Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Isaías 61.10 - 62.3 - 1º Domingo Após Natal - 27/12/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

27/09/2020

27/12/2020 - 1º DOMINGO APÓS NATAL
Que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. Colossenses 3.15
Prédica: Isaías 61.10 – 62.3
Leituras bíblicas: Salmo 148 * Gálatas 4.4-7 * Lucas 2.22-40
Cor litúrgica: branco
Miss. Sérgio Rocha – Comunidade Chapadão do Céu - GO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia queridos irmãos e irmãs! Sejam todos bem vindos neste dia tão especial o dia que tiramos para buscar ouvir o nosso Deus. Que bom que podemos deixar nossos afazeres para ser servido por Deus por meio da sua palavra e celebrar culto a Ele, neste 1° domingo após Natal

ACOLHIDA AO VISITANTES: Queremos acolher as pessoas que nos visitam, desejamos que todos se sintam bem e possam expressar a sua fé no Senhor Jesus.
Canto de entrada
Nº 332– HPD 2 – Deus está aqui
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Reunimos em culto em nome e na presença do Deus Pai criador e sustentador de tudo, Deus Filho nosso Senhor e Salvador e Deus Espirito Santo aquele que nos congrega em comunidade.

CANTO DE INVOCAÇÃO
124 – HPD I – Deus está presente
Ou: ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor nosso Deus somos gratos a ti por nós acolher como filhos amados. Mesmo não merecendo tamanha graça. O Senhor nos acolhe quando nós cometemos o delito de pecados e nós sabemos muito bem que nosso pecado nos afasta da presença gloriosa do Senhor. Pedimos perdão pela nossa desobediência, quando não levamos o Senhor a sério, quando negligenciamos a tua palavra. Que o ato Redentor possa nos limpar e purificar dos nossos pecados que aqui confessamos ouça Senhor nosso Deus a nossa oração que por seu amor possamos receber o Perdão

ANUNCIO DO PERDÃO
Deus o nosso Pai é a fonte esgotável de amor e misericórdia pois se confessarmos os nossos pecados Ele Jesus fiel e Justo para perdoar e nos purificar de todos os nossos pecados. Vinde a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados eu vos darei alivio (Mt 11.28).
Oração do dia.
Louvamos o seu nome Senhor Jesus, pelo teu grande Amor pela tua fidelidade e grande compaixão, obrigado porque entregaste teu amado Filho por nós. Acompanha a caminhada do teu povo para que estes não se esqueçam do teu agir em seu favor. Fortalece-nos com tua forte mão ajuda nós a ouvir a tua Palavra e as coloca-las em prática. Fortaleça no amor e nos oriente nos caminhos a seguir. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURASBIBLICAS
Leituras bíblicas: Salmo 148 * Gálatas 4.4-7 * Lucas 2.22-40

1ª Leitura Bíblica: Salmo 148
2ª Leitura Bíblica: * Gálatas 4.4-7 e Lucas 2.22-40

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379 – HPD II – Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO: Isaías 61.10 – 62.3

O profeta Isaías é sinal de esperança em meio à crise. A nossa necessidade de fazer hoje uma releitura de nossos sonhos é urgente. É tempo de virada de ano. E tempo propício, de sonhar planejar o novo ano que está diante de nós, tempo fértil. Assim como a terra faz crescer as árvores e no jardim o chão faz brotar o que foi semeado, assim também Deus fará que brote a sua salvação.
Em Isaías 61, observamos o trecho Jesus mencionou em sua leitura na sinagoga em Lucas 4.17- 21, e declarou que nele está profecia se cumpria.

Fica muito claro, que parte do ministério terreno de Jesus Cristo seria comunicar esperança a todas as nações do mundo. Consolar o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos, proclamar a glória eterna do Reino de Deus, enfim. A mensagem do Messias traria vida nova aos seus ouvintes, pois Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido.
Estamos vivendo em um mundo cercado por más notícias em especial este ano de 2020 foi um ano que ficará para história; onde o mundo inteiro foi surpreendido por uma pandemia trazendo Morte, destruição, desolação, sofrimento, injustiça. A Palavra de Deus se contrapõe a tudo isso e nos comunica vida e esperança e um tempo de tantas incertezas, medo e pânico. A nossa alma, anteriormente vestida de pesar e dor, agora é restaurada pela esperança, cura e alergia. Temos um Deus bom que cuida de cada um de nós neste mundo.
Sua mensagem nos cobre de salvação e vida. Agora, podemos ter a certeza que todos os dias que Deus tem um plano preparado para nós, além de sofrimento e angústia. Cf IS 61.11 Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano, o Senhor, fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.
Justiça e salvação, vestes da salvação, capa da justiça é a promessa de Deus, através da profecia. A profecia tem o poder de Deus para arrancar e derrubar, para destruir e arruinar, para edificar e plantar (Jr l .10). A ordem que Deus dá através da Palavra não volta sem se cumprir o propósito que é a salvação do ser humano (Is 55.10-11).
Todo nós precisamos colocar a nossa esperança em Deus, muitos podem ter chegado até aqui desanimados, sentindo-se fracassados, derrotados muitos devem pensar nada que foi sonhado, planejado foi realizado. Jesus quer por meio da sua Palavra renovar a minha e a sua esperança para este novo ano que está diante de nós. Deus tem poder para restaurar a nossa cidade, restaurar o seu povo, restaurar nossos sonhos e a nossa vida. Deus nós amou, fomos adotado como seus filhos por meio de Jesus Cristo o maior presente que a humanidade pode ter recebido que Deus nós abençoe no fechar das cortinas do ano de 2020 e no raiar do novo ano amém.

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a palavra que acabamos de ouvir e movidos pelo Deus de amor queremos agora confessar a nossa fé.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.

E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso,
de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 429 – HPD 2 – O Mutirão da Vida

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
Amado Deus te agradecemos pelo culto que tivemos te damos graça pela sua manifestação. Agradecemos por tua palavra que é uma palavra viva e que tem falado a nossos corações. Senhor Deus que possamos aquietar-nos diante do Senhor Jesus para que possamos ouvir a tua voz e assim obedecer os teus mandamentos.
Não permita querido Deus que a agitação de final de ano impeça nos de termos um momento para ouvir a tua voz. Que sejamos lembrados constantemente do teu imenso amor e através Jesus de Cristo nos trouxe vida nova e salvação para que tenhamos vida abundante. Que tenhamos um coração grato pela benção que recebemos por meio da tua graça.
Assim também Senhor ouve os nossos pedidos: e nos assista com sua forte mão. Deus obrigado por ser tão fiel para com seus filhos obrigado Senhor Jesus. E os demais pedidos que tenhamos colocamos na oração que teu Filho Jesus nos ensinou.
Pai nosso ...

 

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja a tua frente para mostrar o caminho certo.
Que o Senhor esteja atrás de ti, para te livrar da falsidade das pessoas má.
Que o Senhor esteja ao teu lado para te abraçar enquanto estiveres triste.
Que o Senhor esteja abaixo de ti para te levantar quando caíres.
Que o Senhor esteja sobre ti para de abençoar. Assim abençoa o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

ENVIO
uma semana abençoada vão na Paz do Nosso Deus e o sirva com alegria nesta nova semana.

CANTO FINAL
165 – HPD II – Há sinais de paz e de graça.


Autor(a): Missionário Sérgio Rocha
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: 1º Domingo após Natal
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 61 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 59215

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br