta se voltar novamente a Deus e encontrar n'Ele a orientação e a luz para saber como prosseguir.

Deus dá uma nova tarefa para Elias e o envia adiante. Tempo para aproximar-se de Deus. Tempo para colocar-se a caminho. Tempo de reencontrar-se consigo mesmo. Tempo para sair da caverna e continuar com o propósito de Deus. Deus faz Elias ver novas perspectivas. Ele foi escolhido por Deus para realizar uma grande tarefa, para ungir aqueles que Deus havia escolhido para servirem de instrumento no seu agir.

Revigorado e restaurado, Elias obedece a voz do Senhor e encontra Eliseu, aquele que assumirá o posto de profeta, em seu lugar.

Para todas as pessoas Deus tem um propósito. Deus é um Deus que age sempre diferente da lógica humana, Ele nos surpreende escolhendo pessoas comuns para tarefas especiais.

Foi o que aconteceu com Eliseu. Ele estava trabalhando no campo quando foi chamado para se tornar sucessor de Elias. Deus chama Eliseu para esta tarefa por meio de um gesto simbólico. Elias jogou sobre Eliseu seu manto e esse entendeu tratar-se de um chamado especial de Deus.

A atitude de Eliseu é uma das mais belas que vejo em um vocacionado. Quando é chamado por Elias, para segui-lo.

Ele deixou a junta de bois com a qual trabalhava e o pediu para beijar seu pai e sua mãe, algo que Elias consentiu.

Em seguida, Eliseu matou a junta de bois, fez um grande banquete, e seguiu o profeta.

Muitos de nós quando chamados complicamos muito as coisas, colocamos tantos empecilhos, fazemos tantas provas, enfim. Queremos ter certeza que de fato, é Deus que nos chama. Mas Eliseu não.

Algumas coisas nos chama a atenção sobre a atitude de Eliseu:

1-      Era um homem de fé- Elias liderava uma escola de profetas. Porém Deus o direciona a ungir Eliseu ao invés de um dos seus alunos. Isso mostra que Elias era um homem de fé. Eliseu ao ser escolhido não faz nenhum questionamento a Elias. Ele recebe a capa e nela reconhece a autoridade vinda do próprio Deus.

2-      Estava trabalhando- Outro fato que chama a atenção é que Eliseu estava trabalhando no pesado. Estava arando a terra. Se queremos colher algo, temos que plantar! Deus não chama qualquer um para a sua obra. Isso não quer dizer que aqueles que ele chama são os melhores, mas sim ele chama aqueles que estão envolvidos, comprometidos com sua missão.

3-      Honrava os líderes e pais- Ao ser chamado a primeira coisa que Eliseu faz e pedir permissão ao profeta para despedir-se de seus pais. Essa atitude demonstra que ele não tinha problemas em honrar autoridades, tanto as espirituais como as representadas por seus pais.

4-      Não era apegado- após despedir-se de seus pais, Eliseu mata os animais e faz um churrasco e oferta ao povo. Muitas vezes estamos tão apegados as coisas que temos, que não conseguimos nos envolver na obra de Deus. Usamos como desculpa o trabalho, faculdade, profissão, nossa casa, nossos bens. Ele rapidamente se desprendeu de tudo o que podia segurá-lo em sua vocação. Ao matar os animais e se desfazer dos aparelhos que utilizava para arar a terra, ele garante de que nunca mais voltaria para a “velha vida”. Como lemos no Evangelho de Lucas 9. 62: “Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.” O que vejo nesse homem de Deus, é uma convicção maravilhosa em Deus e no seu chamado.

Ao longo da história vemos Deus surpreendendo. Deus escolhe um casal humilde com José e Maria para serem os pais do Salvador. Escolheu pescadores e cobradores de impostos como seus discípulos. Chamou a Paulo, um perseguidor de cristãos, para se tornar um proclamador do Evangelho.

Em nossos dias Deus continua chamando homens e mulheres comuns para realizar a tarefa de anunciar o seu Evangelho e manifesta a sua graça e poder através destas pessoas. Deus não precisa de nós para realizar os seus propósitos como nos diz um ditado: “Somente Deus se basta a si mesmo, mas ele preferiu contar com você”. Deus é Deus, mas Ele conta com a nossa participação em sua obra, pois foi por cada um de nós que Ele veio na pessoa de Jesus Cristo.

Assim somos chamados a participar da missão de Deus. Quando Deus nos chama ele nos capacita. Deus não chama os capacitados mas ele capacita os chamados. Deus dá os instrumentos e a sabedoria para realizar aquilo para o qual ele nos chama. É preciso apenas que eu me disponha. Você está disposto?

Medite sobre isso e que Deus te abençoe. Amém

 

CONFISSÃO DE FÉ

Como resposta a palavra que acabamos de ouvir e movidos pelo Deus de amor queremos agora confessar a nossa fé.

 

Creio em Deus Pai, ...

 

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 320 – LCI -  Senhor, se tu me chamas

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:

1. Aniversariantes

2._______________________________________________________

3._______________________________________________________

4._______________________________________________________

5._______________________________________________________

6._______________________________________________________

 

Amado e bondoso Deus

Mais uma vez fomos agraciados por tua palavra e por tua presença. Tu és Deus conosco. Deus presente em todos os momentos, mesmo nos momentos difíceis em que nos sentimos fracos Tu te fazes presente. Mas também nos lembra de que somos chamados e capacitados por Ti para exercer aquilo que está proposto em teu coração.

Ajude-nos a assumir o nosso chamado e a realizar as tarefas que tu tens nos confiado. Há sempre tanto para fazer e muitas vezes nos esquivamos e deixamos de lado o teu chamado.

Neste tempo aqui também intercedemos pelos doentes, cansados, aflito e enlutados. Pedimos teu auxilio nos momentos de dificuldade e fragilidade em que se encontram. Visite a cada um, cure, restaure, fortaleça e ampare segunda a tua vontade.

Abençoe e sustente a cada um de nós, como pessoas, famílias e comunidade. Que possamos sempre olhar em tua direção certos do teu cuidado. Assim segue conosco e nos guie em teus caminhos.

E tudo mais que está em nosso coração nossos pedidos e agradecimentos, nós os colocamos na oração que teu Filho nos ensinou dizendo:

Pai nosso ... 

LITURGIA DE DESPEDIDA

 

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.

Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...

______________ _________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

 

BÊNÇÃO

 

O Senhor te abençoe e guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém

 

ENVIO

Ide em paz e sirvamos ao Senhor com alegria.

 

CANTO FINAL

 

N° 02 – LCI - Benção


Autor(a): Missionária Carla Rosana Schwingel da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 3º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Reis II / Capitulo: 19 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66241

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br