Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Isaías 55.10-13 - 6º Domingo Após Pentecostes - 12/07/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

12/07/2020

12/07/2020 - 6º Domingo Após Pentecostes
Prédica: Isaías 55.10-13
Demais leituras: Salmo 65. (1-8) 9-14 * Romanos 8.1-11 * Mateus 13.1-9,18-23
P. Valmiré Martin Littig – Chapadão do Sul - MS

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Um bom dia/noite! Nosso Deus, através de Jesus, possibilitou que as pessoas mantivessem a comunhão com ele, através da disposição de se encontrarem como irmãos. Uma comunhão/união onde Cristo se manifesta. Por isso, estamos aqui para ouvir a palavra que nos diz: Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará. (Deuteronômio 30.16) Com essas palavras, desejo um bom e abençoado culto a todos e todas vocês.
Acolher os/as visitantes
Cantemos, louvando o Deus que se faz presente no nosso encontro de fé e amor: Sejam todos bem-vindos e bem-vindas! Que a graça e o amor do Bondoso Deus esteja conosco!

CANTO DE ENTRADA
N° 20 – LC – Jesus, em tua presença

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos neste culto não em nosso nome, mas em nome e na presença do Deus que é Pai criador dos céus e da terra, do seu filho Jesus Cristo, nosso irmão e salvador, e do Espírito Santo que nos congrega e nos impulsiona a vivermos em comunidade. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 2 – LC – Que a graça do Senhor Jesus

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Por estarmos reunidos na presença do Senhor, podemos humildemente reconhecer e confessar nossas fraquezas, limitações, imperfeições e nossos pecados. Por isso, em oração queremos agora entregar a Deus tudo o que nos pesa e pedir o seu perdão:

 


Querido Deus, te somos gratos porque cumpriste tua promessa e nos enviou o teu Espírito. Temos a certeza de que ele nos encoraja a chegarmos a ti com inteira confiança para entregarmos nossas falhas. Pecados, ó Deus, em pensamentos, em palavras e ações. Não raro fraquejamos na fé e na esperança. Por vezes dúvidas preenchem o nosso ser e não mais conseguimos cumprir com a nossa tarefa de sermos suas testemunhas. Perdão Senhor quando não conseguimos refletir todo amor que vem de ti. Perdão quando como filhos e filhas teus somos incapazes de viver conforme a ação do Teu santo Espírito. Perdão Senhor, quando já não mais vemos sentido em participarmos de nossa comunidade de fé, de contribuirmos com nossos dons e anunciamos a tua vontade e vivermos a nossa fé assim como nos chama diariamente o Teu Espírito Santo. Dá-nos ó Deus o Teu perdão e a paz de que tanto precisamos. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O Apóstolo João, na sua 1º carta, escreve: “Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo o pecado. Mas se confessamos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade.”
Amparados nesta palavra podemos crer que nossos pecados foram perdoados em nome do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
No mundo em que vivemos faltam sinais do reino de Deus. Ao invés das pessoas serem instrumentos de paz, amor e justiça, tantas vezes são instrumentos de destruição, guerras e violência.
Por isso nós queremos clamar a Deus:
Pelas pessoas que diariamente são violentadas pelas relações de poder, pela exclusão, pela falta de oportunidades.
Clamamos pelos países onde faltam a dignidade de vida, onde as pessoas são oprimidas por guerras, conflitos e destruições.
Clamamos por toda a criação de Deus, por lugares dominados pela seca, outros dominados pelas enchentes, pelo desmatamento, poluição e queimadas.
Nós precisamos da misericórdia e piedade de Deus. Sozinhos nada somos e podemos, por isso clamamos....

Nº 56 – LC – Pelas dores deste mundo, ó Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é fiel. Ele nos enviou seu Filho, Jesus Cristo, para lavar nossos pecados. Enviou o Espírito Santo para nos consolar, animar e capacitar. Ele escuta o clamor do seu povo e vem através da Sua palavra e da Ceia. Por esta boa notícia nós o louvamos, cantando glória a Deus.

Nº 75 – LC – Agua Cristalina

 

 

ORAÇÃO DO DIA
Deus, Todo Poderoso, Tu que enviaste teu filho, Jesus Cristo, e o Espírito Santo para transformar e encher de esperança este mundo, em todos os tempos e em todos os lugares, nós te pedimos: capacita-nos com este espírito para proclamarmos a reconciliação entre todas as pessoas, principalmente entre pais e filhos e ilumina nosso coração e nossa mente para reconhecermos tua palavra orientadora também aqui entre nós. Por teu filho, Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
A palavra de Deus é orientação no caminho da vida. Por isto a ouçamos com devoção.
1ª Leitura Bíblica: Isaías 55.10-13

2ª Leitura Bíblica: Romanos 8.1-11

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

Nº 173 – LC – Nome sobre todo nome

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Convido os que puderem, que se coloquem de pé, para aclamarmos o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo cantando:

Nº 182 – LC – Aleluia
Evangelho: Mateus 13.1-9,18-23
PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão no Espírito Santo esteja com todos vocês.
Prezados irmãos e irmãs Comunidade aqui presente.
Na nossa vida sempre estamos procurando algo. Procuramos nos esforçar no trabalho para “Ter” o que sonhamos dentro da nossa casa. Procuramos a felicidade e com alegria a encontramos nas pequenas coisas que fazemos e vivemos. Procuramos educar bem os filhos, a cuidar da família e de nós mesmos.
Estamos sempre a procura. Não é diferente quando a gente vive a fé em Jesus Cristo. Procuramos neste Deus sempre uma força, um ânimo, um consolo para a nossa vida. Uma vida com alegrias, tristezas, nascimento e morte. Procuramos em Deus e na sua Igreja sempre a orientação para caminharmos dentro da justiça, do amor e do perdão. A nossa vida é uma procura constante.
Hoje, o texto de Isaías nos traz uma mensagem, uma palavra que quer nos orientar e nos consolar. O texto fala sobre a palavra de Deus. Uma palavra que desce ao mundo e cumpre aquilo para que veio. O texto nos fala sobre a palavra criadora e transformadora de Deus.

A palavra de Deus é comparada com a chuva. Ele cai, rega as plantas, alimenta-as. E estas plantas crescem, produzem sementes para um novo plantio. Mas principalmente, elas produzem sementes para alimentar as pessoas.
A palavra de Deus então é responsável pela vida. A palavra de Deus produz vida. Assim temos uma certeza, a palavra de Deus não é vazia, seu sentido primeiro é alimentar as pessoas para que elas possam continuar a vida.
Para falar sobre a palavra de Deus escolhi três símbolos, três elementos que conhecemos e lidamos com ele a cada dia. Três elementos conhecidos e necessários na nossa vida.
Aqui estão eles: a água, a faca e o coração.
A água tem muitas utilidades em nossa vida. Por exemplo, para matar a sede, cozinhar, lavar alimentos e nos lavar. Mas a água primordialmente serve para regar a vida (e não só vegetal mas também animal), para fortificar e fazer crescer a planta.
Se passamos longo tempo sem chuva, logo vemos que as plantas começam a murchar, o rio secar e animais começam a morrer de sede. Na cidade a água já começa a ser racionada. A água tem um grande valor na vida e na manutenção da vida.
A água como palavra de Deus é aquele que sustenta a nossa vida, que a faz crescer, assim como diz o apóstolo Paulo: aperfeiçoando-nos na fé. Mas a palavra de Deus é aquela também que vem nos limpar, nos lavar das nossas impurezas, regando-nos, fazendo-nos crescer.
A faca
A faca serve para cortar, aparar e ferir. No nosso uso diário ela tem a função de partir o pão, picar verduras, retalhar carne. Ainda ela é usada para poder, aparar. Sem uma faca o trabalho numa cozinha seria muito difícil.
A palavra de Deus também pode ser uma faca na vida da gente. Por um lado quando ela nos fere, aparando os nossos males. Quando ela nos fere porque cometemos pecados. Por outro lado ela também pode desafiar a partir o pão, a partilhar vida e amor. A palavra de Deus pode ser como uma faca, por um lado machuca-nos quando ela precisa aparar as arestas, mas por outro lado ela nos desafia a viver uma vida diferente na fé em Deus.
O coração
Este símbolo não precisa ser muito explicado. Ele fala da vida, ele fala de amor, ele fala de carinho. O coração tem a ver com aquilo que de melhor temos: a capacidade de amar e ser amado. Quando falamos do coração, falamos do ser humano como um todo, ou seja, passado, presente e futuro.
A palavra de Deus também é como um coração. Ele traz amor, consolo, conforto e ânimo. As palavras de Deus são para as pessoas como um coração, responsáveis pela vida.


A palavra de Deus na nossa vida é um alimento, a orientação em meio as tribulações a aflições do mundo. A palavra de Deus sempre expressa amor, compaixão, solidariedade e comunhão.
A maior palavra do amor de Deus por nós é o próprio Jesus Cristo. Uma palavra que veio e encarnou-se no mundo. Uma palavra que foi capaz de dar a sua própria vida para levar a salvação e o perdão dos pecados. Uma palavra que sacrificou a vida para gerar vida.
Assim são as palavras de Deus. São palavras que alimentam e sustentam a vida. São palavras que nos leva ao aperfeiçoamento, melhorando a nossa relação com o mundo, as pessoas e Deus. São palavras que consolam, levando paz, amor e ânimo para pessoas carentes e clamantes desta palavra. Amém
Walfrido Silva

CONFISSÃO DE FÉ
Coloquemo-nos de pé, e professemos a nossa fé no Deus triúno, com as palavras do Credo Apostólico; Creio em Deus Pai.....

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 221 – LC – Oferta do Coração


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido e amado Deus! Achegamo-nos a Ti com alegria e esperança, pois, Tu mesmo crias, sustentas e impulsionas a Igreja. Tu nos redimiste de nossos pecados através de Jesus Cristo e nos acolhe como Teus filhos e filhas, através do batismo. Suplicamos, nosso Deus, para que nunca nos esqueçamos de Tua misericórdia e bondade. Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Canto: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica....

Senhor, Te pedimos pela nossa Igreja, para que seus membros estejam sempre firmes na Tua fé. Que teus obreiros possam ensinar com clareza a Tua palavra e exercer tuas atividades de forma justa e honesta para com o Teu povo. Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Canto: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica....


Senhor, intercedemos pelo mundo e por suas autoridades. Esteja com elas nos momentos de dificuldades, angústias e temores. Coloca Tua mão protetora sobre cada uma, para que, quando tomarem suas decisões, não seja em benefício próprio, mas, para o bem de todos. Pedimos pelo fim das guerras em todo mundo. Intercedemos para que seja feita a Tua vontade por primeiro, ó Senhor, e não a nossa. Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Canto: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica....


Senhor, Te pedimos pelas pessoas enfermas, com dificuldades e privações, para que, pela nossa presença diaconal, a Tua mão bondosa ampare cada um e restaure suas forças e suas esperanças, dando ânimo para continuar a vida, mesmo diante das dificuldades e privações. Pedimos-te, também, pela diversidade e pelo multiculturalismo que se estende aos quatro cantos do mundo, para que possam se manter unidos, respeitando as particularidades de cada um. Tudo mais que está nossas mentes e corações que te entregar através da oração de Jesus Cristo nos ensinou a dizer. Pai nosso.......

PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta do último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Saiamos deste culto guardados, amparados, protegidos e cuidados pela Bênção de Deus: Que a bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar, que a bênção do Filho nascido de Maria, que a bênção do Santo Espírito de amor, que cuida com carinho, qual mamãe cuida da gente, esteja sobre todos nós. Em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

ENVIO
Que o Espírito Santo vos acompanhe. Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
Nº 298 - LC – Bênção do Caminhar


 


Autor(a): Pastor Valmiré Martin Littig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 6º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 55 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 57532

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
REDE DE RECURSOS
+
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br