Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

A salvação é dádiva da vida e a ponte da reconciliação

07/04/2022

Vivemos no Tempo de Quaresma, um período de penitência, de arrependimento, de mudança de vida e de preparação para a celebração da Páscoa, a festa da vida. Tudo isso é possível pela graça de Deus e pelo seu amor por nós. Pois, o próprio Deus veio por meio do seu filho amado Jesus Cristo ao mundo para salvar as pessoas. Porque Deus não encontrou entre as pessoas alguém que fosse sem pecado. Alguém que fosse capaz de cumprir a sua lei. Por isso o próprio Deus veio ao mundo em seu filho Jesus Cristo, viver e cumprir a lei entre as pessoas, conquistando através da sua doação e sacrifício a salvação para nós. Aquele que veio nos salvar do castigo da morte eterna, foi pregado por nós seres humanos na cruz sem dó e compaixão. Apesar de toda a nossa maldade, Deus nos oferece em troca, um amor que nós não conseguimos entender, um amor que abre os seus braços para nos acolher na cruz, um amor incompreensível para a nossa mente egoísta que está completamente centrada em si mesma. Deus por meio de Jesus Cristo construiu a ponte da reconciliação, da paz e do amor que é a própria cruz. Na ponte da cruz de Jesus Cristo, Deus vem até nós em seu amor e abre os seus braços para nos acolher como seus filhos e suas filhas e por meio desta ponte somos convidados a viver em paz e harmonia entre nós. Como irmãos e irmãs da família de Deus. A salvação não é conquista nossa, bem o contrário, uma dádiva, um presente de Deus. Ele a estende para nós nesta Quaresma. Deus espera que cada pessoa aceite esta sua graça da salvação com fé e amor. E isso só acontece, quando aceitamos o desafio de viver o que Jesus ensinou por meio de sua palavra e com a sua vida: Amai-vos uns aos outros.

Nós, você e eu, todos os seres humanos temos uma vida centrada em nós mesmos. Isso vemos em Adão e Eva, em Caim e Abel, vemos isso todos os dias no nosso modo de pensar, nas nossas palavras, nos nossos gestos, nas nossas ações e atitudes. Mesmo quando falamos na paz, queremos nos beneficiar. Porque, será, que tem tantas pessoas vivendo nas estrebarias, embaixo da ponte, nas vielas das cidades, passando necessidade tudo por causa do nosso egoísmo. Ninguém entre nós, está a fim de servir ao próximo, nem migalhas mais queremos compartilhar com aqueles que precisam do nosso amor e da nossa solidariedade. Falamos de guerra da Russia e Ucrânia, quando um míssil mata inocentes, mas quantos inocentes nós deixamos passar necessidades e morrer em nossas ruas e em nossas cidades.

Aquele que acolhe em sua vida o amor de Deus de todo o coração e com fé, esse estará pronto para viver a festa da Páscoa com o outro ou a outra, e estará pronto para se doar ao irmão e a irmã que passa por necessidades. Quaresma significa mudar de rumo na vida, deixar de lado o que me afasta da vontade de Deus, é uma preparação para viver a festa da Páscoa ou melhor viver a Ressurreição. A salvação que Deus em Jesus Cristo nos dá como dádiva e presente, nos desafia e traz pela fé para uma nova visão do mundo. Ela abre nossos olhos que veem o irmão e a irmã. Ela nos transmite nova compreensão e perspectiva de vida. Liberta para o serviço em favor de outros.

Deus sabe como para nós é difícil acolher e aceitar esse amor incondicional que nos oferece com fé, também é do seu conhecimento da nossa dificuldade em vivermos conforme a sua vontade, para tanto por meio de Jesus Cristo nos envia o Espírito Santo como nosso auxiliador, orientador e santificador. Só precisamos pedir a sua ajuda em nome de Cristo Jesus e seremos atendidos por Deus. Mas precisamos permanecer em sintonia com Deus todos os dias e todos as horas em nossa vida através da sua Palavra e da oração como o próprio Jesus Cristo ensinou, como revela Mateus 6.46 e Lucas 5.16, sempre se retirava para lugares solitários para orar. Nunca deixe de amar esse Deus amoroso e confiar nele acima de todas as coisas e amar o seu irmão e a sua irmã de todo o coração ou de fato e de verdade. Somos desafiados a viver uma nova vida a partir da Páscoa com Deus e as pessoas. Uma vida em amor. A Ressurreição precisa acontecer hoje na sua vida. Ela é presente quando me entrego ao amor de Deus e futuro quando vivo a minha fé na certeza da esperança da vida eterna com Deus. Feliz Páscoa. Amém.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br