Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Celebrações da Semana Santa em Nova Hartz

08/05/2014

DSC03907
DSC03872
DSC03927
1 | 1
Ampliar

As celebrações da Semana Santa na Comunidade Evangélica de Nova Hartz iniciaram no Domingo de Ramos, com uma caminhada no pátio até a entrada da igreja, pelo caminho demarcado por ramos verdes, recordando a entrada de Jesus em Jerusalém.
Na quinta feira santa, iniciou-se o Tríduo Pascal, lembrando o gesto mais humilde de Jesus Cristo, quando lava os pés dos seus discípulos e diz: “Vocês entenderam o que eu fiz? Se eu, o Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz” (João 13-12/15). Este gesto de Jesus nos faz entender a dimensão do seu amor a todos nós e do ato de servir, pois nem Ele veio para ser servido e sim servir.
A pastora vice-sinodal, Tânia Cristina Weimer, cantou o refrão de uma música que diz assim: “Amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria e ao chegar o fim do dia, eu sei que dormiria muito mais feliz”. Estas palavras sintetizam o tema Servir e Ser Feliz que vai ser o tema do Dia da Igreja, para o qual a pastora incentivou a comunidade a participar no dia 31 de agosto em Nova Petrópolis.
Rememorando o gesto de Jesus, 12 pessoas da comunidade, representando departamentos e membros engajados no servir, lavaram os pés umas das outras. Celebrou-se a Santa Ceia, em lembrança da última ceia do Senhor com os discípulos. No final da eucaristia, enquanto rodava um vídeo com a música “O homem” de Roberto Carlos, o altar foi desnudado, foram retirados todos os paramentos e símbolos litúrgicos. A comunidade saiu em silêncio, sem receber a benção e sem ouvir o badalar dos sinos.
Na sexta feira santa, o culto foi realizado à noite, na penumbra e com a representação da Via Sacra – desde a condenação de Jesus até a sua pregação e morte na cruz. A comunidade se retirou em silêncio com sentimentos de tristeza e luto num mundo sem Deus.
No domingo de Páscoa, às 6h da manhã, a celebração teve início em frente ao templo, com a encenação “Mulheres, por que vocês estão chorando?” Sob a luz do “Fogo Novo”, a comunidade se dirigiu até o Centro de Eventos, onde o espaço foi preparado com todos os elementos litúrgicos e num ambiente alegre com sinais de vida e luz para comemorar a ressurreição do filho de Deus.
Cristo vive Aleluia! Na cruz não havia mais sinais de morte, estava enfeitada com flores. A árvore seca transformou-se na árvore da Páscoa, enfeitada com ovos coloridos, que simbolizam vida e renascimento. O culto foi completo, com a celebração da Ceia do Senhor, benção e envio. Após, toda a comunidade compartilhou um gostoso o Café da Manhã. A mesa do café foi decorada e preparada por voluntárias e voluntários, com bolachas caseiras, ovos decorados, ovos de chocolates, frutas. Uma verdadeira mesa farta recebida de doações dos membros da comunidade.
Texto: Ursula Loth
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br