Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Deus, super-herói?

Culto on-line 7º Domingo da Páscoa

24/05/2020

Igreja por dentro
Leitura do Salmo
1 | 1
Ampliar


Culto feito em mutirão, com a participação de Regina Müller (voz), Lélia Brazil (flauta), Eder Targino (piano), P. José Kowalska

Deus, que nos dá esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que têm nele, para que a esperança de vocês continue a crescer pelo poder do Espírito Santo.

Pregação baseada no Salmo 68.1-10, 32-35
Que imagem você tem de Deus? Não digo como seria uma foto ou uma pintura de Deus, refiro-me à quais as características que você acredita que Deus tem.
Deus poderoso, tipo super-herói de filme ou quadrinhos ou será outro tipo?
Na teologia temos termos muito bonitos para expressar a Deus, omnipotente, omnisciente, omnipresente, ou seja, Deus tem todo o poder, toda a sabedoria e está em qualquer lugar. Super-heróis têm alguns desses atributos, mas também alguns super-vilões os têm. Muita gente crítica aqueles que acreditam na existência de um ser divino falam de que nós projetamos aquilo que mais desejamos. Nesse ser que inventamos colocamos o nosso desejo. Eu crio um Deus tem que ser fiel, porque eu não posso manter minhas promessas ou penso num Deus amoroso porque eu preciso que alguém me ame. Com certeza com muitas pessoas isso é verdade. Colocam em Deus aquilo que elas precisam. É como aquelas pessoas que oram ordenando a Deus que faça isto ou aquilo, fazem de Deus o menino dos recados. Mas, Deus é Deus e assim sendo é totalmente diferente àquilo que nós, seres humanos achamos que seja Deus.
Nós podemos ter dicas, podemos procurar entre as letras do texto bíblico a Palavra de Deus que nos ajude a entender um pouco mais sobre o mesmo Deus. Vemos em Jesus Cristo a explicação explícita do que é Deus, como é o seu agir e quais são os seus valores. Mais do que eu querer dizer como Deus tem que ser, devo olhar para a Bíblia e deixar que ela me conte mais de como é Deus, como age e o que quer para mim, para a minha vida e para as pessoas que estão ao meu redor.
Um desses exemplos, nós encontramos no salmo 68. Para muitas pessoas, um salmo perfeito, que fala da magnificência de Deus e do seu desfile triunfante. Algumas pessoas podem ler esse texto fechado em si mesmo, sendo dito por pessoas orgulhosas e poderosas tentando dar legitimação divina a sua situação. Deus é poderoso assim como eu o sou. Deus é grande e por isso eu também posso ser grande.
Mas, não podemos olhar somente para aquilo que nós queremos ler. Devemos deixar o Espírito divino agir e permitir que o salmo cante para nós e veremos diferente. Depois do convite inicial para louvar, o salmista mostra que Deus, o soberano entronizado em Sião, não é apenas um guerreiro poderoso que destrói os seus inimigos pela satisfação do seu desejo. Ao contrário Deus luta pelos vulneráveis e despossuídos, pelos órfãos e pelas viúvas, pelos desabrigados e até pelos cativos. Dá companhia a quem estava solitário. Manda chuva para os que estavam em estiagem.
O Deus que habita vitorioso em seu santo templo é pai dos órfãos e protetor das viúvas, dá um lar aos desolados e liberta os prisioneiros. A vontade de Deus neste salmo é contrária ao que muita gente imagina. Esse sim é um Deus super-herói, um Deus que usa seus superpoderes para ajudar a quem mais necessita.
Somente aquelas pessoas que praticam a compaixão divina podem justamente afirmar que Deus está do nosso lado. Louvar a Deus é conformar-se à sua vontade, ou melhor dito, juntar-se a Deus na sua obra neste mundo, deixando de lado nosso triunfalismo egoísta. E que em nosso agir as pessoas ao nosso redor sempre possam dizer: Bendito seja Deus!

Envio
Vivam em paz. Coloquem toda a sua ansiedade em Deus, porque Deus cuida de cada um, cada uma de nós.
Demos graças a Deus.
 


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 68 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 35
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 56812
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br