Capela Luterana


ID: 2547

O Senhor vos faça crescer, e aumentar no amor uns para com os outros...

31/01/2014

O Senhor vos faça crescer, e aumentar no amor uns para com os outros...
 ( 1 Tessalonicenses 3.12)
Estimados Leitores e Leitoras! Esta palavra o apóstolo Paulo dirige a comunidade dos Tessalonicenses. Quem não deseja crescer e aumentar no amor? Não é maravilhoso e confortante sentir-se amado! Como afinal crescer e aumentar no amor?
Crescemos e aumentamos no amor quando acolhemos o presente que Deus nos dá: Seu Filho, Jesus Cristo. O amor de Deus revelado em Cristo Jesus não vive da barganha e retribuição. Jesus estendeu a mão às pessoas que o procuravam por compaixão e não por interesse. Por isso Jesus na cruz não diz: “- Pai, ajudei tanto as pessoas, porque agora elas pedem a minha crucificação!”, porém diz: “Pai, perdoa essa gente. Eles não sabem o que estão fazendo!” (Lucas 23.34)
O amor a que estamos acostumados no dia a dia é o do retorno. Por isso ouve-se muito: “- Fiz isso por fulano de tal, mas ele nunca fez algo por mim”. O amor que vive esperando retribuição sempre acaba em frustração. É um amor com os dias contados. É um amor que leva a conflitos e cobranças.
O amor que Deus revela em Cristo Jesus vive da compaixão e da misericórdia. É amor que continua fiel mesmo em meio aos sofrimentos, dores e desilusões. É amor que reconhece erros e procura superar culpas e preconceitos.
Este amor é que o apóstolo Paulo deseja que guie e ilumine a comunidade de Tessalônica em meio aos seus conflitos de fé. Este amor também desejo que possa guiar e orientar nossas vidas em família, em comunidade e em sociedade. Pois este amor nos irmana num diálogo e comunhão que não visa de forma simplista por culpados, mas pela construção de caminhos que resgatam e dignificam a vida caída.
Há em nosso meio e a nossa volta muitos “caídos”. Caídos pelas drogas, pelos preconceitos, pelos vícios, pelos conflitos, pelo egoísmo, pela arrogância... Que possamos nos colocar ao lado delas com o amor que Deus revela em Jesus Cristo, pois este amor cura e liberta da culpa e dá força para recomeçar.
Obrigado Senhor pelo teu amor revelado por intermédio de Cristo Jesus. É ele que faz crescer e aumentar o amor uns para com os outros. Amém.
Pr. Ernani


Autor(a): Pr. Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP) / Organismo: Capela Luterana
Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses I / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 26681
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br