Um Garçon de Coragem

25/05/2021

O filho de Hacalias nasceu por volta de 480 AC. O local de seu nascimento foi Susã na Pérsia. O rapaz trabalha como Copeiro do Rei da Pérsia. Israelita nascido fora de seu país, pois sua nação estava sofrendo tempos de exílio. Seu Nome NEEMIAS- cujo significado é Javé consola, conforta.

A rotina do seu dia seguia sem novidades até que em dezembro de 445 AC. ele recebe notícias de Jerusalém. Seu irmão Hanani traz notícias desoladoras: em duas frases resumidas assim: “Os que não foram exilados... estão em grande miséria e humilhação; os muros de Jerusalém estão derrubados, e as suas portas queimadas pelo fogo (Ne 1.3).

A Reação do jovem copeiro do rei da Pérsia, diante de tamanha dor foi:

“Sentou, chorou, ficou de luto vários dias, jejuou e orou a Deus” (Ne 1.4).

Por longos 4 meses a Atitude de Neemias foi a mesma: demostrava um semblante muito triste e uma grande perseverança na oração.

Até que, então, surge a oportunidade e, ele pode expor sua dor ao seu patrão. Contar que sua nação estava totalmente devastada e seus descendentes em grande miséria. Ali ele expressou seu desejo de ir a Jerusalém para trabalhar num projeto de reedificação. Pedido este que lhe foi concedido.

Devastação e tristeza, luto e miséria tem sido assuntos recorrentes em nosso dia- a- dia.

Neemias nos apresenta atitudes sábias para nortear nossa reação diante da dor e sofrimento:

  1. Parar para ouvir: Neemias se interessou sinceramente, pela sua situação da sua descendência que ficara em Jerusalém. Perguntou pela situação e ouviu com o coração.
     
  2. Chorar com os que choram: numa demonstração de compaixão e amor Neemias lamenta e chora diante dos relatos de sofrimentos; a Palavra de Deus nos ensina a chorar com os que choram,
     
  3. Orar sem cessar- ele levou a Deus sua dor, e em oração pode reconstruir suas emoções e construir planos estratégicos de ação e mudança
     
  4. Buscar construir planos concretos para ações que visem mudança!
     

Amados no Senhor, no atual momento, creio ser sábio, que, também, nós: paremos para ouvir, chorar e orar uns pelos outros e construindo novos planos de vida!


Pa. Rosane Hartwig.
Joaçaba/ SC
 


Autor(a): Pastora Rosane Hartwig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62723
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br