Celebração


ID: 2651

Você já ouvir falar de Pentecostes? - Atos 2.1-4 - Pastor Ernani Ropke - 21 de maio de 2021

Oração em tempo de coronavírus

21/05/2021

Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. (Atos 2.1 - 4)

Que a graça de a paz de Cristo sejam contigo nesse dia!

Você já ouviu falar de Pentecostes? Nos grupos de Ensino Confirmatório, quando faço essa pergunta, fica um silêncio geral. Raramente alguém sabe o que é Pentecostes. O que é Pentecostes para você?

O “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. A origem dessa festa é baseada em uma antiga tradição hebraica, chamada Shavuoth, que significa “Semanas”. Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa. A data também homenageia a memória do dia em que Moisés recebeu de Deus as Tábuas com as Leis Sagradas, conhecidas por Torah, quando estavam no deserto rumando em direção a terra prometida. Talvez você pergunte: Ué, já existia Páscoa antes! Páscoa não é a ressurreição de Jesus! Para nós cristãos e cristãs a Páscoa é sim a ressurreição de Jesus. Mas para os judeus a Páscoa é a libertação da escravidão do Egito. Essa festa de pentecostes era tão importante que reunia em Jerusalém multidões de judeus vindos de vários países.

E é justamente nesse dia da Festa de Pentecostes dos judeus que, para nós cristãos, se cumpre a promessa de Jesus em João 14.16 “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre”. Pentecostes é para nós cristãos e cristãs, cinquenta dias após a Páscoa, o derramamento do Espírito Santo. Dia que Deus nos presenteia com o seu Espírito Santo.

Como diz em Atos 2.1 – 4: Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. (Atos 2.1 - 4)

O Espírito Santo ao descer sobre os seguidores de Jesus em Jerusalém habilitou-os e animou-os para o testemunho do Cristo Ressurreto. Os discípulos, por exemplo, que durante e após a crucificação de Jesus fugiram e negaram a Cristo, trancando-se em casa com medo das autoridades, tomam, a partir da experiência de Pentecostes, a frente para proclamar publicamente que Cristo vive, que nele está a verdadeira vida.

Neste domingo, dia 23, celebraremos novamente Pentecostes. Que o Espírito Santo também toque nossas línguas para que possamos proclamar e praticar o que Cristo ensinou: o consolo, o diálogo, o perdão e a solidariedade. Que o Espírito Santo toque nossas línguas para proclamar a sua paz e não a discórdia, a intolerância e o ódio. Que o Espírito Santo toque nossas línguas para que em nossos lares palavras doces e amáveis, muitas vezes raras e estranhas, possam ser balbuciadas. Amém.

Oração:

Senhor, rogo nesse momento que o teu Santo Espírito abrace cada pessoa que nos ouve. Toca com o teu Espírito nossas línguas para que possamos espalhar ao nosso redor a esperança, a compreensão, o consolo, a paz, a justiça, o perdão e solidariedade do teu Filho. Ajuda-nos com o teu Espírito Santo nos momentos em que nos sentimos órfãos na vida. Consola e anima com o teu Santo Espírito as tantas famílias enlutadas em nossos dias. Por Jesus Cristo, nosso Salvador! Amém.

Que o Espírito Santo sopre e toque sempre os seus, os meus, os nossos lábios com palavras que consolam, orientam e fortalecem a vida! Amém.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br