Você crê na vida eterna?

18/05/2021

Você crê na vida eterna? Na primeira carta Jo. 5.11-13 lemos: “Deus nos deu a vida eterna, e essa vida é nossa por meio do seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Eu escrevo essas coisas a vocês que creem no Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.” Deus nos deu a vida eterna e essa vida é nossa por meio do seu Filho. Podemos crer nisso de todo o coração! Portanto, já temos a VIDA ETERNA. A vida eterna não é uma terra de sonhos com luxo inimaginável em algum momento após a morte, ela é nada mais do que estar nas mãos de Deus. É UM PRESENTE DE DEUS.

O presente que Deus nos dá é de valor estável e de validade indestrutível. E isso é o extraordinário do dom de Deus: Ele dá, ele nos dá a vida eterna. O presente que Deus nos dá não pode ser comprado. Nem pode ser trocado por outra coisa que nos parece melhor. Porque é de Deus, devemos recebê-lo com gratidão e obediência. O que Deus nos concede é a vida eterna. a saber: a vida com ele, o Deus eterno, a vida não fora e não longe dele, mas uma vida com ele, unidos com ELE e abraçada pelo seu amor incessante. Estar próximo de forma amorosa.

Assim como a vida eterna é um presente. Também a fé é um PRESENTE de Deus. A fé em Deus, a confiança nele, só o próprio Deus pode despertar em mim e em você. Tudo o que posso fazer é me abrir para isso. Buscando-a na sua Palavra. Fé significa confiar que tanto na vida como na morte nada pode nos separar do amor que Deus nos dá em Cristo Jesus. Não somos nós, humanos, que estabelecemos a confiança em Deus, nem em nós próprios nem nos outros. Isso continua a ser assunto de Deus. Ele apenas nos envia como seus mensageiros do amor, para isso nos concede dons.

Fé significa moldar a vida com a confiança de que posso sempre contar com a ajuda de Deus. Quem crê não vive numa zona confortável (especial) mas no meio de um mundo em que todos os outros também levam suas vidas.

A vida cristã é, portanto, sempre um movimento em que se é transportado pela certeza da ajuda de Deus. De que somos aceitos e amados por Deus. O crente vive da certeza da fidelidade de Deus. Todo aquele que crê em Cristo, sabe, que por meio dele foi libertado do medo da culpa, aceito por Deus como seu filho amado e sua filha amada e que agora está livre para uma vida responsável no sentido de tentar ajudar aos outros a alcançar essa liberdade.

Pela fé temos por meio de Cristo a vida eterna. Mas isso não é motivo para uma vida egoísta, alheia a tudo que acontece. Ao contrário! É justamente por nos tornar santos e santas que Deus espera nosso comprometimento com a vida de todas as pessoas e da sua boa criação. A única forma de agradar a Deus é amando e fazendo o bem ao próximo. Fazendo a diferença na vida das outras pessoas. Uma vida que se sabe eterna é uma vida comprometida com a própria vida, com o sentido que ela tem, aqui e agora.

Aquele que sabe que tem a vida eterna não se deixa desanimar pelas dificuldades da vida. Mas pode olhá-las com serenidade e definir formas de luta para erradicá-las. Nisto consiste a vida eterna: estar disposto a lutar por um mundo onde cada ser humano possa realizar-se como tal. Onde seus interesses não estejam limitados pelo ter ou pelo aparecer. Comunidade que crê na vida eterna não alimenta o ego das pessoas através de construções, festas e assistências.

A Comunidade dos que têm a vida eterna valoriza o ser humano como criatura de Deus, criativa, livre e alegre e seu testemunho se expressa justamente em saber que tem a vida eterna, ou seja, na luta ao lado dos que querem transformar as estruturas da vida, para que todos tenham vida plena. Amém

 


Autor(a): Pastor Donírsio Carlos Becker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62509
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br