Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Meditação da semana

Advento: Deus se revela na humildade!

01/12/2022

Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta”. (Zacarias 9.9)

O profeta Zacarias anuncia um novo tempo. Tempo de celebrar e comemorar o nascimento do nosso Salvador que, como nos diz o profeta Zacarias, ele “vem triunfante e vitorioso, mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta”.

Em meio a tantas preocupações com luzes, enfeites e presentes, não esqueçamos da humildade e da simplicidade desta época, e daquilo que o Apóstolo Paulo nos diz em 1 Co 1.28: “que Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, para destruir o que o mundo pensa que é importante”.

Deus se mostra, se revela para cada um, cada uma de nós nas coisas mais simples, pequenas e que nós achamos sem importância. É ali que Deus está. Deus faz o seu caminho, chegando até nós, ficando perto de nós, encontrando-nos e transformando-nos para uma vida em abundância como presente de Cristo.

A salvação está chegando, trazida por Jesus Cristo que se fez humilde e se revelou através de uma criança nascida numa manjedoura. Somos alimentados pela Palavra de Deus, que se transformou no ato salvífico para toda a humanidade. Um gesto de confiança que aumenta a nossa esperança, que permite que nos mantenhamos firmes enquanto vivemos tempos difíceis.

Somos pessoas firmadas em nossa fé, aquela que recebemos no batismo. Neste Advento de 2022, podemos nos preparar para a chegada de Deus a este mundo, antecipando com esperança de que dias melhores virão.

Que neste tempo de Advento, possamos dar importância ao verdadeiro sentido do Natal e que possamos também abrir o nosso coração, a nossa vida, os nossos olhos, as nossas mãos para que este menino simples e humilde preencha a nossa vida.

Oração: Nós anunciamos um novo tempo. Vejam, a primeira vela acesa está! A segunda sem demora se acenderá. A vocês, nós anunciamos um tempo em que a humildade aparecerá. Preparem o caminho. Acendam as velas a cada domingo. Deus vem até nós e se revela com graça e louvor. Cristãos, alegrem-se, alegrem-se de coração! O Senhor próximo está.


Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho
 


Autor(a): Tânia Cristina Weimer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Antigo / Livro: Zacarias / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 68901

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br