Celebração


ID: 2651

Vivendo a partir da Páscoa em tempos de quarentena

18/04/2020

Vivendo a partir da Páscoa em tempos de quarentena

Uma semana se passou desde a Páscoa. E o que ainda sobrou? Talvez muitos ainda tenham em casa chocolates, ovos, amendoim doce. Talvez a casa ainda esteja com a decoração de Páscoa. Mas, volto a perguntar: o que mais sobrou? Tenho certeza que esta Páscoa foi muito diferente das demais. Uma Páscoa sem grandes festas, sem encontro de familiares. Uma Páscoa mais silenciosa, mais reflexiva. Mas eu insisto na minha pergunta: sobrou mais alguma coisa desta Páscoa tão diferente? Sinceramente espero que sim. Espero que tenha sobrado a alegria da ressurreição. Espero que tenha sobrado a esperança e a fé no Cristo morto e ressuscitado. Espero que tenha sobrado o entusiasmo de comemorar a maior de todas as vitórias, de todas as conquistas: a vitória da vida sobre a morte e a conquista de nossa salvação.
Falo de sobras. Mas na verdade, espera-se que após a Páscoa, tenham ficado muito mais do que sobras, muito mais do que apenas migalhas. Que a Páscoa tenha enchido o nosso coração de esperança, tenha abastecido a nossa fé de certeza e tenha acabado de vez com as dúvidas e com o temor.
Mas verdade seja dita, nem sempre é fácil crer. Nem sempre é fácil ter esperança, ter a coragem e a empolgação de viver a Páscoa. Por vezes, a situação nos leva a esquecer, ou até mesmo a nem vivenciar a ressurreição do nosso Senhor. São problemas na família, são doenças, são brigas, dificuldades e incertezas que nos impedem de crer, que nos impedem de nos alegrar. E aí, o que fazer? Os discípulos experimentaram todo esse temor e se trancafiaram em casa, a portas fechadas. O medo e o assombro dos últimos acontecimentos os paralisaram. O evangelho nos fala especialmente de Tomé, que não estava presente na primeira aparição de Jesus e por isso não creu na ressurreição. Ele só acreditaria vendo.
Tantas vezes nós também somos assim. Só acreditamos vendo. Em tempos tão incertos como os que agora vivemos, é difícil manter a confiança. Aliás, em muitas coisas nós nem sequer sabemos em que confiar, ou o que esperar. Mas a boa nova da Páscoa, esta é certa. Não há dúvidas de que Cristo ressuscitou. A vitória da vida sobre a morte é garantida.
Querido irmão! Espero que mesmo nestes tempos tão adversos a Páscoa tenha enchido a tua vida de esperança e confiança. Tomara que não tenha sobrado apenas migalhas insignificantes da vitória que Cristo alcançou por ti. Tomara que a fé em Jesus Cristo e a certeza de sua ressurreição preencham o teu coração, não deixando assim espaço para o medo, e ansiedade. Nestes tempos incertos, lembremos daquilo que é certo e verdadeiro: Cristo está vivo e está conosco. Que a paz esteja com você! Amém.

 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 29
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56125
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
REDE DE RECURSOS
+
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br