Celebração


ID: 2651

1 João 3.16-24 - 4º Domingo da Páscoa - 25/04/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

25/04/2021

25/04/2021 – 4º Domingo da Páscoa
Pregação: 1 João 3.16-24;
Leituras: Atos 4.5-12 * Salmo 23 * João 10.11-18
Missionária Silena Schultz – Tangará da Serra – MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/Boa noite, sejam todos bem-vindos e bem vindas a este culto, onde o próprio Deus os recebe aqui. Saúdo-vos com o versículo lema desta semana de João 10.14: Jesus Cristo diz: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim.


As pessoas que nos visitam, sintam-se acolhidas pela nossa comunidade_____________ (citar o nome da comunidade).

CANTO DE ENTRADA
Nº 332 - HPD – Deus está aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome e na companhia de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

CONFISSÃO DE PECADOS
Em 1 João 1.8-9 diz: Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. Convido a nos colocarmos diante de Deus e confessarmos as nossas falhas que foram cometidas em palavras, pensamentos e em ação.
Bondoso e amado Deus em humildade nos achegamos na tua presença, sabemos que somos fracos e necessitamos da tua misericórdia. Perdoa-nos pelas vezes que te rejeitamos e não te ouvimos. Perdoa-nos quando não vivemos a tua Palavra, não agimos como teus filhos e filhas. Não estendemos nossas mãos para ajudar as pessoas necessitadas, não levamos palavras de consolo e de paz. Perdão Senhor pelas nossas falhas que foram cometidas em palavras, pensamentos e em ação. Também pedimos perdão pelos pecados que não nos damos conta que cometemos. Nós clamamos teu perdão em nome de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador, amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Assim diz o Salmo 31.1: “Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga.” Deus é misericordioso e conhece o nosso coração. Por isso, àqueles e àquelas que confessaram seus pecados e deles se arrependeram verdadeiramente, anuncio o perdão dos pecados não em meu nome, mas em nome do Trino Deus que é Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Deus vem até nós e perdoa os nossos pecados. Com isso, ele nos anima e convida a olhar para os que estão a nossa volta e necessitam de seu perdão, seu cuidado e amor.
Nº - 56 LCI – Pelas dores deste mundo
Ou: Nº ____________________________________________________

 

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus ouve e clamor do seu povo e desce para ajudá-lo. Não estamos sozinhos neste mundo com nossas incertezas, com nossos sofrimentos. Deus cuida, Ele ama e se compadece. Por isso, rendamos louvores ao nosso Deus cantando Glória.

ORAÇÃO DO DIA
Senhor nosso Deus, rogamos que prepares nosso coração para ouvir a tua palavra. Nos dê sabedoria e discernimento para compreende-la. Em nome de Cristo Jesus, amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Atos 4.5-12

2ª Leitura Bíblica: Salmo 23

3ª Leitura Bíblica: João 10.11-18

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 - LCI – Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: 1 João 3.16-24

Amor, palavra que infelizmente perdeu o seu sentido real no nosso dia a dia. Quando pensamos em amor, logo nos vem a mente o sentimento de amar (se possível colocar no Datashow imagem de um casal se olhando apaixonados). Amar vai muito além de sentimentos. É o que João fala no versículo 16: “Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós.” Amor é verbo, logo, remete a ação. Não posso dizer que amo e ser indiferente ao outro. Amar é sobre tudo uma decisão, eu decido amar ou não.
Eu sei que Deus me ama por tudo o que Ele fez por mim, se olhar ao meu redor posso ver o amor e cuidado de Deus. Ele manda chuva e sol nos seus devidos tempos. Dá todo o necessário para eu viver. Por amor envia Jesus Cristo para pagar por todos os meus pecados e me dá salvação e vida eterna. Isso tudo não são simples palavras, mas sim, é ação.
Se Deus amasse apenas de palavras, Ele ficaria lá no céu, dizendo que se importa muito conosco, lamenta pela nossa condenação e está sofrendo muito por termos caído em pecado, mas não faria nada. Louvado seja Deus que não é isso que acontece.
Deus vem até nós, vive conosco nos momentos bons e difíceis. Entregou-se numa morte horrível de cruz por pessoas pecadoras, ingratas, egoístas, fracas, ... tudo isso porque Ele nos ama e quer que estejamos perto dele.
João explica que não podemos amar apenas de palavras, na verdade não existe amar apenas de palavras. O amor verdadeiro nos impulsiona a fazer o bem ao próximo. Ele diz se alguém tem condições e vê seu irmão passando necessidade e não o ajuda, como pode dizer que ama a Deus?
Em 1 João 4.8 é dito que Deus é amor. Deus não possui amor, Ele é o próprio amor. E se somos filhos de Deus, precisamos rogar a Deus que nos ajude a amar de verdade. Em Gálatas 5.22-23 fala do fruto do Espírito Santo, aquilo que o Espírito Santo produz em nós, é a primeira característica é o amor. Só conseguimos amar de acordo com a vontade de Deus quando estamos unidos com Ele, quando buscamos sua presença constantemente.


Não é difícil entender porque o amor esfriou nesse mundo. Muitas e muitas vezes caminhamos longe de Deus, tiramos Deus de nossa família, trabalho, lazer, ... e assim, aparece o amor egoísta, interesseiro e apenas de palavras.
Necessitamos com urgência buscar a intimidade com nosso Senhor, permitir que Ele trabalhe em nossa vida e nos ajude a sermos cada vez mais parecidos com Ele. Necessitamos permitir que o amor verdadeiro reacenda em nós. Quero contar uma pequena história:
Numa noite fria, uma senhora estava voltando para casa e viu uma “criança de rua” encolhida se protegendo do frio. A senhora ficou indignada com Deus por permitir tal coisa.
- Como pode Deus ser chamado de Deus do amor, sendo que não se importa com uma criança abandonada.
Se lamentado ela foi dormir e sonhou. No sonho Deus disse a ela:
- Eu me importo muito com aquela criança, importo tanto, que fiz você passar perto dela para ajudá-la.
Quantas e quantas vezes agimos como essa senhora, questionamos que as coisas estão ruins, pessoas passam necessidade, mas não nos movemos em ajudar.
Quando fazemos isso, estamos “amando” apenas de palavras e esse amor não ajuda ninguém.
Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, permita amar em espírito e em verdade. Permita ser pés e mãos de Jesus nesse mundo. Deixe Deus te usar e não espere nada em troca, simplesmente se dispõe a amar de verdade. Lembre-se disto: amar é uma decisão? E essa decisão, só você pode tomar.
Que o amor de Deus esteja conosco em todos os momentos e nos use segundo a sua vontade. Amém.

 

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a palavra do Senhor, queremos juntos confessar a nossa fé com as palavras do Credo apostólico: Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 84 - LCI – Te agradeço


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Bondoso Deus, te agradecemos pela tua Palavra que nos orienta e mostra o caminho certo que devemos seguir. Como teus filhos e filhas rogamos que tu estejas sempre conosco, se por ventura nos distanciarmos do caminho, tenha piedade e nos traz de volta. Rogamos também pelas pessoas que estão enfermas, sem trabalho, enfrentando o luto, sem orientação, ... que tu sejas o refúgio e segurança de cada uma delas. Nos dê também um coração interessado em querer ajuda-las. Pedimos pelos nossos governantes que eles sintam a sua responsabilidade com a população e possam de fato trabalhar de acordo com os seus cargos. Entregamos essa semana em tuas mãos pedindo que nos orientes e nos ajude a ser sal e luz. E tudo mais que queremos pedir e agradecer, incluímos na oração que Jesus nos ensinou dizendo: Pai nosso que estás no céu ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ENVIO
Vamos em paz e sirvamos ao nosso Deus com alegria!

CANTO FINAL
Nº 287 - LCI – Cuida bem Senhor


Autor(a): Missionária Silena Schultz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 4º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João I / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 16 / Versículo Final: 24
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 61209

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
REDE DE RECURSOS
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br