Celebração


ID: 2651

Paróquia de Rolante celebra culto pelos 100 anos de fundação

Culto comemorativo ecumênico aconteceu na Comunidade Rolante Centro e contou com presença de ministros, ministras e autoridades.

02/06/2022

1
2
3
1 | 1
Ampliar

No dia 29 de maio, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rolante comemorou seus 100 anos de existência. As atividades iniciaram-se pela manhã com celebração de culto de Ação de Graças na Comunidade do Rolante, Centro. A celebração contou com a presença da comunidade reunida. No início da celebração, a Secretária da Paróquia, Franciele Schmidt, realizou uma breve explanação a respeito da história do Luteranismo no Rio Grande do Sul e da fundação e desenvolvimento da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rolante.

O culto foi conduzido pelos Pastores atuais da Paróquia, Jorge Rucks Hirt e Louvani Kuhn Hirt, a Pastora sinodal Tânia Cristina Weimer, Pastor Alex Lima Baumbach, Pastora Cristiane Petry, o Pastor José Euclides D’avila dos Santos da IELB e o Padre Neimar Kunkel Pies.

A Pastora Sinodal Tânia Weimer utilizou o texto de Mateus 20.16-20 e iniciou a sua pregação dirigindo-se aos presentes com a pergunta: “Quantas pessoas você convidou para vir ao culto?”. Em seguida, enfatizou a alegria de comemorar aniversário e lembrou que esta comemoração nos remete à gratidão e também ao desafio de aproveitar novas oportunidades como comunidade. A palavra é um desafio, o que acontece após a festa? Como vamos construir e preservar a comunidade, como vamos dar testemunho na comunidade e no município?

A Pastora Tânia destacou que é preciso lembrar da Ascensão, quando Jesus disse, “Portanto, vão a todos os povos ... e sereis minhas testemunhas”; lembrar ao mesmo tempo de Pentecostes, lembrar que recebemos o Espírito Santo para que ele nos anime e nos fortaleça na tarefa de sermos colaboradores da Missão de anunciar o Evangelho, testemunhando na família, entre amigos, vizinhança e colegas de trabalho, por exemplo.

O Pastor Alex Lima Baumbach lembrou com carinho na dedicação para com os membros das Comunidades da Paróquia, como também das distâncias a serem percorridas durante a semana. A Pastora Cristiane Petry salientou a importância dos impulsos que recebeu de sua família no convívio comunitário e dos pastores para tornar-se ministra na IECLB. O Pastor José Euclides D’avila dos Santos da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil), trouxe à comunidade lembranças pessoais do bom convívio e do trabalho conjunto com os Pastores da Paróquia, inclusive quando realizou substituições na OASE. O Padre Neimar Kunkel Pies salientou a importância da caminhada conjunta e da proximidade com o Pastor Jorge e a Pastora Louvani.

Os Pastores Jorge Rucks Hirt e Louvani Kuhn Hirt lembraram que são Pastor e Pastora da IECLB e estão de passagem. Agradeceram aqueles e aquelas que fazem parte desta história tão bonita, feita com acertos, mas, também com erros, e desejam continuar com a tarefa que Deus dá para cada um no batismo, de viver a Sua vontade.

Na ocasião da celebração do culto, esteve presente também o Vereador Valdir Oliveira, que dirigiu uma mensagem à comunidade, falando da importância da Comunidade Luterana no desenvolvimento da cidade, como também, seu histórico de boa vizinhança com todos os Pastores que ali passaram. Os Pastores que tiveram passagem pela Paróquia e que não puderam se fazer presentes, enviaram votos de gratidão pelo tempo de convívio. Após o culto, a comunidade reuniu-se no Lar Juvenil, onde ocorreu o almoço festivo. Todas estas falas foram feitas com muita emoção e gratidão a Deus pelo cuidado com cada um/uma que se empenhou para que o anúncio do Reino de Deus fosse feito com todo esmero e cuidado.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br