Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

ESTÁ CONSUMADO.

31/03/2016

PÁSCOA
DSC01659
1 | 1
Ampliar

  • Está Consumado. (Jo 19.28-30; LB - Cl 1.15-23)

Esta foi a última palavra que o Jesus falou na cruz. (Jo 19.30). Está Consumado. Terminou! Acabou! Em grego é uma palavra apenas: Tetelestai.

Esta palavra pode ter muitos significados, dependendo do contexto, do tom, e de diversos fatores. 

  • Jesus não pronunciou esta palavra como um lutador que desiste no final de uma luta 
  • Como quem anuncia uma derrota. 
  • Jesus não pronunciou esta palavra como uma pessoa no leito de morte que não vê mais qualquer perspectiva ou chance para si. 
  • Jesus não pronunciou esta palavra como quem está completamente cercado por inimigos e sem qualquer chance para escapar.

NÃO!!! Jesus disse “tetélestai” como quem cumpre e completa a sua missão. O Evangelho de João é o único que nos conta esta palavra que Jesus diz ao morrer: Tetélestai. Jesus apenas inclinou a cabeça, entregou o Espírito e disse: Tetélestai: tudo está completado. Está consumado!

  • É como o corredor de uma maratona que cruza a linha de chegada após correr 42 Km. “Acabei! Completei!” 
  • É como aquele que termina uma obra de arte, uma pintura, uma escultura: “Acabei! Terminei! completei” 
  • A Nova Tradução na Linguagem de Hoje diz: “Está tudo completado” 
  • É como a mãe que está para dar à luz e entra em trabalho de parto por muitas horas. Finalmente, quando a criança nasce a mãe pode dizer: “terminou! Está completado!” Algo maravilhoso e inacreditavelmente significativo aconteceu. Quando Jesus inclinou sua cabeça e clamou “Está tudo completado” ele quis dizer: eu completei a missão que devia ser cumprida. Tudo foi feito.

Mas, o que realmente Jesus terminou??? O que ele completou??? O que estava consumado??? O que Jesus precisamente cumpriu quando sua agonia na cruz também havia chegado ao fim?

Jesus completou 3 coisas pelo menos:

1. O preço para a salvação foi completamente liquidado

2. Jesus nos mostrou como Deus é.

3. A cruz é vitória e não derrota 

1. O preço para nossa salvação foi completamente pago. Cl 1.15-23

  • 15 Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas. 
  • 16 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo. 
  • 17 Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia. 
  • 18 Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo. 
  • 19 Pois é pela própria vontade de Deus que o Filho tem em si mesmo a natureza completa de Deus. 
  • 20 Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu. 
  • 21 Antes, vocês estavam longe de Deus e eram inimigos dele por causa das coisas más que vocês faziam e pensavam. 
  • 22 Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa. 
  • 23 Mas é preciso que vocês continuem fiéis, firmados sobre um alicerce seguro, sem se afastar da esperança que receberam quando ouviram a boa notícia do evangelho. Foi desse evangelho que eu, Paulo, me tornei servo, e é esse evangelho que tem sido anunciado no mundo inteiro.

Subjetivamente está dentro de nós a idéia de que o que foi feito de errado precisa ser reparado. A pessoa que cometeu algum erro, pecado, crime, precisa reparar o que fez de errado. Precisa pagar pelo seu erro. Todos nós pensamos assim. Fez... pagou...

Por exemplo, todas as vezes que aparece algum crime bárbaro nas notícias, as pessoas envolvidas sempre clamam por justiça. Nada mais é do que o anseio pela compensação do que se fez de errado.

A Bíblia nos diz que todos somos pecadores (Rm 3.23) Não há qualquer pessoa que possa dizer: eu sou 100% justa e correta. O pecado é algo que nasce dentro de nós e que contamina toda nossa vida e todos os nossos relacionamentos. A Bíblia também nos diz que Deus não aceita o pecado no céu. Como é que eu vou poder chegar ao céu se sou pecador, imperfeito, falho, fraco, um caco? Estou completamente perdido. Pois quem deve pagar pelo erro, pelo pecado deve ser aquele que transgrediu a boa vontade de Deus.

Mas, como posso fazer isso se tudo o que faço está contaminado pelo pecado que habita dentro de mim? A boa notícia do Evangelho é de que Deus providenciou tudo o que precisava ser feito para a nossa salvação. Deus não nos dá as costas, não nos deixa na mão. Ao enviar Jesus Cristo, seu amado filho para morrer numa cruz, este seria o preço que precisava ser pago para a minha e a tua salvação.

Jesus, então, assim, foi nosso substituto? Sim, Jesus foi nosso substituto. Pagou pelos nossos pecados. Assumiu nosso lugar na cruz. Assumiu o meu e o teu pecado. Porque???

Para que todo o que crê em Jesus não se perca, não pereça, não morra eternamente, mas tenha a vida eterna com Deus. (Jo 3.16) Isto é a essência do Evangelho. Qualquer criança pode entender e crer nisso: Jesus morreu por mim! Quando Jesus inclinou a cabeça e rendeu o Espírito, ele estava completando a única forma pela qual a justiça de Deus poderia permanecer igual para pecadores como eu e como você. Isto significa graça. Tudo o que precisava ser feito para a minha e a tua salvação já foi feito na cruz. Não há mais nada que precise ser feito. Porque se eu quiser fazer mais alguma coisa para poder ser salvo, então estou anulando o sacrifício de Jesus na cruz. A única coisa que resta para eu fazer é aceitar este presente, esta graça imerecida e viver de acordo com a vontade de Deus.

2. Jesus nos mostrou como Deus é João 14.8-9

Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? A bíblia declara: ninguém jamais viu a Deus. “Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.” (Jo 1.18 NTLH)

A cruz revela um Deus que sente quando estamos machucados. Não apenas dor física, mas dor espiritual. Esta dói muito mais. A cruz revela um Deus que está ferido quando nós pecamos. A cruz revela um Deus que sente quando estamos com fome e com sede de vida. A cruz revela um Deus que pode ouvir uma lágrima brotar no olho e rolar pela face de cada um de nós, mesmo quando achamos que somente o nosso travesseiro conhece nossas lágrimas. A cruz revela um Deus que se importa conosco. Que sabe das nossas necessidades. Sabe dos nossos problemas. Tanto os grandes problemas como os pequenos. A cruz revela a figura de um Deus que sente saudade. Saudade de cada um de nós que está longe da casa do Pai. A cruz revela um Deus que é como um bom Pastor, que busca, procura, teimosamente, insistentemente, até encontrar a ovelha que se perdeu. E a carrega nos braços de volta para casa. A cruz revela um Deus que nos conhece pelo nosso nome. E que quer ter este nome escrito no Livro da Vida.

Você tem o seu nome escrito no Livro da Vida, que está diante de Deus? Na cruz, Jesus revelou o mais fiel retrato de Deus. Você quer saber como Deus é? Olhe para a cruz!

3. A cruz foi vitória e não derrota Colossenses 2.15

e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Para um observador desatento, o final do ministério de Jesus Cristo sendo condenado e morto numa cruz foi o atestado de derrota completa do plano de salvação de Deus. Até mesmo os próprios discípulos não estavam acreditando no que estava acontecendo 

  • Alguns fugiram 
  • Pedro o negou 
  • Judas se suicidou 
  • Outros voltaram aos seus afazeres como se nada tivesse acontecido

Contudo, a história continua... Não termina na sexta-feira Santa. Precisamos encarar a Sexta-feira Santa com nossos olhos no domingo. Sem o domingo de páscoa, aquela sexta-feira seria apenas mais um triste dia em que morreu uma boa pessoa que fez e disse muitas coisas bonitas. Pela ressurreição, Deus declarou a vitória sobre a morte, sobre o pecado e sobre a condenação do pecado sobre nossas vidas. O diabo continua tendo poder, mas ele não é Todo-Poderoso.

Muitas vidas ainda estão se desviando da cruz, do salvador e senhor Jesus Cristo, e caminhando para sua própria condenação. Muitas e muitas vidas ainda estão longe do pai amoroso. Muitas e muitas pessoas são como a ovelha perdida que precisa ser resgatada Muitas e muitas pessoas são como o filho perdido, que precisa decidir voltar para os braços do pai amoroso.

Na cruz Jesus está de braços abertos esperando por você Na cruz a vitória final foi conquistada por antecipação. Você está do lado daquele que já é vencedor? Eu não tenho qualquer dúvida disso. E creio firmemente que chegará o dia em que “ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” Fp 2.10,11)

Tudo isso Jesus estava realizando na cruz, sobre o Calvário. Quando Jesus clamou “Tetelestai”, ele estava colocando um ponto final na história da salvação, escrito com seu próprio sangue.

O que eu devo fazer, então? Há alguma coisa que eu possa fazer ainda? Como diz o conhecido hino: “Tudo isso fiz por ti. Que fazes tu por mim?” SIM! Há algo que você ainda precisa fazer...

Enquanto Deus ainda te deixa estar com vida para poder decidir

1. Em primeiro lugar, reconheça que também tu és pecador

2. Em segundo lugar, reconheça que Jesus também morreu por ti.

3. Em terceiro lugar, aceite, receba este sacrifício, como sendo o presente dado por Deus para tua salvação. Que triste quando sabemos que alguém deu a sua vida por nós e nós simplesmente respondemos balançando os ombros.

4. Diga a Jesus, em oração, eu também sou um destes pecadores para quem o Senhor morreu. Eu me arrependo de todos os pecados e quero aceitar o presente da salvação. Venha morar no meu coração.

Assim pode acontecer Páscoa também na sua vida.


Autor(a): P. Leandro Daniel Ristow
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37326

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br