Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Meditação da semana

Neste Natal, o que você acha de fazer do seu coração uma manjedoura?

22/12/2022

“Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou-o em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria” Lucas 2.7

Quando José e Maria chegaram à região de Belém, não conseguiram pousada em nenhum lugar. As hospedarias estavam lotadas. O lugar que encontraram foi uma estrebaria e Jesus foi deitado numa manjedoura. A estrebaria e a manjedoura disponíveis representam o coração que está aberto para receber Jesus.

Certa vez alguém disse: “Natal só se compreende com o coração. O verdadeiro sentido do Natal só se experimenta com os olhos da fé.”

Está chegando o momento de pensarmos no menino que nasceu em meio a tantas dificuldades, que cresceu e se tornou o Salvador da humanidade. Nasceu Jesus, o Salvador. É Natal e em nossos corações a esperança toma vida.

No Natal somos lembrados de forma muito especial do grande amor de Deus para conosco, para com a sua criação. Também neste Natal, Deus vem a nós. Ele deseja iluminar a escuridão na qual vivemos, deseja possibilitar o perdão e a reconciliação.

Deus vem para renovar a esperança de que é possível que as pessoas que ele criou, partilhem mais amor e solidariedade entre si.

Também a nós Deus diz: “Não temas, eu estou contigo”. Eu te fortaleço, sustento e ajudo. Isto é Natal: razão do amor, do perdão, da esperança.

Vale lembrar que somos salvos por meio da bondade e do amor de Deus. Ele derramou o seu Espírito Santo sobre nós por meio de Jesus Cristo, o menino nascido em Belém.

E quando celebramos a vinda do Salvador, somos lembrados que ele é acolhido com todos os títulos atribuídos a um governador: Conselheiro Maravilhoso, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9.6). Porém, ele é o oposto da maioria dos governantes que nós conhecemos. Como escreve o pastor Geraldo Graf: “Para aqueles que querem decidir sobre a vida dos outros, o amor de Cristo constrange e provoca. Para aqueles que incitam e praticam a violência, a paz de Cristo incomoda.”

A mensagem de Natal quer ser anunciada, testemunhada e vivenciada por todos nós na sociedade rompida em que vivemos. Ela quer ser uma voz profética, que anuncia transformação, neste sistema que não promove vida.

O Salvador nasceu humilde em uma estrebaria e foi deitado numa manjedoura, esse é o fato que muda a história.

Que possamos nos deixar abraçar e fortalecer por Deus neste Natal.

Ao se preparar para celebrar o Natal, que cada um faça do seu coração uma manjedoura.

Assim como a estrela brilhou sobre a estrebaria em Belém, desejamos que a luz de Deus ilumine a sua vida.
Assim como os anjos anunciaram paz para a terra, desejamos que a paz de Deus preencha o seu coração.
Assim como os magos do oriente encontraram o caminho, desejamos que também você possa andar nas trilhas de Deus.
Assim como Maria guardou as palavras dos anjos em seu coração, desejamos que a palavra de Deus permaneça em você, orientando a sua vida.
Assim como os pastores reconheceram o Salvador do mundo, desejamos que você possa reconhecer a Jesus Cristo como seu Redentor.


Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal Sínodo Nordeste Gaúcho
 


Autor(a): Tânia Cristina Weimer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 69234

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br