Ação de Graças - Festa da Colheita


ID: 2852

O QUE SÃO AÇÕES DE GRAÇAS?

13/06/2017

Conforme Lucas 17. 11-19, Jesus estava indo para Jerusalém, e no caminho passava por Samaria e Galiléia, duas cidades. E ao entrar em uma destas, dez pessoas gritaram “Jesus, mestre, tem compaixão de nós”. Estas pessoas estavam com uma doença grave a qual atacava a pele e os nervos, e na época chamava-se lepra, mas hoje chamamos de Hanseníase. Hoje tem cura, naquela época não!

Quando se descobria que uma pessoa tinha lepra, era automaticamente isolada. Isso significa não morar mais com a família, uma porque era uma doença altamente contagiosa; o simples fato de morar na mesma casa poderia transmitir a doença, e outra porque não tinha cura: As pessoas morriam com essa doença. Então se era contagiosa deveria se afastar o doente para não contagiar outras pessoas, quem adquirisse esta doença já estava com seu fim marcado, certamente esta pessoa morreria!

Essas pessoas chegaram perto de Jesus, o viram, e clamaram sua ajuda, pois na região todos ouviam falar das curas e milagres de Jesus. Acontece que os leprosos eram instruídos a gritar “impuro, impuro”, quando alguém se aproximasse deles, esta era a forma de anunciar que estes eram doentes, para outras pessoas não chegarem perto.

Podemos imaginar a esperança para estes leprosos, que até o momento não tinham perspectiva de vida nenhuma, e agora vêem diante de seus olhos uma possível cura: Jesus! Sua dignidade seria resgatada se fossem curados desta doença, poderiam voltar a encontrar e morar com seus familiares, sua vida voltaria ao normal.

Aí Jesus diz para eles irem até o sacerdote, (neste caso não excluindo a autoridade dos sacerdotes, regras e leis da época). O sacerdote era a pessoa responsável em dizer se a pessoa poderia voltar para o convívio social ou não, se poderia voltar para casa de seus familiares ou deveria permanecer fora da cidade com os outros leprosos.

No caminho, os dez foram curados!!! Sim eles foram CU-RA-DOS! Ao perceberem isso, podemos imaginar a alegria e vibração deles, a esperança e vida foi resgatada! Que maravilha, agora além de terem sido curados, eles podiam voltar para a vida social, para casa e para a família.

Mas um deles, o samaritano, alguém considerado impuro, indigno, não conhecedor da palavra de Deus, alguém que não freqüentava o templo, e justamente este voltou dando louvores a Deus, e agradece à Jesus. O texto de Lc 17 quer apontar justamente que aqui quem não tem dignidade, por meio de Cristo ela é restaurada, mais do que uma cura externa, como a lepra, somos convidados a nos libertar do egoísmo, e somos convidados à sermos humildes, a ter reconhecimento do poder de Deus, louvor e adoração à Deus. No caso deste samaritano que voltou para agradecer, o louvor e gratidão também são sinais de fé! Por isso Jesus lhe disse: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou! Jesus não apenas diz: “a tua fé te curou da lepra”, mas sim que a fé dele o SALVOU.

Por meio de Cristo e da fé obtemos SALVAÇÃO. Em geral nós, seres humanos, queremos ser auto-suficientes, desta maneira nos tornamos cegos em relação ao poder de Cristo, e ao próximo. Os outros nove, encontraram a saúde, mas não a Cristo como Senhor e salvador. Isso revela a auto-suficiência deles. Porém se Jesus não estivesse ali, eles não teriam sido curados.

Os nove que não agradeceram viram em Jesus apenas um “fazedor de milagres”. Jesus não dá nenhuma condição para a cura, simplesmente por amor, os cura, porém 90% destes não foram gratos à quem lhes concedeu vida novamente: Jesus. Em termos de vida nova, os nove não tiveram nova vida, pois não levaram a sério, Jesus o Filho de Deus como o Salvador como doador de vida nova.

Eles não permitiram que Jesus plantasse neles a semente da gratidão que também leva a comunhão e compromisso com Deus e o próximo. Para estes a ESPERANÇA se limitou apenas à cura física, eles desapareceram na massa, não foram fermento na massa, não fizeram a diferença, “o deles” estava garantido, para quê voltar e se envolver e novos compromissos? O que eles QUERIAM eles CONSEGUIRAM: saúde, realização pessoal= voltar para casa. Preferiram ficar apáticos aos outros, “o que é meu está garantido, os outros que se virem”. Quantas vezes apenas vivemos por nossos interesses próprios, sem nos importar com o nosso próximo e agradecer a Deus?!

Fé agradecida leva à alegria, vida em abundância, a qual Jesus nos promete. Que Deus nos ensine, motive e ajude a darmos graças por tudo o que recebemos. Que nossa vida seja voltada ao louvor e gratidão a Deus.

Portanto, nas celebrações de Ação de Graças e Festa de Colheita em nossas comunidades, que possamos ser agradecidos à Deus, olhando para as nossas vidas e tudo o que recebemos de Deus, e de forma concreta, por meios de AÇÕES, sermos gratos à Deus. Amém.


Autor(a): Pa. Ettiene Cibele Mittanck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ação de Graças - Festa da Colheita
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 17 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 19
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 42604

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br