Celebração


ID: 2651

Salmo 67 - 6º Domingo de Páscoa - 22/05/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

22/05/2022

 

22/05/2022- 6º Domingo de Páscoa

Pregação: Salmo 67; Leituras: João 5.1-9; Atos 16.9-15

Pastor Adriel Raach – Comunidade de Cuiabá - MT

 

     LITURGIA DE ABERTURA

 

ACOLHIDA

Saúdo vocês com o texto bíblico de João 14.23, onde diz: “Jesus Cristo diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”

- A palavra de Deus hoje quer nos motivar a declararmos o nosso amor por Ele, a Ele! Vamos louvar o nome de Cristo Jesus, pois o que ele fez por nós podemos perceber em nossas vidas. Em culto declaramos nossa fé e confiança em Deus e rendemos graças por tudo o que temos e somos! Que Deus nos abençoe e nos conceda sua sabedoria para meditarmos sobre sua santa Palavra! Amém.

 

Neste culto nós nos encontramos com o próprio Deus. Ele está aqui. Assim, todas as pessoas que nos visitam, sintam-se acolhidas também pelo Deus bondoso!

 

CANTO DE ENTRADA

Nº 338 - LCI – Louvor rendamos

Ou: Nº __26 – LCI – Reunidos aqui_____

 

SAUDAÇÃO

Nós celebramos este culto em nome e na presença do Trino Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

 

CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº 01 - LCI – Saudação apostólica

Ou: Nº __03 – LCI – Trino Deus__

 

CONFISSÃO DE PECADOS

Bondoso Deus, reconhecemos que nem sempre temos respondido à tua fidelidade e ao teu amor por nós com a mesma intensidade com que tu nos atendes. Nosso falar sobre ti tantas vezes tem sido tímido. Vamos deixando a nossa vida cair na rotina. Deixamos de cuidar das outras pessoas, assim como Jesus nos ensinou. Deixamos de buscar a unidade da Igreja. Deixamos de buscar com ousadia a tua justiça e tua paz em nossa realidade. Por nossa fraqueza, ó Deus, pedimos-te perdoa-nos e concede-nos a graça de podermos aperfeiçoar nossa vida a partir da tua vontade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

ANÚNCIO DO PERDÃO

O nosso consolo e fortalecimento vêm da palavra de Deus. No Evangelho de hoje, João 5.6: “Jesus o viu deitado e, sabendo que estava doente todo esse tempo, perguntou: Você quer ficar curado?” – A pergunta também é para nós, pecadores e pecadoras: Vocês querem ficar curados? – Se sinceramente responderem que sim, eu declaro o perdão de Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE

Lembramos das situações de sofrimento que o mundo enfrenta. Uma Pandemia devastadora e angustiante que assolou o mundo inteiro. Famílias sofrendo com a dor do luto, pessoas com dificuldades financeiras. Desempregados, imigrantes, vítimas de conflitos armados, falta de amor e uma crescente desumanidade, além do descaso com a natureza. Deus de amor, tem compaixão, apressa-te em socorrer-nos!

Cantemos, Nº 56 – LCI – Pelas dores deste mundo

 

GLÓRIA IN EXCELSIS

Rendamos glórias a Deus nas alturas dos céus, cantando: Nº 171 – LCI – Ontem, hoje e sempre

 

ORAÇÃO DO DIA

Deus bondoso, mais uma vez celebramos culto a ti como forma de demonstrar nosso amor e a nossa confiança. Pedimos que continue mantendo-nos firmes em ti. Que tua palavra hoje neste culto seja mais alimento para a nossa fé. Que nossa vida seja dedicada ao serviço de amor que resulta do amor que cultivamos como irmãos e irmãs na fé. Em nome de Jesus, Senhor e Salvador, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo sempre. Amém.

 

LITURGIA DA PALAVRA

 

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Salmo 67

 

2ª Leitura Bíblica: Atos 16.9-20

 

 

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

Nº 165 – LCI – Estou Pronto, Senhor

 

Aclamação do Evangelho: ALELUIA

 

Leitura do Evangelho: João 5.1-9

 

PREGAÇÃO: Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão com o Espírito Santo esteja com cada um e cada uma de nós. Amém.

- Como reconhecer a ação de Deus no mundo? Somos convidados pelo salmista a louvar a Deus por tudo o que ele tem feito por nós e através de nós. Ele descreve como é que Deus age com justiça, com bondade e compaixão. Ao mesmo tempo ele coloca isso na oração dele, logo no início, pedindo a Deus que tenha compaixão de nós e nos abençoe. – Como então saber que o que há de bom acontecendo no mundo que é ação de Deus por nós?

- O pedido do salmista revela não somente a sua vontade de que a bondade de Deus prevaleça no mundo, mas também que os povos vejam o que Deus tem feito. A terra deu sua colheita! Essa colheita é atribuída a Deus, como obra da sua bondade! Mas, será que é assim entre nós? Será que as pessoas sempre reconhecem que as colheitas, a paz, a justiça, o amor entre as pessoas, que tudo isso é, antes de qualquer coisa, ação de Deus no mundo?

Há muitas pessoas que resistem a admitir isso! Vivemos em um mundo que prega a meritocracia, que basicamente atribui aos próprios autores das obras todo o mérito, todo o crédito. Baseado na meritocracia, como vou atribuir a Deus tudo de bom que tem acontecido na minha vida? – Não seria mais “justo” afirmar que é decorrente do meu próprio esforço? – Dizer que Deus tem abençoado o mundo com bondade e não atribuir também a Ele todo o sofrimento e toda a miséria que as pessoas enfrentam, não seria descreditar as pessoas que são, de fato, benfeitoras e pôr a culpa do mal apenas nos malfeitores?

- Por mais estranho que isso pareça, é bem essa a verdade! Todo o mal e toda a miséria que há no mundo é decorrente da maldade do coração humano. Quando nos distanciamos de Deus permitimos que o a arrogância, o egoísmo e o individualismo se apoderem do nosso coração. Cobrar os créditos e os méritos das próprias ações podem ser interessantes quando estamos na condição de benfeitores. Mas, bem sabemos que não o somos sempre assim. Somos pecadores, egoístas e pecamos contra Deus e uns contra os outros. Desse modo a justiça só seria verdadeira se recebêssemos o mérito pelas boas ações e também sofrêssemos o castigo pelos pecados que cometemos.

Nós cristãos atribuímos toda a bondade a Deus porque somente ele é totalmente bom! Ele é pura bondade e age sempre com compaixão. Tudo o que resulta da nossa ação aqui no mundo que venha a gerar algum benefício à criação de Deus e às pessoas nós atribuímos a Deus e reconhecemos a nós mesmos como instrumentos dele. Fazemos isso em primeiro lugar por que o amamos de todo o coração e por que Ele já assumiu toda a culpa pelos pecados que cometemos e cometeremos. A nossa maneira de demonstrar nossa gratidão a Ele é deixando que Ele continue abençoando o mundo através de nós. É assim que os povos do mundo inteiro verão que Ele é o único e verdadeiro Deus, e todos louvaremos o seu nome em conjunto!

- Que Deus nos use como instrumentos da sua bondade e que mais e mais pessoas venham louvar a Ele conosco. Amém.

  

HINO

Nº 108 - LCI – Bendito seja Deus

 

CONFISSÃO DE FÉ

Confessemos juntos a nossa fé no Trino Deus, através das palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

 

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 83 - LCI – Louvarei

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:

1. Aniversariantes

2._______________________________________________________

3._______________________________________________________

4._______________________________________________________

5._______________________________________________________

6._______________________________________________________

Senhor, obrigado por mais um encontro contigo. Obrigado pelos irmãos e pelas irmãs que aqui estiveram para compartilhar da tua palavra. Hoje tu nos mostraste como é importante nos mantermos firmes na tua verdade e nos entregarmos inteiramente como instrumentos teus, para sermos capazes de demonstrar ao mundo a tua bondade e a tua misericórdia. Como teus discípulos queremos testemunhar o que tu fizeste, o que tu fazes e ainda o que farás por nós. Por isso, queremos te pedir e agradecer por motivos bem concretos.....

Agradecer-te por: ______________

E também te pedir:______________

Senhor envia-nos fortalecidos, para assim sermos instrumentos de bênção e te glorificarmos. Tudo o que temos em nossos corações e mentes queremos juntar à oração que Jesus ensinou:

PAI NOSSO

Pai nosso ...

 

LITURGIA DE DESPEDIDA

 

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.

Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...

______________ _________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

 

BÊNÇÃO

Que Deus te abençoe e te guarde. Que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que Deus, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

ENVIO

Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria!

Demos graças a Deus!

 

CANTO FINAL

Nº 300 - LCI – Deus vos guarde


Autor(a): Pastor Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 6º Domingo da Páscoa
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 67
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66236

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br