Celebração


ID: 2651

1 Reis 19.9-18 - 10° Domingo Após Pentecostes - 09/08/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

09/08/2020

09/08/2020 - 10° Domingo após Pentecostes
Pregação: 1 Reis 19.9-18; Leituras: Mt 14.22-33; Rm 10.5-15
Pa. Daiane Mariléia Baade Pasqualotti – Gaúcha do Norte - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Bom dia! Ou Boa Noite!
O que Moisés diz é isto: ' A mensagem de Deus está perto de você, nos seus lábios e no seu coração' - isto é, a mensagem de fé que anunciamos.
Essas palavras de Moisés nos acolhem no dia de hoje e nos enchem de ânimo, fé e esperança, afinal a mensagem de Deus está conosco em todos os momentos e lugares. Que nossos ouvidos estejam atentos para receber essa mensagem e praticá-la de todo o coração.
Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário – Título do Hino
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO

Em Joel 2. 32 está escrito: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. É nesta esperança que invocamos a presença do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CONFISSÃO DE PECADOS

Querido e amado Senhor, tu que és o nosso Deus poderoso, que nos liberta da morte e do poder do inimigo, somos-te gratos pelo amor a nós revelado em Jesus Cristo, nosso Salvador. Reconhecemos que teu ato na cruz é grandioso demais, e que não merecemos tua grande misericórdia e bondade. Tu queres nos mostrar o caminho da eternidade e nós nos ocupamos apenas com o nosso bem estar e os sonhos desta vida terrena. Pecamos e nos distanciamos de ti quando não permitimos que a tua graça brilhe sobre nós e nos oriente. Cada um de nós Senhor, tem muito que colocar diante de ti, tu conheces cada coração. Sabe tudo o que afeta o nosso relacionamento contigo. Queremos deixar tudo o que nos afasta de ti para trás. Por isso clamamos, tem Senhor misericórdia de nós e nos perdoa. Em nome do nosso Salvador Jesus que morreu na cruz pelos nossos pecados, nós pedimos perdão, Senhor, perdão.

ANÚNCIO DO PERDÃO

A palavra bíblica em Romanos 10.9 nos diz: Se você disser com a sua boca: 'Jesus é Senhor' e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Que possamos verdadeiramente crer nessas palavras e assim receber o perdão misericordioso de Deus pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE

Nossa mente, nosso coração, nossas palavras, nossos pensamentos e nossos sentimentos devem estar voltados para além daquilo e daqueles que estão à nossa volta. O mundo distante também geme e sofre por causa de suas dores. Estando distantes, muitas dessas dores, nós, com nossas próprias mãos, não podemos aliviar... mas Deus pode. A nós cabe clamar a Deus para que Ele mesmo olhe por estas dores e as alivie. Assim, como comunidade cristã, clamamos a Deus cantando:
... Pelas dores deste mundo, ó Senhor! Livro de Canto - 56

GLÓRIA IN EXCELSIS

Mesmo diante de um mundo que passa por muitas dores não deixa de ser um mundo onde momentos, ações e situações boas também acontecem. Acima de tudo Deus é um Deus de amor, de compaixão, de ajuda. Por mais que às vezes o sentimos distante, Deus não se esqueceu deste mundo e continua mandando seus bons sinais na terra e na nossa vida. É bem por isso que podemos e devemos, além de clamar, dar glórias a Deus. Façamos isso cantando:
... Glória Livro de Canto - 70

ORAÇÃO DO DIA

Bondoso Deus! Aqui estamos mais uma vez! Parte de tua grande família, parte de teu povo vem a esta Tua casa para se reunir contigo! Aqui estamos para experimentar de novo um momento especial de paz, de conforto, de ensinamento, de comunhão; momentos esses que o mundo lá fora não consegue nos oferecer! Sabemos que é melhor estar aqui do em qualquer outro lugar. Por isso, Deus, obrigado por teres nos trazido. Encha nosso coração com os teus ensinamentos, preencha nosso ser com teu Santo Espírito, nos ensine a andar nos teus caminhos! Que estes poucos minutos que a ti dedicamos possam ser um momento especial para nossa vida e também para Ti. É a nossa sincera oração, em nome do Teu Filho Amado. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Mateus 14.22-33
2ª Leitura Bíblica: Romanos 10.5-15

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO -

PREGAÇÃO

Que a graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos e todas. Amém.
Queridos irmãos e irmãs na fé em Cristo!
Vocês já se sentiram extremamente chateados com alguém porque esse alguém não atendeu as suas expectativas? Já se frustrou porque fez planos para a vida, família, igreja, comunidade, trabalho e esses planos não deram certo? Já chegou ao ponto de se questionar e perguntar a Deus porque as coisas não estavam dando certo? Já se sentiu como se tivesse fracassado ou sem saber como agir em certas situações, impotente?
Eu tenho quase certeza de que a maioria conhece esse tipo de sentimento de frustração/decepção/fracasso/impotência. Nós hoje vamos ouvir uma história bíblica que fala sobre isso...

Ler o texto de 1 Reis 19. 9-18

Ouvindo este texto bíblico percebemos que Elias, um profeta escolhido por Deus, em determinado momento de sua vida ele se frustrou e se decepcionou com o povo e com a missão que recebeu de Deus, Elias se sentiu fracassado e impotente.

1° Elias recebeu uma missão, de levar ao povo uma mensagem e fazer com que o povo viesse a crer em Deus e abandonar os deuses falsos. Porém, Elias não conseguiu cumprir sua missão e chega ao ponto de declarar: - Ó Senhor Deus eu sempre tenho servido a ti, mas o povo de Israel se rebelou contra ti, derrubando seus altares e matando seus profetas, só restou a mim e estão querendo me matar.

2° Após fazer essa confissão Elias espera que Deus aja com justiça e poder, mostrando àquele povo rebelde que Ele é Deus e irá destruir e acabar com todos os rebeldes. Nesse ponto Deus até mostra que tem poder sobre tudo e manda um vento forte que racha os morros e quebra as rochas, depois um terremoto e por fim o fogo, tudo isso para mostrar que sim ele poderia destruir todo aquele povo, contudo, Deus é Deus e ele age diferente daquilo que normalmente esperamos. Deus se mostrou a Elias através de uma voz calma e suave. Tanta foi a vergonha de Elias, ao esperar uma atitude diferente de Deus, que ele cobriu o rosto para se apresentar diante do Senhor.

Elias se frustrou e se decepcionou, ele imaginava que por ser um profeta de Deus todos iriam ouvi-lo e seguir as ordens que ele tinha. Porém, apesar de fazer tudo certo, conforme Deus havia ordenado, àquelas pessoas se rebelaram contra todos os profetas e inclusive contra Deus, adorando a outros deuses. Diante dessa situação Elias se sente impotente, fracassado, tudo que ele havia planejado e imaginado caiu por terra, nada deu certo. Só resta se voltar novamente a Deus e encontrar n'Ele a orientação e a luz para saber como prosseguir.

Se lermos todo o capítulo 19 vamos ver como Elias foi cuidado por Deus nesse momento de tamanha crise que o profeta passou. Por isso, convido você a chegar em casa e abrir sua Bíblia em 1 Reis 19 e ler todo o capítulo, você irá se surpreender.

Com essa história de Elias podemos aprender duas coisas:

1° Nós também já tivemos ou teremos momentos de grande frustração com as pessoas, em especial, aqui podemos citar a igreja, com os membros e irmãos na fé em Cristo. Nós iremos projetar algo para a igreja que provavelmente não irá acontecer, e ficaremos decepcionados, sem saber porque isso não aconteceu do jeito que nós imaginamos. Se isso ainda não aconteceu com você, eu sinto lhe informar, mas isso ainda vai acontecer, e sabe porquê?
Porque a igreja é feita de pessoas, e as pessoas são imperfeitas, portanto, a igreja é imperfeita e em determinado momento ela irá falhar com nossas expectativas. Nossa missão também terá momentos de total fracasso, momentos em que vamos nos colocar diante de Deus e questionar - Mas o que fiz de errado? Porque as coisas não deram certo? Porque essas pessoas agem assim sabendo que isso não é a vontade de Deus?

E Deus estará pronto para nos ouvir, acalmar e renovar nossas forças e nossa fé, nos mostrando, mais uma vez, como prosseguir apesar dos acontecidos. Esse é Deus se fazendo presente em nossas crises, falando de forma suave e serena e dizendo, vai por aqui meu filho querido, minha filha querida…

2° Além desse cuidado de Deus conosco nas crises, nós também podemos aprender com Elias que Deus tem todo o poder no céu e na terra, ele poderia destruir todos aqueles que não seguem seus ensinamentos, mas, Deus é Deus, ele mostra os caminhos, mas, se alguém se afastar de seus caminhos esse fica entregue as consequências de suas escolhas. Deus não quer o mal, mas ele nos dá o livre arbítrio, por isso podemos decidir se queremos seguir a Ele ou não, contudo, nós vamos arcar com as consequências que fazem parte das nossas escolhas.

Na prática isso significa que se optarmos em nos afastar de Deus e seguir nossos próprios caminhos Deus irá deixar que façamos isso e não irá interferir, mas teremos que assumir os riscos desse caminhar sem Deus, riscos esses que levam ao mal, a destruição, ao sofrimento, ao abandono, ao medo, a dor.
A maldade que há no mundo não vem de Deus, vem dos seres humanos que se afastaram de Deus. São pessoas que escolheram viver sem Deus. Já a bondade que há no mundo, essa sim, só é possível porque existe Deus. Sempre haverá dois caminhos, o certo e o errado, o da paz e o da guerra, o da união e o da divisão, o do amor e do ódio, do perdão e da vingança, o bem e o mal. O caminho que você quiser seguir é você quem decide, mas lembre-se, sempre haverão as consequências.

Queridos irmãos e irmãs na fé, Deus cuida da gente o tempo todo e muito mais quando estamos em crise, frustrados, decepcionados, nos sentindo fracassados e impotentes, Ele está sempre ali para nos fortalecer e animar. E sem Deus não somos nada, ficamos entregues à própria sorte. Elias aprendeu isso a milhares de anos atrás e com sua história nos ensina isso hoje.
Que Deus esteja sempre com todos vocês! Amém.

CONFISSÃO DE FÉ

O Credo Apostólico resume o que nós acreditamos. Ele, na verdade, fala onde está depositada a nossa fé. Por isso que se chama confissão de fé. É o que Deus nos ensina. Não são palavras vazias. É a resposta a todo mundo sobre o que eu creio. Por isso confessemos a nossa fé com estas palavras:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Obs: Deixar as pessoas falarem de suas necessidades, de seus agradecimentos, enfim, dos motivos que elas querem mencionar na oração de intercessão. É importante isso ser feito em voz alta para que as pessoas saibam do que e de quem se trata. Entende-se que o fato de mencionarem isto em culto já é oração diante de Deus e uma forma de informar os demais membros sobre a situação que experimenta aquela pessoa ou família. Após falarem, disponha de 30 segundos de silêncio na perspectiva de que nesse tempo as pessoas coloquem diante de Deus aquilo que não foi mencionado. Depois deste tempo, segue com a oração:....
Senhor nosso Deus! Em voz alta e em silêncio ouviste de cada um de nós aqui presentes aquilo que está em nosso coração. Não temos dúvidas de que ouviste a cada um, pois Tu estás em tudo e em todos. Além disso, sabes da nossa vida, do que temos em nossa mente, em nosso coração, antes mesmo de falarmos. É isso que esperamos de ti Deus: olhe por cada situação que foi lembrada, falada, pensada, olhe para cada um de nós em nossa vida, olhe nossas famílias, nossos líderes, nossa Igreja, nosso país. Olhe não com olhar de julgo, mas de amor, de carinho, de atenção, de ajuda. Senhor! Toda a nossa vida está em suas mãos, aliás, tudo está em suas mãos. Use-nos para que nesta vida sejamos instrumentos de paz e amor. Nos dê força e coragem e não nos deixe desviar o olhar de ti. Da mesma forma que nos trouxe até aqui nos leve de volta para nossa casa. É o que está em nosso coração. Por fim, oremos como teu filho nos ensinou...

PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

HINO

BÊNÇÃO

Trilha o teu caminho e não deixes a dúvida tomar conta de ti. Lembra-te: O Senhor te acompanhará quando procurares fazer o que for correto. Nos momentos de escuridão, ele será a tua luz. Sê confiante e perceberás tal verdade. Que assim Deus te abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Fiquemos na paz do Senhor. Amém.
 


Autor(a): Pastora Daiane Mariléia Baade Pasqualotti
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 10º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Reis I / Capitulo: 19 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 18
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 57538

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br