Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

QUARESMA - SENTIDO DA VIDA

25/02/2015

695
1064
1 | 1
Ampliar

Quaresma é reflexão sobre a vida!

Caro leitor e leitora! hoje quero falar com você sobre uma prática atualmente pouco exercitada: a reflexão. Também quero falar sobre o tempo litúrgico que iniciou esta semana: a quaresma. Refletir, segundo o dicionário, significa pensar com detenção e mais de uma vez. Veja bem, fazer uma reflexão nada mais é do que colocar sentido em algo e permanecer nessa ação por algum tempo. Junto com a reflexão sempre há um objetivo, ou seja, temos algo sobre o qual refletimos com determinado intuito. Na quaresma o “algo sobre o qual refletimos” é o sacrifício de Cristo. O intuito é despertar em nós a gratidão, a fé, a responsabilidade, o sentimento de ser amado por Deus a tanto custo (Jo 3.16).

Muito bem, temos o objeto da reflexão e o objetivo. Mas mesmo assim, com tudo tão claro, a cada ano a vivência da quaresma é menos sentida. Por que isso acontece? Segundo o que afirmei acima, não está tudo claro o suficiente? É obvio que está. O problema não está na quaresma, nem em seu significado, mas está em nós, no nosso tempo ou na falta dele. E então volto para a reflexão. Quaresma é o tempo em si, reflexão é nossa tarefa neste tempo. Aqui, na nossa tarefa, há uma grande lacuna que está presente também em outros tempos litúrgicos da igreja. Falta reflexão de nossa parte.

Reflexão, essa é a palavra, mas ela não falta somente na igreja. A cada dia temos pensado menos no que fazemos, dizemos e vivemos. Poucos pensam mais de uma vez sobre essas questões. Porque não sabemos refletir, acontecem acidentes, brigas, imprevistos, guerras, fome e dor à nossa volta. Tem até um ditado que diz: “pare e pense”. Porém, as pessoas fazem, fazem, fazem, falam, falam, falam, mas pensam muito pouco. Refletem muito pouco. Sobre a fé também é assim.

É necessário que todo o cristão pare para refletir sobre Cristo, sobre a fé. Por outro lado, crescem os tratamentos alternativos que se baseiam em meditação, contemplação e tudo o que é subjetivo. As pessoas precisam parar e quando se dão conta disso, sendo tarde, pagam caro para poderem ter um momento de reflexão.

A quaresma nos convida a tudo isso, sem ter que pagar nada. Na verdade, quando refletimos sobre o sacrifício de Cristo, nos damos conta que apenas recebemos. Quem paga e pagou é Cristo. E quando nos espelhamos em Cristo recebemos direção para vida. Isso não tem preço. Refletir sobre o sacrifício de Cristo é receber luz para nosso caminho.

Porém, quando refletimos sobre a dor de Cristo, lembramos da nossa responsabilidade, de nossos pecados que levaram ao sacrifício do Filho de Deus. Quem reflete sobre atos e palavras na vida geralmente se dá conta da responsabilidade que tem sobre os mesmos. Quem não reflete sobre o que faz e diz não assume os próprios erros e ainda afirma: “Eu fiz sem pensar.” Por causa desse “fazer sem pensar” há tantas pessoas vagando sem rumo nesta vida, neste mundo.

Caro leitor e leitora, pense, reflita. Tire um tempo para a reflexão sobre o sacrifício de Cristo. Isso te levará a refletir sobre a tua vida. E em cada momento que você parar para pensar Deus estará falando contigo. Quaresma é reflexão sobre a vida.

Paróquia Evangélica de Mondaí


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br