Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Feliz aniversário, querida igreja!

Caderno de Celebrações 2019 - Sínodo da Amazônia

09/06/2019

PENTECOSTES

CACOAL, 09 DE JUNHO DE 2019

PRELUDIO:

LITURGIA DE ENTRADA

ACOLHIDA: Jesus Cristo diz: quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. Atos 1.8 --- É Pentecostes! Alegres jubilamos pela dádiva divina do Espírito Santo que vem até nós. Este Espírito Santo é força que congrega, reúne, transforma e santifica a Igreja. É pela força do Espírito Santo que a IECLB desempenha a missão de Deus em solo brasileiro. Pela motivação deste mesmo Espírito, também hoje queremos lançar mais uma edição da campanha anual para a missão Vai e Vem. Com essas motivações, nos reunimos, em culto, diante daquele que é a nossa fonte de energia, vida e alegria. Pergunto se há visitantes.
• Acolher os visitantes;
• Apresentações;
• Transferências;
♪ LCI 06 – AQUI VOCÊ TEM LUGAR
SAUDAÇÃO TRINITÁRIA: Nos reunimos nesta noite em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo! Amém.

ORAÇÃO: Ó Espírito Santo! És força e sabedoria criativa, consolo e unguento de cura. És brisa suave, vento impetuoso, asas que sombreiam. Ages livremente! No princípio, pairavas sobres as águas. Agiste na criação do mundo, dos seres viventes! No Mar Vermelho, agitaste as águas, juntaste ondas, formaste muros de proteção! Salvaste o povo em fuga da escravidão. Num vale de ossos secos, corpos desfalecidos, fizeste reviver. No deserto, foste companhia contra as tentações do poder do inimigo sobre o Filho de Deus. Desceste sobre Jesus, nas águas do batismo, no rio Jordão. Em amizade com o Filho encarnado, na peregrinação pela terra, curaste e perdoaste pessoas, deste alívio aos sofrimentos de quem padecia. Na companhia do Filho, saíste ao encontro de um povo novo, numa nova realidade. Como som de vento impetuoso, tomaste conta de um grupo reunido que, em esperança, recordava tudo o que o Filho fizera, em sua peregrinação pela terra. Tu, continuas chegando e enchendo de sentido a vida de quem o Filho tocou. Porque tu vens e de derramas sobre nós, porque nos consolas e nos empoderas, porque nos envias ao mundo e nos guias, ousamos sonhar com uma igreja atrativa, acolhedora, uma igreja missionária. Vem, ES, e age em nós, e, se for da tua vontade, transforma o nosso sonho em realidade, sustenta-nos no discipulado, na tarefa de testemunhar o teu Reino de amor, graça, perdão, compaixão. Amém.

♪ GLÓRIA IN EXCELSIS
ORAÇÃO DO DIA: Deus de bondade! Tua Palavra é luz nos caminhos difíceis, confusos. Por isso, como até aqui fizeste, fala-nos também hoje por tua Palavra e orienta os passos futuros da Igreja, também da IECLB, principalmente de nossa Comunidade na tua Missão. Por Jesus Cristo, que contigo e o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
♪ LCI 466 – VENTO QUE ANIMA
LEITURA BÍBLICA: Romanos 8.14-17
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – ALELUIA: João 14.8-17
♪ LCI 462 – VEM, ESPÍRITO DIVINO


PRÉDICA: Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo venha sobre nós e esteja conosco hoje e sempre! Amém.
É dia de festa! Sim, aniversário de alguém! Os preparativos provavelmente iniciaram bem antes! Elaborar os convites, chamar a turma, pensar num cardápio, ir às compras, preparar o ambiente... Que canseira... Mas, quando a festa começa, constata-se que todo o investimento de tempo e dinheiro valeu a pena! Como é bom poder celebrar juntos o aniversário de uma pessoa. Poder olhar para trás e constatar como houveram alegrias no ano que passou. Também é verdade que houveram desafios e dificuldades. O mais bonito é observar que os obstáculos da vida são superados dia após dia.

Bem, neste domingo, dia 09/06, celebramos e comemoramos também um aniversário. Trata-se do aniversário da igreja cristã. Estamos no domingo de Pentecostes! É importante frisar que não se trata apenas do aniversário da nossa comunidade, da nossa paróquia, ou ainda apenas da IECLB. Mas sim o aniversário de toda a igreja cristã, em todo o mundo. Exatamente após 50 dias da Páscoa o ES vem, como fora prometido por Jesus, para iluminar e conduzir o caminho da igreja primitiva. Os discípulos de Jesus haviam sidos instruídos por ele. Mas, após 40 dias da Páscoa Jesus subiu novamente aos céus, nós luteranos lembramos desta data como ascensão. Como ficariam esses discípulos sem a presença física do seu mestre para conduzir o seu rebanho? Eis que Deus envia um outro consolador e vivificador, aquele que age como um vento impetuoso que motiva, impulsiona, a sermos igreja de Jesus no mundo.

A festa de Pentecostes não é privilégio nosso, cristãos. Ela já era conhecida dos judeus lá no AT. Era a festa “das semanas” ou ainda a antiga festa da colheita para agradecer a Deus pelos frutos da terra. Ela ocorria no fim do período da colheita de cereais que durava em torno de 7 semanas. Ou seja, 50 dias, após o início da colheita. Por isso, ela também foi chamada de Pentecostes, que significa quinquagésimo.

Com a vinda do ES a festa de Pentecostes ganhou um novo sentido. Na Igreja Cristã, celebra-se o cumprimento da promessa de Jesus ressurreto. O ES veio animou e motivou os discípulos/as e criou-se assim a primeira comunidade cristã lá em Jerusalém conforme relato de Atos 2. A bem da verdade a cada novo domingo podemos celebrar um pequeno pentecostes. Tanto é assim que após este domingo virão mais 24 domingos que nos conduzirão até o domingo de Cristo Rei (ou da Eternidade) quando encerra o ano litúrgico. É Pentecostes a festa que anima a igreja a ser igreja.
No texto que motiva a reflexão de hoje, Rm 8.14-17, Paulo escreve aos romanos afirmando que somos guiados pelo Espírito de Deus, e portanto, somos filhos dele. Eu, particularmente, gosto muito da carta aos Romanos. Nossa confessionalidade luterana foi construída em cima dela. Lutero se ocupou muito com Romanos. Uma das intencionalidades desta carta é promover maior unidade entre os cristãos que eram gentios e os que vinham da linha judaica. No texto Paulo nos diz que não recebemos espírito de escravidão, mas sim de adoção. Isto significa que quem crê em Jesus já não é mais escravo do pecado, mas se tornando filhos/as de Deus somos desafiados a fazer as melhores escolhas para a nossa vida. Ser filho, ainda que adotivo de Deus, significa que temos compromisso com ele: seguimos ele e no seu caminho há sofrimento. Para que também com ele sejamos glorificados. Celebrar pentecostes é se conscientizar que como filhos/as de Deus recebemos do próprio Deus o Espírito Santo que nos motiva a Missão da Igreja. Desta forma, gostaria de convidá-los a refletir sobre 2 pontos:

1) Celebrar o aniversário da igreja, é necessário?
Celebrar a festa de Pentecostes é se alegrar com a história da igreja cristã. Quando olhamos para trás e observamos a trajetória da igreja ficamos admirados. De apenas 11 discípulos a Boa Nova foi se espalhando por todos os lugares possíveis. De pequenas reuniões de poucas pessoas escondidas, de portas trancadas, em poucas cidades, passamos para um ser igreja em grandiosos, e muitas vezes, luxuosos templos repleto de ornamentos. De poucas pessoas que estavam com as portas trancadas, passamos para igrejas cheias – algumas chamadas de megatemplos – repleta de milhares de pessoas para ouvir a palavra de Deus. A história não mente. A igreja cristã sempre enfrentou dificuldades, resistência, desafios, questionamentos, ensinos incorretos chamados de heresias, que fizeram muitas pessoas perder o foco, do que é central na mensagem de fé. Com o passar do tempo e o modernizar da sociedade, a igreja virou instituição com regulamentos, com orçamentos e metas a serem atingidas. Aos poucos o discurso de administração de empresas se infiltrou no ser igreja. E foi necessário adaptar-se aos novos tempos. Mas, o objetivo, deveria continuar sendo exatamente o mesmo daqueles primeiros 11 discípulos que caminharam ao lado do Mestre. Por isso, penso e coloco a reflexão para todos nós: ainda é necessário e importante celebrar esta data? E por que? Que diferença ela tem feito na vida da igreja? Ou, em minha vida? Pentecostes renova e fortalece a minha confiança? Ou é apenas mais uma data litúrgica que somente o pastor acha especial? Isso me faz lembrar dos meus aniversários. Sempre digo que celebrar aniversário me deixa em crise: afinal é mais 1 ano ou menos 1 ano? Tenho aprendido a contar mais 1 ano. É um novo ano que Deus me presenteia e que está pela frente. É a chance/oportunidade de refazer o que deu certo. De não fazer o que não deu certo. De viver e ser feliz. De cuidar e ser cuidado. De perdoar e ser perdoado. Assim também o deveria ser para a igreja: é um novo ano. Mais um ano Deus esteve conosco e promete estar adiante também E eis que estou convosco todos os dias...
Outra coisa: aniversário não se celebra sozinho. Estamos ao lado de familiares, amigos, colegas de trabalho. Pessoas que amamos e queremos bem e que cuidam de nós. Aniversário da igreja é da mesma forma! A igreja não existe sozinha. Ninguém é igreja sozinho. Somos igreja quando nos reunimos, quando nos unimos, quando nos fortalecemos, quando nos preocupamos, quando nos cuidamos, quando nos amamos e nos perdoamos. Quando olhamos para a cruz e vemos o amor e o cuidado de Deus por nós e queremos ANUNCIAR este amor também para outras pessoas.
Sim, celebrar Pentecostes ainda é extremamente necessário! Deixar passar um aniversário em branco seria muita ingratidão com a vida. E a vida é bênção/presente do bom Deus!

2) Como a festa de Pentecostes se reflete em minha vida?

E o que acontece após uma festa de aniversário? Os convidados aos poucos vão saindo da festa, retornam às suas casas e rotina normal. Levam consigo por vezes alguma pequena lembrança da festa. Ficam as fotografias que irão para as mídias. Antigamente iam para os álbuns de família. No dia seguinte tudo segue normal. Para a igreja a vida também segue. Só não podemos nos esquecer, em hipótese alguma, que nós somos a igreja. E a gente precisa se alegrar com a nossa história sim, mas ao mesmo tempo se conscientizar que vivemos tempos difíceis. Que é difícil viver os ensinos do Senhor na atualidade. Que a vida pós-moderna muitas vezes nos carrega para longe da vida comunitária. Precisamos de Pentecostes para nos lembrar que recebemos o ES para que ele nos anime e nos fortaleça na tarefa de sermos colaboradores da Missão de anunciar o Evangelho mundo afora.
Queridos irmãos/ãs! Que tenhamos alegria e gratidão em celebrar o aniversário da igreja. Mas que também tenhamos consciência dos desafios que temos em nossa cidade e comunidade. Que o mesmo ES que soprou sobre os discípulos há tanto tempo atrás tbm sopre sobre nós e nos dê o mesmo ímpeto de sermos suas testemunhas tanto em Jurasalém, Judeia e até Samaria.
O Senhor conta contigo e comigo no anúncio da Boa Nova! É tempo de ser igreja, caminhar juntos, participar! Amém.

CONFISSÃO DE FÉ: Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, O qual foi concebido pelo Espírito Santo, Nasceu da virgem Maria, Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, Foi crucificado, morto e sepultado, Desceu ao mundo dos mortos, Ressuscitou no terceiro dia, Subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, De onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, Na Santa Igreja Cristã, a comunhão dos santos, Na remissão dos pecados, Na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

LITURGIA DA SAÍDA
AVISOS COMUNITÁRIOS
LANÇAMENTO DA CAMPANHA VAI E VEM
♪ OFERTAS: LCI 170 – MEU IRMÃO TU PRECISAS

ORAÇÃO GERAL DA IGREJA: A igreja: seus ministros/as; as comunidades; as programações
• O mundo e suas autoridades;
• Enfermos;
• Enlutados;
• Aniversariantes;
• Diversos;

PAI NOSSO: Pai Nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra Como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder, e a glória, para sempre. Amém.

BÊNÇÃO
ENVIO
♪ LCI 623 – GRANDIOSO ÉS TU
 


Autor(a): P. Renan Schlemper
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 52116

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br