Trombonistas

Trombonistas - Santa Maria de Jetibá - ES
Trombonistas - Santa Maria de Jetibá - ES
Trombonistas - Santa Maria de Jetibá - ES
Trombonistas - Santa Maria de Jetibá - ES
Trombonistas - Santa Maria de Jetibá - ES
1 | 1
Ampliar

Os trombonistas fazem parte da história da Paróquia de Santa Maria de Jetibá desde os seus primórdios. O primeiro Pastor da Paróquia, Friedrich Heinrich Wrede, que iniciou as suas atividades em Santa Maria no ano de l904, foi um trombonista exemplar. Em suas longas viagens de atendimento pastoral a Comunidades distantes, levava consigo um companheiro inseparável: o trompete. Quando a viagem se tornava cansativa, apeava do seu animal de montaria e executava alguns hinos em plena mata virgem. A filha de Wrede escreve a respeito da dedicação de seu pai à música: “O canto e a música tiveram uma atenção especial da parte de meu pai. Ele mesmo acompanhava o cântico comunitário com o harmônio. Também foi ele o primeiro a fundar um coro de trombones em Santa Maria”. No dia 27 de outubro de 1914, o Pastor Wrede esteve em Laranja da Terra participando do culto de instalação do primeiro Pastor daquela Paróquia. Para dar brilho a este acontecimento histórico, levou consigo um grupo de trombonistas de Santa Maria de Jetibá.

O trabalho dos trombonistas recebeu impulsos fortes também na época em que o Pastor Hermann Roelke atuou em Santa Maria de Jetibá (l924 a l962). O grupo estava parado. Foi preciso motivá-lo. Roelke encomendou novos instrumentos da Alemanha e reorganizou o grupo. Desta época podem ser lembrados os nomes dos seguintes trombonistas: Hermann Roelke, Franz Dettmann, Alfons Kretschmar, Augusto Scheunemann, Heinrich Jacob, Gustav Krause e Eduard Marquardt.

Hermann Miertschink tornou-se um nome inesquecível na história dos trombonistas de Santa Maria de Jetibá. Liderou e regeu o grupo até o ano de l965, quando veio a falecer. A partir desta época seu filho Henrique Miertschink tornou-se o coordenador dos trombonistas.

Na Paróquia de Santa Maria de Jetibá estão em atividade dois grupos de trombonistas: Santa Maria e Recreio. Muitos novos tocadores e novas tocadoras estão sendo integrados nestes grupos, graças ao trabalho incansável e persistente do Sr. Izidoro Boldt. Os grupos participam dos cultos, acompanhando o cântico comunitário. Também se apresentam em ocasiões especiais nas comunidades e na cidade. Além disso participam de eventos em âmbito de União Paróquial, Sínodo e IECLB.

O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br