Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Ascensão de Jesus Cristo

Devocional Dominical - 23-05-2020

23/05/2020

Ascensão de Jesus Cristo


Conhecemos muitas histórias. Algumas mais interessantes, outras nem tanto. Algumas felizes, outras engraçadas e ainda outras trágicas e tristes. Algumas histórias que conhecemos são verdadeiras, já outras, são duvidosas, ou então, sabemos que são meras lendas e fábulas.
No entanto para que a história seja boa, ela precisa ter um começo, ou meio e um fim, não é verdade? Histórias que não tem fim, são as que chamamos de histórias mal contadas. Aliás, em nosso país, existem inúmeras histórias mal contadas, onde não sabemos o fim de determinados acontecimentos. No contexto da política, por exemplo, de tempos em tempos, são levantadas denúncias e são revelados escândalos, que dão grande alvoroço. Mas de repente, tudo se cala, e a história simplesmente desaparece, e ninguém sabe o fim que levou, se é que levou um fim. Coisas desse tipo causam indignação e descontentamento.
Mas, porque estou falando dessas coisas? O que isso tem a ver com o devocional de hoje? O que tem a ver com o texto da leitura bíblica? Celebramos nesta semana uma data muito importante para a Igreja cristã: a ascensão do Senhor Jesus Cristo. Lembramos do dia em que Cristo retornou para a glória celeste, junto ao Pai. Para nós cristãos, é muito importante que esse acontecimento esteja registrado em nossas bíblias. Se isso não fosse registrado, Jesus Cristo simplesmente desapareceria na história da humanidade. Assim, a história de Cristo seria também uma história mal contada. Teria um belo começo, um meio fantástico, mas não teria um “fim”. Mas entendamos bem este “fim”. Não se trata propriamente de um fim como estamos acostumados. Não significa que acabou-se tudo o que dizia respeito a Jesus, que foi bom enquanto durou, mas que agora acabou.
Definitivamente não é isso. A ascensão de Cristo apenas põe fim a trajetória terrena de Cristo. Mas isso não significa que na sua ascensão, Cristo abandonou a humanidade e foi habitar num lugar distante. Na verdade Jesus volta para o lugar que lhe é devido, a glória de Deus. E isso ele o fez para poder estar sempre conosco através do Espírito Santo. O que Cristo faz é uma troca: ele troca a sua presença física, pela sua presença espiritual. Ele trocou a sua presença corporal para poder habitar totalmente o nosso corpo. Assim, ele pode estar com toda a humanidade, em todos os lugares e em todos os tempos.
Aliás, a história de Cristo é uma história de trocas. Primeiro, ele trocou a glória de Deus para se tornar homem. Nisso, ele revelou o amor divino, curando os doentes, abraçando as crianças, ensinando os desorientados, libertando as pessoas da opressão e da morte e acima de tudo, anunciando a salvação. Cumprida a sua missão, Jesus troca a sua existência física pela existência espiritual. Cristo deixou a sua história para poder fazer parte da nossa. Por isso, estimado irmão, para que a nossa história de vida seja uma boa história, Cristo precisa fazer parte dela. Somente com ele a nossa história terá um final feliz. Amém.

 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56813
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br